Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/17012
Tipo: | Dissertação |
Data do documento: | 22-Jul-2024 |
Autor(es): | SILVA, Alaíde Leandro da |
Afiliação do(s) Autor(es): | Universidade Federal do Pará |
Primeiro(a) Orientador(a): | ALMEIDA, Talita Carvalho Silva de |
Título: | Educação financeira na sala de aula: desenvolvendo o letramento financeiro. |
Citar como: | SILVA, Alaide Lendro da. Educação financeira na sala de aula: desenvolvendo o letramento financeiro. Orientador:. Talita Carvalho Silva de Almeida 2024, 97 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Docência em Educação em Ciências e Matemáticas) - Programa de Pós-Graduação em Docência em Educação em Ciências e Matemáticas, Instituto de Educação Matemática e Científica, Universidade Federal do Pará, Belém, 2024. Disponível em: https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/17012. Acesso em:. |
Resumo: | A presente dissertação tem como principal objetivo discutir a importância de desenvolver o letramento financeiro na sala de aula, explicitamente em uma turma de 5º ano, a qual desempenha um papel crucial no desenvolvimento dos alunos, capacitando-os com habilidades e conhecimentos essenciais para lidar com questões financeiras ao longo da vida através de atividades que envolvam situações financeiras, instigando no estudante a curiosidade em aprender. Tal letramento oferece suporte em arranjos organizadores socioculturais, como despesas e economias cotidianas, que auxiliam a lidar de forma mais consciente e dinâmica, amadurecendo a compreensão de processos econômicos, matemáticos e sociais em que estamos rotineiramente inseridos. Para tanto, se faz necessário incluir a educação financeira na escola, no ensino básico, por meio de estudos, discussões, pesquisas e planos de ação que movimentem esse conhecimento e o disponibilizem aos alunos de forma clara e objetiva, com a finalidade de contribuir com uma sociedade mais equilibrada economicamente e preparada para o consumo consciente, conhecendo a importância de abordagens financeiras na sala de aula. A proposta para esta pesquisa, portanto, está fundamentada na Base Nacional Comum Curricular (2017), D’ Aquino e Tereza Maldonato (2012), Elcy, Mogan Housel (2022), Flávio Lemos (2020), Robert T. Kiyosaki (2017), OCDE- Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (1961), Nathalia Arcuri (2018), Walter Andal (2016), George S. Clason (2023), Nath Finanças (2021) e Jesse Mecham (2020). Dessa forma, a pesquisa bibliográfica realizada discute meios para obter conhecimentos financeiros possíveis ao lidar com aprendizagens financeiras através de atividades em que sejam desenvolvidos saberes úteis tornando o letramento financeiro possível em uma turma do 5º ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental Sebastião Agripino da Silva como proposta a ser aplicada. A pesquisa resultou em um Produto Educacional chamado “Descobrindo o Mundo Financeiro: atividade para um consumo consciente”, que contém atividades voltadas para o desenvolvimento do letramento financeiro. |
Abstract: | This dissertation aims to discuss the importance of developing financial literacy in the classroom, specifically in a 5th-grade class, which plays a crucial role in the students' development by equipping them with essential skills and knowledge to deal with financial issues throughout life. This is achieved through activities involving financial situations, sparking curiosity in the student to learn. Such literacy supports sociocultural organizational arrangements, such as daily expenses and savings, which help students handle these matters more consciously and dynamically, maturing their understanding of the economic, mathematical, and social processes in which they are routinely involved. Therefore, it is necessary to include financial education in schools at the basic education level, through studies, discussions, research, and action plans that mobilize this knowledge and make it available to students in a clear and objective way, with the goal of contributing to a more economically balanced society, prepared for conscious consumption, understanding the importance of financial approaches in the classroom. The proposal for this research is based on the National Common Curricular Base (2017), D’Aquino and Tereza Maldonato (2012), Elcy, Mogan Housel (2022), Flávio Lemos (2020), Robert T. Kiyosaki (2017), OECD - Organization for Economic Cooperation and Development (1961), Nathalia Arcuri (2018), Walter Andal (2016), George S. Clason (2023), Nath Finanças (2021), and Jesse Mecham (2020). Thus, the bibliographic research conducted discusses ways to acquire financial knowledge through activities that develop useful skills, making financial literacy possible in a 5th-grade class at the Municipal Elementary School Sebastião Agripino da Silva, as a proposal to be implemented. The research resulted in an Educational Product called "Discovering the Financial World: Activity for Conscious Consumption," which contains activities aimed at developing financial literacy. |
Palavras-chave: | Educação financeira Letramento financeiro |
Área de Concentração: | ENSINO, APRENDIZAGEM E FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICAS |
Linha de Pesquisa: | FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICAS ENSINO E APRENDIZAGEM DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICAS PARA A EDUCAÇÃO CIDADÃ |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal do Pará |
Sigla da Instituição: | UFPA |
Instituto: | Instituto de Educação Matemática e Científica |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Docência em Educação em Ciências e Matemáticas |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil |
Fonte: | 1 CD-ROM |
Aparece nas coleções: | Dissertações em Docência em Educação em Ciências e Matemáticas (Mestrado) - PPGDOC/IEMCI |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Dissertacao_ EducacaoFinanceiraSala.pdf | 802,99 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir | |
Produto_DescobrindoMundoFinancas.pdf | 90,19 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons