Alfabetização cultural Ka’apor: etnomatemática nas práticas de cestarias e grafismo corporal

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2023-11-06

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

item.page.theme

Editora(s)

Universidade Federal do Pará

Tipo de acesso

Acesso Abertoaccess-logo

Contido em

Citação

BARROS, Estelita Araújo. Alfabetização cultural Ka’apor: etnomatemática nas práticas de cestarias e grafismo corporal. Orientador: Prof. Dr. Osvaldo dos Santos Barros, Belém, 2023. 136 f.. Dissertação (Mestrado Profissional em Docência em Educação em Ciências e Matemáticas) - Programa de Pós-Graduação em Docência em Educação em Ciências e Matemáticas, Instituto de Educação Matemática e Científica, Universidade Federal do Pará, Belém, 2023. Disponível em: https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/17081. Acesso em:.

DOI

Esta pesquisa relata experiências de trabalho na Educação Escolar indígena, com práticas de ensino voltadas para temáticas, que a partir os saberes e fazeres culturais dos educandos Ka’apor, abordam como estas estão relacionadas ou não a Base Nacional Comum Curricular - BNCC. Busca-se refletir como trabalhar esses contextos nos espaços escolares, de forma, que possa servir de referência para outros profissionais e orientar sobre uma proposta de ensino e aprendizagem, intercultural e interdisciplinar, que contribua no processo de ensino e aprendizagem da matemática a fim de visibilizar a importância dos elementos culturais como: confecção do wasahã (paneiro), grafismo corporal ka’apor, dentre outros, culminando com a elaboração de um produto educacional intitulado “Ka’a ro hehe ukwaha ke” Caderno de Conhecimentos: Alfabetização Etnomatemática na Cultura Ka’apor. Para tanto, destacam-se os conteúdos da matemática: figuras geométricas, contagem e medição de comprimento, com o propósito de valorizar os saberes e fazeres da comunidade em diálogo com os conhecimentos matemáticos, que pelos métodos da pesquisa do tipo etnografia, das pesquisas bibliográficas e das experiências vivenciadas por meio da observação participante com os educandos ka’apor, apontam-nos caminhos metodológicos para elaboração de materiais voltados às práticas de ensino diferenciado, como possibilidades no somar e na valorização das formas de subsistências e sobrevivência do povo Ka’apor.

Agência de Fomento

browse.metadata.ispartofseries

item.page.isbn

Fonte

1 CD-ROM

item.page.dc.location.country

Citação

BARROS, Estelita Araújo. Alfabetização cultural Ka’apor: etnomatemática nas práticas de cestarias e grafismo corporal. Orientador: Prof. Dr. Osvaldo dos Santos Barros, Belém, 2023. 136 f.. Dissertação (Mestrado Profissional em Docência em Educação em Ciências e Matemáticas) - Programa de Pós-Graduação em Docência em Educação em Ciências e Matemáticas, Instituto de Educação Matemática e Científica, Universidade Federal do Pará, Belém, 2023. Disponível em: https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/17081. Acesso em:.