Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/17081
Tipo: Dissertação
Data do documento: 6-Nov-2023
Autor(es): BARROS, Estelita Araújo
Primeiro(a) Orientador(a): BARROS, Osvaldo dos Santos
Primeiro(a) coorientador(a): LIMA, Aline da Silva
Título: Alfabetização cultural Ka’apor: etnomatemática nas práticas de cestarias e grafismo corporal
Citar como: BARROS, Estelita Araújo. Alfabetização cultural Ka’apor: etnomatemática nas práticas de cestarias e grafismo corporal. Orientador: Prof. Dr. Osvaldo dos Santos Barros, Belém, 2023. 136 f.. Dissertação (Mestrado Profissional em Docência em Educação em Ciências e Matemáticas) - Programa de Pós-Graduação em Docência em Educação em Ciências e Matemáticas, Instituto de Educação Matemática e Científica, Universidade Federal do Pará, Belém, 2023. Disponível em: https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/17081. Acesso em:.
Resumo: Esta pesquisa relata experiências de trabalho na Educação Escolar indígena, com práticas de ensino voltadas para temáticas, que a partir os saberes e fazeres culturais dos educandos Ka’apor, abordam como estas estão relacionadas ou não a Base Nacional Comum Curricular - BNCC. Busca-se refletir como trabalhar esses contextos nos espaços escolares, de forma, que possa servir de referência para outros profissionais e orientar sobre uma proposta de ensino e aprendizagem, intercultural e interdisciplinar, que contribua no processo de ensino e aprendizagem da matemática a fim de visibilizar a importância dos elementos culturais como: confecção do wasahã (paneiro), grafismo corporal ka’apor, dentre outros, culminando com a elaboração de um produto educacional intitulado “Ka’a ro hehe ukwaha ke” Caderno de Conhecimentos: Alfabetização Etnomatemática na Cultura Ka’apor. Para tanto, destacam-se os conteúdos da matemática: figuras geométricas, contagem e medição de comprimento, com o propósito de valorizar os saberes e fazeres da comunidade em diálogo com os conhecimentos matemáticos, que pelos métodos da pesquisa do tipo etnografia, das pesquisas bibliográficas e das experiências vivenciadas por meio da observação participante com os educandos ka’apor, apontam-nos caminhos metodológicos para elaboração de materiais voltados às práticas de ensino diferenciado, como possibilidades no somar e na valorização das formas de subsistências e sobrevivência do povo Ka’apor.
Abstract: This research reports work experiences in indigenous School Education, with teaching practices focused on themes, which, based on the cultural knowledge and actions of Ka’apor students, address how these are related or not to the National Common Curricular Base - BNCC. The aim is to reflect on how to work with these contexts in school spaces, in a way that can serve as a reference for other professionals and provide guidance on an intercultural and interdisciplinary teaching and learning proposal that contributes to the process of teaching and learning mathematics in order to visualize the importance of cultural elements such as: making wasahã (bread pan), ka'apor body graphics, among others culminating in the creation of an educational product entitled “Ka’a ro hehe ukwaha ke” Knowledge Notebook: Ethnomathematic Literacy in the Ka’apor Culture. To this end, the contents of mathematics stand out: geometric figures, counting and length measurement, with the purpose of valuing the knowledge and practices of the community in dialogue with mathematical knowledge, which through methods of ethnographic research, bibliographical research and the experiences lived through participant observation with the Ka'apor students, point us to methodological paths for developing materials aimed at differentiated teaching practices, as possibilities in adding and valuing the forms of subsistence and survival of the Ka'apor people.
Palavras-chave: Etnomatemática
Educação escolar indígena
Práticas de ensino
Saberes e fazeres ka’apor
Área de Concentração: ENSINO, APRENDIZAGEM E FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICAS
Linha de Pesquisa: FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICAS
ENSINO E APRENDIZAGEM DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICAS PARA A EDUCAÇÃO CIDADÃ
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal do Pará
Sigla da Instituição: UFPA
Instituto: Instituto de Educação Matemática e Científica
Programa: Programa de Pós-Graduação em Docência em Educação em Ciências e Matemáticas
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Fonte: 1 CD-ROM
Aparece nas coleções:Dissertações em Docência em Educação em Ciências e Matemáticas (Mestrado) - PPGDOC/IEMCI

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2023_Dissertação Final_Esteita Araújo Barros_.pdf9,74 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons