MULHER-CASA-CIDADE: A(fia)ções performáticas de uma artista fronteiriça-jurunense-afro e indígena religiosa- ‐feminista em escrituras com escritoras brasileiras em um olhar periférico a partir da Amazônia paraense

Carregando...
Imagem de Miniatura

Tipo

Data

2022-08-29

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

item.page.theme

Editora(s)

Universidade Federal do Pará

Tipo de acesso

Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilaccess-logo

Contido em

Citação

BARROS, Ana Carolina Magno de. MULHER-CASA-CIDADE: a(fia)ções performáticas de uma artista fronteiriça-jurunense-afro e indígena religiosa-feminista em escrituras com escritoras brasileiras em um olhar periférico a partir da Amazônia paraense. Orientadora: Larissa Latif Plácido Saré. 2022. 145 f. Tese (Doutorado em Artes) - Instituto de Ciências da Arte, Universidade Federal do Pará, Belém, 2022. Disponível em: https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/16998. Acesso em:.

DOI

Este memorial pretende compreender o caminho (a)fiado no projeto de doutorado “MULHER-CASA-CIDADE: a(fia)ções performáticas de uma artista fronteiriça-jurunense-afro e indígena religiosa-feminista em escrituras com escritoras em um olhar periférico a partir da Amazônia paraense”, no qual propus três a(fia)ções performáticas, isto é, ações performáticas (TAYLOR: 2013) alinhavada pelas categorias de pensamento mulher-casa-cidade interseccionalizadas (AKOTIRENE: 2018) por uma artista que compreende literatura feminina nacional a partir de uma experiência periférica em deslocamento e criação entre mundos, centros e periferias e fia suas próprias teias. A imagem que agencia a poética é a da aranha, um devir que transita por imagens arquetípicas ocidentais, mas que tem como referências primeiras a africana Ananse (DEUS: 2019) e ameríndias como Kokyang Wuhti (MULLET: 1979) e Buhpu (KEHÍRI; PÃRÕKUMU: 1995) presentes nas três ações-séries-obras.

Agência de Fomento

CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior

browse.metadata.ispartofseries

item.page.isbn

Fonte

1 CD-ROM

item.page.dc.location.country

Citação

BARROS, Ana Carolina Magno de. MULHER-CASA-CIDADE: a(fia)ções performáticas de uma artista fronteiriça-jurunense-afro e indígena religiosa-feminista em escrituras com escritoras brasileiras em um olhar periférico a partir da Amazônia paraense. Orientadora: Larissa Latif Plácido Saré. 2022. 145 f. Tese (Doutorado em Artes) - Instituto de Ciências da Arte, Universidade Federal do Pará, Belém, 2022. Disponível em: https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/16998. Acesso em:.