Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/17080
Tipo: | Dissertação |
Data do documento: | 22-Mai-2024 |
Autor(es): | MELO, Deymissa Sousa de |
Primeiro(a) Orientador(a): | MANFREDO, Elizabeth Cardoso Gerhardt |
Título: | Ensino de matemática e língua portuguesa no 1º ano do ensino fundamental: uma experiência interdisciplinar de letramento por meio de cantigas de roda |
Citar como: | MELO, Deymissa Sousa de. Ensino de matemática e língua portuguesa no 1º ano do ensino fuindamental: uma experiência interdisciplinar de letramento por meio de cantigas de roda. Elizabeth Cardoso Gerhardt Manfredo. 2024. 183 f. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática) - Instituto de Educação Matemática e Científica, Universidade Federal do Pará, Belém, 2024. Disponível em: https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/17080. Acesso em:. |
Resumo: | Este estudo teve como objetivo analisar o desenvolvimento de uma prática interdisciplinar, envolvendo ensino de matemática e ensino da língua portuguesa em uma turma do 1º ano do ensino fundamental, tendo o gênero textual cantiga de roda como eixo integrador. Trata-se de uma pesquisa da própria prática, com metodologia de investigação qualitativa, apresentando dados quantitativos com o intuito de validar observações na pesquisa. Teve como referencial teórico os estudos acerca do letramento e do uso dos textos literários nas aulas de matemática. A pesquisa ocorreu no ano de 2022, em uma turma de 1º ano do Ensino Fundamental de uma escola urbana localizada em Parauapebas, no sudeste do Pará. Os instrumentos utilizados na pesquisa foram os diagnósticos realizados na turma: diagnóstico inicial, processual e de verificação de aprendizagens; o diário de campo da professora pesquisadora; os registros nos cadernos dos estudantes, bem como atividades, registros de fotos, vídeos e transcrições de áudios das aulas gravados durante a observação. Os resultados mostram que os estudantes foram capazes de desenvolver habilidades de língua portuguesa e de matemática esperadas para o 1º ano do ensino fundamental, conforme previsto na Base Nacional Comum Curricular, a partir do trabalho desenvolvido com o gênero textual cantiga de roda. Constatou-se que ouvir os alunos e validar suas opiniões e métodos de resoluções, a partir dos registros de campo, possibilitam maior interação nas aulas e, com isso, o desenvolvimento de novos métodos de resolver um problema ou desafio apresentado. Entende-se com isso que o professor precisa desenvolver práticas integradoras, visto que os estudantes conseguem aprender múltiplos conhecimentos de áreas de ensino diferentes mutuamente, facilitando a aproximação dos conhecimentos trazidos pela escola aos conhecimentos aprendidos fora desse contexto. A partir dos resultados obtidos, gerou se o produto educacional intitulado integrando língua portuguesa e matemática no 1º ciclo de alfabetização, tendo como finalidade oferecer sugestões de práticas de letramento em língua portuguesa e em matemática, a partir de sequências didáticas do gênero textual cantigas de roda. |
Abstract: | This study aimed to analyze the development of an interdisciplinary practice, involving mathematics teaching and Portuguese language teaching in a 1st year elementary school class, with the textual genre cantiga de roda as an integrating axis. This is a research into the practice itself, with qualitative research methodology, although it presents quantitative data with the aim of validating the research observations. Its theoretical framework was studies on literacy and the use of literary texts in mathematics classes. The research took place in 2022, in a 1st year elementary school class at an urban school located in the southeast of Pará, in the city of Parauapebas. The instruments used in the research were the diagnoses carried out by the class: initial, procedural and learning verification diagnosis, the research teacher's field diary, records in students' notebooks, as well as activities, photo records, videos and the transcriptions of the class audios recorded during the observation. The results show that the students were able to develop the Portuguese language and mathematics skills expected for the 1st year of elementary school, as foreseen in the National Common Curricular Base, based on the work developed with the textual genre cantiga de roda. It was found that listening to students and validating their opinions and resolution methods, based on field records, allows for greater interaction in classes and, with this, the development of new methods of solving a problem or challenge presented. It is understood that the teacher needs to develop integrative practices, since students are able to learn multiple knowledge from different teaching areas mutually, facilitating the approximation of the knowledge brought by the school to the knowledge learned outside this context. From the results obtained, the educational product entitled: integrating Portuguese language and mathematics in the 1st cycle of literacy was generated, with the purpose of offering suggestions for literacy practices in Portuguese and mathematics, based on didactic sequences of the textual genre cantigas de wheel. |
Palavras-chave: | Letramento Didática Educação |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal do Pará |
Sigla da Instituição: | UFPA |
Instituto: | Instituto de Educação Matemática e Científica |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Docência em Educação em Ciências e Matemáticas |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil |
Fonte: | 1 CD-ROM |
Aparece nas coleções: | Dissertações em Educação em Ciências e Matemáticas (Mestrado) - PPGECM/IEMCI |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Dissertacao_EnsinoMatematicaLingua.pdf | 5,3 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir | |
Produto_IntegrandoLinguaPortuguesa.pdf | 6,22 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons