Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/17072
Tipo: | Dissertação |
Data do documento: | 14-Jun-2024 |
Autor(es): | SILVA, Jessika de Assiz da |
Afiliação do(s) Autor(es): | EAUFPA - Escola de Aplicação da Universidade Federal do Pará |
Primeiro(a) Orientador(a): | LUCIO, Elizabeth Orofino |
Título: | Narrativas de indução pedagógica na alfabetização e o podcast Vozes Docentes: uma conversa entre a ilha do Marajó e Belém do Pará |
Citar como: | SILVA, Jessika de Assiz da. Narrativas de indução pedagógica na alfabetização e o podcast Vozes Docentes: uma conversa entre a ilha do Marajó e Belém do Pará. Orientadora: Elizabeth Orofino Lucio. 2024. 506 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino) - Programa de Pós-Graduação Criatividade e Inovação em Metodologias de Ensino Superior, Núcleo de Inovação e Tecnologias Aplicadas a Ensino e Extensão, Universidade Federal do Pará, Belém, 2024. Disponível em: https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/17072. Acesso em:. |
Resumo: | O narrar formativo de si durante a indução pedagógica dentro do campo da alfabetização significa perceber-se no entremeio do eu, dos outros e da formação. Experenciar os caminhos formativos com autoria docente, base teórica e imersão na realidade escolar é desafiador nessa trajetória de vida-pesquisa-formação. Um mergulho subjetivo, coletivo e irrepetível no viver a experiência de maneira autobiográfica, narrativa e larrosiana. Assim, teci essa conversa entre a Ilha do Marajó (Salvaterra) e Belém do Pará por meio de uma narrativa amazônida, vivenciada no processo de indução pedagógica na alfabetização. Esta viagem seguiu o curso do rio da metodologia de escrita da pesquisa narrativa criativa (Lucio, 2020) que conflui em sua nascente a dimensão autobiográfica, na sua foz a dimensão ficcional e na sua margem a dimensão autoformativa. Enredei este trabalho com a minha autobiografia marajoara, a ficcional de uma menina e uma alfabetizadora da década de 60 e a autoformativa na pesquisa sobre indução pedagógica. Um transfluir da narradora, alfabetizadora e pesquisadora que se encontra com a formação dentro de um campo ainda pouco estudado que é a indução docente e o podcast como recurso pedagógico que potencializou a formação dos graduandos de Pedagogia. Meu objetivo com esta viagem foi construir um podcast como produto educacional formativo da indução pedagógica na alfabetização. Para navegar pela Baía do Guajará às margens da Universidade Federal do Pará, nas águas da Amazônia, alicercei-me, como metodologia, na pesquisa narrativa (Clandinin; Connely, 2015). Nesse navegar, sobem ao navio importantes tripulantes: na proa, estão nossas referências teóricas com Clandinin e Connelly (2015), Lucio (2016, 2020), Nogaro, Kuhn e Moreira (2021), Larrosa (2002), Suarez (2017), Smolka (2012) e Santos (2014). Na cabine, estão os autores sujeitos da pesquisa: estudantes do curso de Pedagogia da Universidade Federal do Pará na imersão dentro da Escola de Aplicação da UFPA, situada em Belém-PA. Para construção dos dados que abasteceram este navio temos: a bombordo uma Revisão Sistemática da Literatura de 10 anos em 10 diretórios, a estibordo temos a elaboração de um projeto piloto de indução, no porão temos a análise de cartas como documentação pedagógica narrativa e na escotilha o podcast Vozes Docentes. Diante disso, o casco desse navio (nossas considerações) mostram que ao mediar um processo formativo na indução pedagógica, por meio do podcast, tenho que assumir uma postura política, epistemológica e metodológica em que considero os sujeitos como autores inventivos da sua história cultural a partir de suas próprias vozes. Não é falar de ou para, é falar com. Durante todo o processo de indução pedagógica implicado na realidade social dos amazônidas que está alicerçado na experiência como aquilo que nos toca e nos atravessa, são ressaltadas, por meio da voz escrita nas cartas – as quais transpasso para as vozes ditas no podcast –a experiência, a alteridade, a afetividade e a relação estudante docente-estudante como premissas substânciais para o formar do estudante dentro da indução pedagógica na alfabetização. |
Abstract: | Narrating oneself during training in pedagogical induction, within the field of literacy, means perceiving oneself in the midst of the self, others and training. Experiencing formative paths with teacher authorship and a theoretical basis, immersed in school reality, was challenging in this life-research-training trajectory. A subjective, collective and unrepeatable dive into living the experience in an autobiographical, narrative and Larrosian way. Thus, I wove this conversation between the island of Marajó (Salvaterra) and Belém do Pará through an Amazonian narrative, experienced in the process of pedagogical induction in literacy. This journey followed the course of the river of the creative narrative research writing methodology (Lucio, 2020), which converges at its source the autobiographical dimension, at its mouth the fictional dimension and on its bank the self-formative dimension. I entangled this work with my Marajoara autobiography; the fictional one of a girl and a literacy teacher from the 1960s and the self-formative one in the research on pedagogical induction. A transfluence of the narrator, literacy teacher and researcher who finds herself with training in a field that is still little studied: teacher induction and the podcast, as a pedagogical resource that has enhanced the training of Pedagogy undergraduates. My aim with this trip was to build a podcast as a formative educational product of pedagogical induction in literacy. In order to navigate Guajará Bay on the shores of the Federal University of Pará, in the waters of the Amazon, my methodology was based on narrative research (Clandinin; Connely, 2015). On this voyage, important crew members are boarding the ship. In the bow are our theoretical references: Clandinin and Connelly (2015), Lucio (2016, 2020), Nogaro, Kuhn and Moreira (2021), Larrosa (2002), Suarez (2017), Smolka (2012) and Santos (2014). The authors are the subjects of the research: students on the Pedagogy course at the Federal University of Pará, immersed in the UFPA School of Application, located in Belém. To build the data that fueled this ship, on the port side we have a systematic review of the literature over 10 years, on the starboard side we have the development of a pilot induction project, and in the hold we have the analysis of letters as narrative pedagogical documentation and in the hatch we have the Vozes Docentes podcast. In view of this, the hull of this ship (our considerations) shows that, when mediating a training process in pedagogical induction, through the podcast, I have to take a political, epistemological and methodological stance, in which I consider the subjects as inventive authors of their cultural history from their own voices. It's not talking about, it's talking with. Throughout the pedagogical induction process involved in the social reality of the Amazonians, which is based on experience as that which touches us and runs through us, the voices written in the letters – which I transpose into the voices spoken in the podcast – emphasize experience, alterity, affectivity and the student-teacher-student relationship as substantial premises for the student's formation within pedagogical induction in literacy. |
Palavras-chave: | Pesquisa narrativa Escrita autobiográfica Indução pedagógica Alfabetização Podcast Narrative research Autobiographical writing Pedagogical induction Literacy |
Área de Concentração: | METODOLOGIAS DE ENSINO-APRENDIZAGEM |
Linha de Pesquisa: | INOVAÇÕES METODOLÓGICAS NO ENSINO SUPERIOR (INOVAMES) |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::TECNOLOGIA EDUCACIONAL CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal do Pará |
Sigla da Instituição: | UFPA |
Instituto: | Núcleo de Inovação e Tecnologias Aplicadas a Ensino e Extensão |
Programa: | Programa de Pós-Graduação Criatividade e Inovação em Metodologias de Ensino Superior |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil |
Fonte URI: | Disponível na internet via correio eletrônico: riufpabc@ufpa.br |
Aparece nas coleções: | Dissertações em Criatividade e Inovação em Metodologias de Ensino Superior (Mestrado) - PPGCIMES/NITAE |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Dissertacao_NarrativasInducaoPedagogica.pdf | 31,74 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir | |
Produto_NarrativasInducaoPedagogica.pdf | 46,85 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons