Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/17068
Tipo: Dissertação
Data do documento: 16-Fev-2024
Autor(es): FLECK, Elone
Afiliação do(s) Autor(es): UFPA-Universidade Federal do Pará
Primeiro(a) Orientador(a): BRABO, Jesus de Nazaré Cardoso
Título: Ciências para crianças: introduzindo a investigação científica por meio da literatura infantil 4º e 5º anos do Ensino Fundamental I
Citar como: FLECK, Elone. Ciências para crianças: literatura no ensino por investigação. Orientador:. Jesus de Nazaré Cardoso Brabo. 2024. 136 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Docência em Educação em Ciências e Matemáticas) - Programa de Pós-Graduação em Docência em Educação em Ciências e Matemáticas, Instituto de Educação Matemática e Científica, Universidade Federal do Pará, Belém, 2024. Disponível em: https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/17068. Acesso em:.
Resumo: Esta pesquisa, descreve e analisa, intervenções e estratégias didáticas interdisciplinares, de ensino por investigação, especificamente planejadas a partir da leitura da história infanto-juvenil A Minhoca Garibalda. Posta em prática em uma turma de 4º ano do ensino fundamental I, de uma escola da zona urbana de Parauapebas- PA. A fim de contribuir com pesquisas, considerando os principais pesquisadores da área e a luz dos documentos oficiais, que indicam a necessidade de aprender com autonomia, de modo contextual, superando a mera memorização e ao mesmo tempo promover o desenvolvimento do gosto pela leitura, do estímulo à imaginação e da ampliação do conhecimento de mundo, pensou-se no problema de pesquisa: “Quais os eventuais benefícios de aprendizagem do uso integrado de literatura infantil e ensino por investigação em turmas do ensino fundamental I?” A análise dos dados qualitativos desta, indicaram que as estratégias utilizadas promovem a interdisciplinaridade, motiva experimentos científicos, permitindo a iniciação científica e aquisição de conhecimentos, com aprendizagem significativa, incentiva a interação entre estudantes, professor e colegas e melhora a motivação e o entusiasmo para aprender. Encartado a esta dissertação, como produto didático intitulado CIÊNCIAS PARA CRIANÇAS: Introduzindo a investigação científica por meio da literatura infantil, atividades interdisciplinares de ensino por investigação, estratégias e orientações, que podem ser utilizadas em atividades didáticas em turmas dos anos iniciais.
Abstract: This research describes and analyzes interdisciplinary didactic interventions and strategies, teaching through investigation, specifically planned based on the reading of the children's story A Minhoca Garibalda. Put into practice in a 4th year class of elementary school, at a school in the urban area of Parauapebas-PA. In order to contribute to research, considering the Principles of the area and the light of Official documents, which indicate the need to learn autonomously, in a contextual way, overcoming mere memorization and at the same time promoting a taste for reading, stimulating imagination and the expansion of knowledge of the world, the research problem was considered: “What are the possible learning benefits of the integrated use of children's literature and research-based teaching in elementary school classes?” An analysis of the quality of the work, indicative of how it is used to promote interdisciplinary research, motivating scientific experimentation, allowing the initiation of scientific research and the acquisition of knowledge, with appreciating significance, encouraging interaction between students, professor and college s and improving the motivation and enthusiasm to arrest. Included in this dissertation, as a didactic product, are interdisciplinary research-based teaching activities, strategies and guidelines, which can be used in teaching activities in early years classes.
Palavras-chave: Ciências
Prática de ensino
Ensino por investigação
Área de Concentração: ENSINO, APRENDIZAGEM E FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICAS
Linha de Pesquisa: FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICAS
ENSINO E APRENDIZAGEM DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICAS PARA A EDUCAÇÃO CIDADÃ
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal do Pará
Sigla da Instituição: UFPA
Instituto: Instituto de Educação Matemática e Científica
Programa: Programa de Pós-Graduação em Docência em Educação em Ciências e Matemáticas
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Fonte: 1 CD-ROM
Aparece nas coleções:Dissertações em Docência em Educação em Ciências e Matemáticas (Mestrado) - PPGDOC/IEMCI

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertacao_CienciasCriancasLiteratura.pdf27,27 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Produto_IntroduzindoInvestigacaoCientifica.pdf23,71 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons