Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/17081
Registro completo de metadatos
Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
---|---|---|
dc.creator | BARROS, Estelita Araújo | - |
dc.date.accessioned | 2025-03-22T20:08:43Z | - |
dc.date.available | 2025-03-22T20:08:43Z | - |
dc.date.issued | 2023-11-06 | - |
dc.identifier.citation | BARROS, Estelita Araújo. Alfabetização cultural Ka’apor: etnomatemática nas práticas de cestarias e grafismo corporal. Orientador: Prof. Dr. Osvaldo dos Santos Barros, Belém, 2023. 136 f.. Dissertação (Mestrado Profissional em Docência em Educação em Ciências e Matemáticas) - Programa de Pós-Graduação em Docência em Educação em Ciências e Matemáticas, Instituto de Educação Matemática e Científica, Universidade Federal do Pará, Belém, 2023. Disponível em: https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/17081. Acesso em:. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/17081 | - |
dc.description.abstract | This research reports work experiences in indigenous School Education, with teaching practices focused on themes, which, based on the cultural knowledge and actions of Ka’apor students, address how these are related or not to the National Common Curricular Base - BNCC. The aim is to reflect on how to work with these contexts in school spaces, in a way that can serve as a reference for other professionals and provide guidance on an intercultural and interdisciplinary teaching and learning proposal that contributes to the process of teaching and learning mathematics in order to visualize the importance of cultural elements such as: making wasahã (bread pan), ka'apor body graphics, among others culminating in the creation of an educational product entitled “Ka’a ro hehe ukwaha ke” Knowledge Notebook: Ethnomathematic Literacy in the Ka’apor Culture. To this end, the contents of mathematics stand out: geometric figures, counting and length measurement, with the purpose of valuing the knowledge and practices of the community in dialogue with mathematical knowledge, which through methods of ethnographic research, bibliographical research and the experiences lived through participant observation with the Ka'apor students, point us to methodological paths for developing materials aimed at differentiated teaching practices, as possibilities in adding and valuing the forms of subsistence and survival of the Ka'apor people. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Kátia Martins (kmartins@ufpa.br) on 2025-03-22T17:10:12Z No. of bitstreams: 2 2023_Dissertação Final_Esteita Araújo Barros_.pdf: 9970388 bytes, checksum: 20155e9586cdffb07cb28afb3483c559 (MD5) license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Kátia Martins (kmartins@ufpa.br) on 2025-03-22T20:08:43Z (GMT) No. of bitstreams: 2 2023_Dissertação Final_Esteita Araújo Barros_.pdf: 9970388 bytes, checksum: 20155e9586cdffb07cb28afb3483c559 (MD5) license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2025-03-22T20:08:43Z (GMT). No. of bitstreams: 2 2023_Dissertação Final_Esteita Araújo Barros_.pdf: 9970388 bytes, checksum: 20155e9586cdffb07cb28afb3483c559 (MD5) license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) Previous issue date: 2023-11-06 | en |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Pará | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.source | 1 CD-ROM | pt_BR |
dc.subject | Etnomatemática | pt_BR |
dc.subject | Educação escolar indígena | pt_BR |
dc.subject | Práticas de ensino | pt_BR |
dc.subject | Saberes e fazeres ka’apor | pt_BR |
dc.title | Alfabetização cultural Ka’apor: etnomatemática nas práticas de cestarias e grafismo corporal | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Instituto de Educação Matemática e Científica | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPA | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | BARROS, Osvaldo dos Santos | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/8886478452699437 | pt_BR |
dc.contributor.advisor-co1 | LIMA, Aline da Silva | - |
dc.contributor.advisor-co1Lattes | http://lattes.cnpq.br/0664954001664179 | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/3866627590229698 | pt_BR |
dc.description.resumo | Esta pesquisa relata experiências de trabalho na Educação Escolar indígena, com práticas de ensino voltadas para temáticas, que a partir os saberes e fazeres culturais dos educandos Ka’apor, abordam como estas estão relacionadas ou não a Base Nacional Comum Curricular - BNCC. Busca-se refletir como trabalhar esses contextos nos espaços escolares, de forma, que possa servir de referência para outros profissionais e orientar sobre uma proposta de ensino e aprendizagem, intercultural e interdisciplinar, que contribua no processo de ensino e aprendizagem da matemática a fim de visibilizar a importância dos elementos culturais como: confecção do wasahã (paneiro), grafismo corporal ka’apor, dentre outros, culminando com a elaboração de um produto educacional intitulado “Ka’a ro hehe ukwaha ke” Caderno de Conhecimentos: Alfabetização Etnomatemática na Cultura Ka’apor. Para tanto, destacam-se os conteúdos da matemática: figuras geométricas, contagem e medição de comprimento, com o propósito de valorizar os saberes e fazeres da comunidade em diálogo com os conhecimentos matemáticos, que pelos métodos da pesquisa do tipo etnografia, das pesquisas bibliográficas e das experiências vivenciadas por meio da observação participante com os educandos ka’apor, apontam-nos caminhos metodológicos para elaboração de materiais voltados às práticas de ensino diferenciado, como possibilidades no somar e na valorização das formas de subsistências e sobrevivência do povo Ka’apor. | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Docência em Educação em Ciências e Matemáticas | pt_BR |
dc.subject.linhadepesquisa | FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICAS | pt_BR |
dc.subject.linhadepesquisa | ENSINO E APRENDIZAGEM DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICAS PARA A EDUCAÇÃO CIDADÃ | pt_BR |
dc.subject.areadeconcentracao | ENSINO, APRENDIZAGEM E FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICAS | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | Dissertações em Docência em Educação em Ciências e Matemáticas (Mestrado) - PPGDOC/IEMCI |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
2023_Dissertação Final_Esteita Araújo Barros_.pdf | 9,74 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons