Educação financeira na sala de aula: desenvolvendo o letramento financeiro.

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2024-07-22

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SILVA, Alaide Lendro da. Educação financeira na sala de aula: desenvolvendo o letramento financeiro. Orientador:. Talita Carvalho Silva de Almeida 2024, 97 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Docência em Educação em Ciências e Matemáticas) - Programa de Pós-Graduação em Docência em Educação em Ciências e Matemáticas, Instituto de Educação Matemática e Científica, Universidade Federal do Pará, Belém, 2024. Disponível em: https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/17012. Acesso em:.

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A presente dissertação tem como principal objetivo discutir a importância de desenvolver o letramento financeiro na sala de aula, explicitamente em uma turma de 5º ano, a qual desempenha um papel crucial no desenvolvimento dos alunos, capacitando-os com habilidades e conhecimentos essenciais para lidar com questões financeiras ao longo da vida através de atividades que envolvam situações financeiras, instigando no estudante a curiosidade em aprender. Tal letramento oferece suporte em arranjos organizadores socioculturais, como despesas e economias cotidianas, que auxiliam a lidar de forma mais consciente e dinâmica, amadurecendo a compreensão de processos econômicos, matemáticos e sociais em que estamos rotineiramente inseridos. Para tanto, se faz necessário incluir a educação financeira na escola, no ensino básico, por meio de estudos, discussões, pesquisas e planos de ação que movimentem esse conhecimento e o disponibilizem aos alunos de forma clara e objetiva, com a finalidade de contribuir com uma sociedade mais equilibrada economicamente e preparada para o consumo consciente, conhecendo a importância de abordagens financeiras na sala de aula. A proposta para esta pesquisa, portanto, está fundamentada na Base Nacional Comum Curricular (2017), D’ Aquino e Tereza Maldonato (2012), Elcy, Mogan Housel (2022), Flávio Lemos (2020), Robert T. Kiyosaki (2017), OCDE- Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (1961), Nathalia Arcuri (2018), Walter Andal (2016), George S. Clason (2023), Nath Finanças (2021) e Jesse Mecham (2020). Dessa forma, a pesquisa bibliográfica realizada discute meios para obter conhecimentos financeiros possíveis ao lidar com aprendizagens financeiras através de atividades em que sejam desenvolvidos saberes úteis tornando o letramento financeiro possível em uma turma do 5º ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental Sebastião Agripino da Silva como proposta a ser aplicada. A pesquisa resultou em um Produto Educacional chamado “Descobrindo o Mundo Financeiro: atividade para um consumo consciente”, que contém atividades voltadas para o desenvolvimento do letramento financeiro.

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SILVA, Alaide Lendro da. Educação financeira na sala de aula: desenvolvendo o letramento financeiro. Orientador:. Talita Carvalho Silva de Almeida 2024, 97 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Docência em Educação em Ciências e Matemáticas) - Programa de Pós-Graduação em Docência em Educação em Ciências e Matemáticas, Instituto de Educação Matemática e Científica, Universidade Federal do Pará, Belém, 2024. Disponível em: https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/17012. Acesso em:.