Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/17083
Tipo: | Dissertação |
Data do documento: | 3-Out-2023 |
Autor(es): | GONÇALVES, Maria Luciana Souza |
Primeiro(a) Orientador(a): | SILVA, Renata Lourinho da |
Título: | Sequência didática na perspectiva do campo conceitual aditivo para o ensino e aprendizagem das operações de adição e subtração. |
Citar como: | GONÇALVES, Maria Luciana Souza. Sequência didática na perspectiva do campo conceitual aditivo para o ensino e aprendizagem das operações de adição e subtração. Orientador:. Renata Lourinho da Silva. 2023. 115 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Docência em Educação em Ciências e Matemáticas) - Programa de Pós-Graduação em Docência em Educação em Ciências e Matemáticas, Instituto de Educação Matemática e Científica, Universidade Federal do Pará, Belém, 2023. Disponível em: . Acesso em:. |
Resumo: | Esta pesquisa trata das dificuldades de aprendizagem dos alunos do 2° ano do Ensino Fundamental, que envolvem os conceitos e as operações de adição e subtração. Essas dificuldades foram evidenciadas, em sala de aula, bem como, nos resultados das provas do SAEB (Sistema de Avaliação da Educação Básica) do ano de 2019 na revisão de literatura e na aplicação de uma sequência didática, reforçando, assim, a problemática sobre o ensino de adição e subtração nos anos iniciais do ensino fundamental. Com isso, o objetivo é estruturar uma Sequência Didática na perspectiva da Teoria dos Campos Conceituais para o ensino e aprendizagem dos conceitos e operações da adição e subtração nos anos iniciais do ensino fundamental. Nesse sentido, a estrutura metodológica da pesquisa está ancorada na Engenharia Didática, em que foi identificado em dois livros didáticos que pouco exploram as categorias de problemas do campo aditivo designadas por Vergnaud. Deste modo, apresentamos como produto educacional um livro paradidático como um modelo de sequência didática que explora estudos dos conceitos de adição e subtração, bem como, as operações a partir da perspectiva do campo conceitual aditivo de Vergnaud. |
Abstract: | This research deals with the learning difficulties of students in the 2nd year of Elementary School, which involve the concepts and operations of addition and subtraction. These difficulties were highlighted in the classroom, as well as in the results of the SAEB (Basic Education Assessment System) tests in 2019, in the literature review and in the application of a didactic sequence, thus reinforcing, the problem of teaching addition and subtraction in the early years of elementary school. With this, the objective is to structure a Didactic Sequence from the perspective of Conceptual Field Theory for teaching and learning the concepts and operations of addition and subtraction in the early years of elementary school. elementary School. In this sense, the methodological structure of the research is anchored in Didactic Engineering, which was identified in two textbooks, which little explore the categories of problems in the additive field designated by Vergnaud, in this way, we present as an educational product, a paradidactic book, as a didactic sequence model, which explores studies of the concepts of addition and subtraction, as well as the operations that apply them from the perspective of Vergnaud's additive conceptual field. |
Palavras-chave: | Adição e subtração Recurso didático Aprendizagem Teoria dos campos conceituais |
Área de Concentração: | ENSINO, APRENDIZAGEM E FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICAS |
Linha de Pesquisa: | FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICAS ENSINO E APRENDIZAGEM DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICAS PARA A EDUCAÇÃO CIDADÃ |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal do Pará |
Sigla da Instituição: | UFPA |
Instituto: | Instituto de Educação Matemática e Científica |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Docência em Educação em Ciências e Matemáticas |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil |
Fonte: | 1 CD-ROM |
Aparece nas coleções: | Dissertações em Docência em Educação em Ciências e Matemáticas (Mestrado) - PPGDOC/IEMCI |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2023_Dissertação Final_Maria Luciana Souza Gonçalves.pdf | 3,97 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons