A produção de um recurso didático: experiencias formativas de um professor de ciências.

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2023-09-18

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

item.page.theme

Editora(s)

Universidade Federal do Pará

Tipo de acesso

Acesso Abertoaccess-logo

Contido em

Citação

LOPES, Luis Carlos Santos. A produção de um recurso didático: experiencias formativas de um professor de ciências. Orientador. Orientador: Andrella Garibaldi Loureiro Parente . 2023. 88 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Docência em Educação em Ciências e Matemáticas) - Programa de Pós-Graduação em Docência em Educação em Ciências e Matemáticas, Instituto de Educação Matemática e Científica, Universidade Federal do Pará, Belém, 2023. Disponível em: . Acesso em:.

DOI

Apresenta a investigação (auto)formativa da construção de um recurso didático. Uma forma de dedicar-se a autoformação é por meio da escrita autobiografica. Desta forma, busca-se fazer uma viagem retrospectivamente às experiências de formação inicial e da prática pedagógica de um professor de ciências, gerando reflexões a partir de aprofundamentos teóricos. Assim, objetiva-se neste trabalho refletir sobre a experiência de construção de um produto educacional tecnológico- PET, gerando reflexões sobre a prática pedagógica para o seu aperfeiçoamento com o uso de um jogo como recurso didático. A pergunta- “que sentidos emergem da experiência (auto)formativa da produção de um recurso didático sobre frutas regionais com ênfase no contexto amazônico?” orienta a construção do estudo. Como metodologia de investigação recorre-se à pesquisa narrativa, a qual nos permitiu produzir e analisar textos de campos em uma ação retrospectiva e prospectiva para investigar as mudanças decorridas nesses processos de experiências relatadas nos textos de campo, fazendo assim relações entre as experiências já vividas e as vivenciadas na construção do produto educacional. Como produto educacional, apresenta-se um jogo chamado “Trilha Alimentar”, concebido a partir do conceito de alimentação saudável com o intuito de trabalhar os alimentos e agrupá-los; aprender a ler e interpretar rótulos; conhecer os principais aditivos alimentares; diferenciar alimentos in natura, minimamente processados, processados e ultraprocessados e diferenciar alimentos naturais e artificiais.

Agência de Fomento

browse.metadata.ispartofseries

item.page.isbn

Fonte

1 CD-ROM

item.page.dc.location.country

Citação

LOPES, Luis Carlos Santos. A produção de um recurso didático: experiencias formativas de um professor de ciências. Orientador. Orientador: Andrella Garibaldi Loureiro Parente . 2023. 88 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Docência em Educação em Ciências e Matemáticas) - Programa de Pós-Graduação em Docência em Educação em Ciências e Matemáticas, Instituto de Educação Matemática e Científica, Universidade Federal do Pará, Belém, 2023. Disponível em: . Acesso em:.