Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/17069
Tipo: Dissertação
Data do documento: 2-Mai-2024
Autor(es): MONTEIRO, Leidilene de Souza
Primeiro(a) Orientador(a): GONÇALVES, Terezinha Valim Oliver
Título: Experiências vividas em um Clube de Ciências em Canaã dos Carajás-PA: iniciativas coletivas de alfabetização científica
Citar como: MONTEIRO,Leidilene de Souza.Experiências vividas em um Clube de Ciências em Canaã dos Carajás-PA: iniciativas coletivas de alfabetização científica. Orientador:. Terezinha Valim Oliver Gonçalves, 2024. 123 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Docência em Educação em Ciências e Matemáticas) - Programa de Pós-Graduação em Docência em Educação em Ciências e Matemáticas, Instituto de Educação Matemática e Científica, Universidade Federal do Pará, Belém, 2024. Disponível em: https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/17069. Acesso em:.
Resumo: De forma genérica, considero que os Clubes de Ciências buscam o desenvolvimento de práticas investigativas que possibilitem estreitar a relação do aluno com temas sociocientíficos. Contudo, levando em consideração os seus contextos socioeducativos, esses espaços apresentam configurações didático-metodológicas e filosóficas distintas, seja em interface ou não com o ensino formal. Desse modo, compreender a dinâmica funcional de Clubes de Ciências nos permite ampliar o olhar para vários formatos de ensinar e aprender ciências e reconhecer a importância desses espaços educativos na construção de uma cultura científica. Posto isto, esta pesquisa procura investigar o caso do Clube de Ciências da Escola Municipal de Ensino Básico Ronilton Aridal da Silva-Grilo, uma escola de tempo integral no município de Canaã dos Carajás, sudeste do Pará, a 770 quilômetros da capital, Belém. Nesse sentido, faço o seguinte questionamento de pesquisa: Que movimentos formativos o Clube de Ciências da EMEB Ronilton Aridal da Silva-Grilo tem assumido que podem sugerir o desenvolvimento da alfabetização científica e potencializar o ensino de Ciências no ambiente escolar? Tenho o propósito de evidenciar os objetivos educativos que constituem esse movimento formativo do Clube de Ciências e sistematizar os princípios formativos demonstrados ou subjacentes aos relatos dos colaboradores e das atividades desenvolvidas no espaço educativo pesquisado, visando à divulgação científica do modus operandi desse espaço formativo e sua provável contribuição para outras escolas públicas. Para os aportes teóricos sobre alfabetização científica, adoto Chassot (2018), como principal referencial teórico e, como modalidade de pesquisa, a pesquisa narrativa (Clandinni e Connelly, 2011), por se tratar de uma investigação de experiências de vida, observações de materiais e espaços de vivência de ensino e aprendizagem de Ciências, assim como vivências e memórias que constroem um ensino cunhado na alfabetização científica de seus participantes. A pesquisa narrativa é de natureza qualitativa, e a análise das informações coletadas ocorreu a partir de entrevistas semiestruturadas que foram gravadas e transcritas, assim como questionários com questões abertas e fechadas. Desse modo, o tratamento do material analisado foi realizado por meio da Análise Textual Discursiva (Moraes e Galiazzi, 2007). Da análise emergiram as seguintes categorias: a) O desabrochar de um Clube de Ciências: engajamento, superação e conquistas a partir de um ensino de ciências para a cidadania; b) Movimentando altos voos: políticas públicas de incentivo à implementação de Clube de Ciências. Como produto dessa pesquisa, foi construído o “Diário de bordo: experiências formativas de um Clube de Ciências”. No material proposto busco apresentar algumas vivências exitosas no Clube de Ciências de Canaã dos Carajás, como também de demais clubes brasileiros. No produto educacional procuro contribuir, incentivar e visionar atividades significativas para esses espaços. Sendo assim, considero que o Clube de Ciências em estudo é um espaço de problematização, uma incubadora de projetos e ações que visam transformar e fortalecer, a partir dos conhecimentos sociocientíficos, tanto o pensamento, quanto o ambiente onde está inserido, provocando processos de construção identitária singular desse espaço educativo, como as atividades de tutorias do Clube de Ciências, ação que reflete necessidades da escola e se revela proposta ímpar, até o presente momento, no Estado do Pará.
Abstract: Among their singularities, Science Clubs seek to develop investigative practices that make it possible to strengthen the student's relationship with socio-scientific themes. But, in a plural form, these spaces have diverse didactic-methodological and philosophical configurations, whether in interface with formal education or not. Understanding the dynamics of a Science Club allows you to broaden horizons to various possibilities of enhancing Science Teaching in a more democratic, participatory and interdisciplinary way, mainly within the school environment, as is the case of the EMEB Ronilton Aridal da Silva Science Club -Grilo, a full-time school 770 kilometers from Belém, in the southeast of Pará. Experiencing successful experiences that occur in the interior regions of the State of Pará and making these realities known is a way not only of sharing experiences, but of valuing the educational potential that these environments carry in promoting a more critical, plural and transformative teaching. This research moves towards finding the answer to the following question: What training movements has the EMEB Ronilton Aridal da Silva–Grilo Science Club undertaken that could suggest the development of scientific literacy and enhance the teaching of Science in the school environment? My objectives are to highlight the educational objectives that constitute the training movement of the Science Club and to systematize training principles evidenced or underlying the reports of collaborators and activities carried out in the researched educational space, aiming at the scientific dissemination of the modus operandi of this training space and its probable contribution to other public schools. For the theoretical contributions on scientific literacy, I adopt Chassot (2018), as the main theoretical reference and, as a research modality, narrative research (Clandinni and Connelly, 2011), as it is an investigation of life experiences, observations of materials and spaces of experience of teaching and learning Science, as well as experiences and memories that built and build Science teaching based on the scientific literacy of its participants. Narrative research is qualitative in nature, and the analysis of the information collected occurred through semi-structured interviews that were recorded and transcribed, as well as questionnaires with open and closed questions. Thus, the treatment of the analyzed material was carried out using Discursive Textual Analysis (Moraes and Galiazzi, 2007). The categories emerged from the analysis: a) The blossoming of a Science Club: engagement, overcoming and achievements through teaching science for citizenship; b) Moving high flights: public policies to encourage the implementations of Science Clubs. As a product of this research, I created the “Clubist’s Diary: formative experiences of a Science Club”. The proposed material seeks to present some successful experiences at the Canaã dos Carajás Science Club, as well as other Brazilian clubs. The teaching resource seeks to contribute, encourage and envision meaningful activities for these spaces. Therefore, I consider that the Science Club under study is a space for problematization, an incubator of projects and actions that aim to transform and strengthen, based on socio-scientific knowledge, both thought and the environment in which it is inserted, provoking construction processes unique identity of this educational space, such as tutoring activities of the Science Club, an action that reflects the school's need and proves to be a unique proposal, to date, in the State of Pará.
Palavras-chave: Alfabetização científica
Clube de ciências
Ciências-Estudo e ensino
Área de Concentração: ENSINO, APRENDIZAGEM E FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICAS
Linha de Pesquisa: FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICAS
ENSINO E APRENDIZAGEM DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICAS PARA A EDUCAÇÃO CIDADÃ
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal do Pará
Sigla da Instituição: UFPA
Instituto: Instituto de Educação Matemática e Científica
Programa: Programa de Pós-Graduação em Docência em Educação em Ciências e Matemáticas
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Fonte: 1 CD-ROM
Aparece nas coleções:Dissertações em Docência em Educação em Ciências e Matemáticas (Mestrado) - PPGDOC/IEMCI

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertacao_ExperienciasVividasClube.pdf2,24 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Produto_OrientacoesImplementacaoClubes.pdf26,46 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons