Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/17068
Tipo: | Dissertação |
Data do documento: | 16-Fev-2024 |
Autor(es): | FLECK, Elone |
Afiliação do(s) Autor(es): | UFPA-Universidade Federal do Pará |
Primeiro(a) Orientador(a): | BRABO, Jesus de Nazaré Cardoso |
Título: | Ciências para crianças: introduzindo a investigação científica por meio da literatura infantil 4º e 5º anos do Ensino Fundamental I |
Citar como: | FLECK, Elone. Ciências para crianças: literatura no ensino por investigação. Orientador:. Jesus de Nazaré Cardoso Brabo. 2024. 136 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Docência em Educação em Ciências e Matemáticas) - Programa de Pós-Graduação em Docência em Educação em Ciências e Matemáticas, Instituto de Educação Matemática e Científica, Universidade Federal do Pará, Belém, 2024. Disponível em: https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/17068. Acesso em:. |
Resumo: | Esta pesquisa, descreve e analisa, intervenções e estratégias didáticas interdisciplinares, de ensino por investigação, especificamente planejadas a partir da leitura da história infanto-juvenil A Minhoca Garibalda. Posta em prática em uma turma de 4º ano do ensino fundamental I, de uma escola da zona urbana de Parauapebas- PA. A fim de contribuir com pesquisas, considerando os principais pesquisadores da área e a luz dos documentos oficiais, que indicam a necessidade de aprender com autonomia, de modo contextual, superando a mera memorização e ao mesmo tempo promover o desenvolvimento do gosto pela leitura, do estímulo à imaginação e da ampliação do conhecimento de mundo, pensou-se no problema de pesquisa: “Quais os eventuais benefícios de aprendizagem do uso integrado de literatura infantil e ensino por investigação em turmas do ensino fundamental I?” A análise dos dados qualitativos desta, indicaram que as estratégias utilizadas promovem a interdisciplinaridade, motiva experimentos científicos, permitindo a iniciação científica e aquisição de conhecimentos, com aprendizagem significativa, incentiva a interação entre estudantes, professor e colegas e melhora a motivação e o entusiasmo para aprender. Encartado a esta dissertação, como produto didático intitulado CIÊNCIAS PARA CRIANÇAS: Introduzindo a investigação científica por meio da literatura infantil, atividades interdisciplinares de ensino por investigação, estratégias e orientações, que podem ser utilizadas em atividades didáticas em turmas dos anos iniciais. |
Abstract: | This research describes and analyzes interdisciplinary didactic interventions and strategies, teaching through investigation, specifically planned based on the reading of the children's story A Minhoca Garibalda. Put into practice in a 4th year class of elementary school, at a school in the urban area of Parauapebas-PA. In order to contribute to research, considering the Principles of the area and the light of Official documents, which indicate the need to learn autonomously, in a contextual way, overcoming mere memorization and at the same time promoting a taste for reading, stimulating imagination and the expansion of knowledge of the world, the research problem was considered: “What are the possible learning benefits of the integrated use of children's literature and research-based teaching in elementary school classes?” An analysis of the quality of the work, indicative of how it is used to promote interdisciplinary research, motivating scientific experimentation, allowing the initiation of scientific research and the acquisition of knowledge, with appreciating significance, encouraging interaction between students, professor and college s and improving the motivation and enthusiasm to arrest. Included in this dissertation, as a didactic product, are interdisciplinary research-based teaching activities, strategies and guidelines, which can be used in teaching activities in early years classes. |
Palavras-chave: | Ciências Prática de ensino Ensino por investigação |
Área de Concentração: | ENSINO, APRENDIZAGEM E FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICAS |
Linha de Pesquisa: | FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICAS ENSINO E APRENDIZAGEM DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICAS PARA A EDUCAÇÃO CIDADÃ |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal do Pará |
Sigla da Instituição: | UFPA |
Instituto: | Instituto de Educação Matemática e Científica |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Docência em Educação em Ciências e Matemáticas |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil |
Fonte: | 1 CD-ROM |
Aparece nas coleções: | Dissertações em Docência em Educação em Ciências e Matemáticas (Mestrado) - PPGDOC/IEMCI |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Dissertacao_CienciasCriancasLiteratura.pdf | 27,27 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir | |
Produto_IntroduzindoInvestigacaoCientifica.pdf | 23,71 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons