Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/17084
Tipo: | Dissertação |
Fecha de publicación : | 8-may-2023 |
Autor(es): | FROTA, Raiza Alcântara |
Primer Orientador: | LEITÃO, Wanderléia Azevedo Medeiros |
Título : | Ensino de ciências no quilombo de pau furado: alternativas metodológicas inclusivas sobre morfologia vegetal para estudantes com deficiência visual. |
Citación : | FROTA. Raiza Alcântara. Ensino de ciências no quilombo de pau furado: alternativas metodológicas inclusivas sobre morfologia vegetal para estudantes com deficiência visual. Orientador: Wanderléia Azevedo Medeiros Leitão, Belém, 2023. 151 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Docência em Educação em Ciências e Matemáticas) - Programa de Pós-Graduação em Docência em Educação em Ciências e Matemáticas, Instituto de Educação Matemática e Científica, Universidade Federal do Pará, Belém, 2023. Disponível em: . Acesso em:. |
Resumen: | Ao aprofundar os olhares para a Educação Especial, apresenta-se a questão norteadora da pesquisa: “Como se configuram alternativas didáticas, abordando o tema morfologia vegetal, visando criar condições favoráveis de ensino e aprendizagem de estudantes com Deficiência Visual e normovisuais, num contexto educativo quilombola? Optou-se pela abordagem qualitativa e a metodologia pesquisa-ação. O objetivo é analisar os resultados do encadeamento de atividades sobre a temática morfologia vegetal, a fim de verificar como se efetivam os processos de ensino e aprendizagem de estudantes com deficiência visual, tendo como foco a vivência, saberes, fazeres e a aprendizagem colaborativa. O estudo foi realizado em Salvaterra, município do arquipélago do Marajó, na Escola Municipal de Ensino Infantil e Fundamental Quilombola Benedito Thomaz Carneiro, da Comunidade Quilombola de Pau Furado. Os participantes da pesquisa são estudantes da turma de 7º ano (na qual está incluso um estudante com Deficiência Visual), a diretora, técnica educacional e professora de ciências. Sobre o grau de satisfação com as ações, 57,9% ficaram muito satisfeitos e 42,1% totalmente com a aula de campo; 63,1% ficaram totalmente satisfeitos com a coleta e identificação das partes dos vegetais; 63% ficaram muito satisfeitos em aprender morfologia das plantas da própria comunidade; 57% ficaram totalmente satisfeitos em realizar pesquisas com seus familiares e confeccionar exsicatas; sobre a parte dos vegetais 89,5% aprenderam mais sobre os tipos de raízes. O produto educacional é um ebook intitulado: “Botânica Interativa” composto por desenhos e explicações sobre morfologia vegetal com personagens femininos da comunidade quilombola em questão. Serão abordados vegetais locais visando tornar o conteúdo de botânica mais atrativo, interativo, contextualizado e identitário. Os dados desta pesquisa apontam importantes momentos de ampliação do debate sobre o processo de inclusão de estudantes com deficiência visual em sala de aula, assim como demonstra a importância de investimentos em alternativas metodológicas, recursos didáticos que possam tornar o ensino e a aprendizagem de Ciências da Natureza inclusivo, significativo e transformador, com um olhar diferenciado para a dinâmica da Educação do Campo, para as pessoas que vivem no campo. |
Resumen : | Through a deeper exploration of Special Education, it was introduced the research question: How are didactic alternatives configured, considering the topic of plant Morphology, with the goal of promoting favorable conditions for teaching and learning of the students with Visual Deficiency and typically sighted students inside Quilombola educational context? It has been chosen the qualitative approach and action research as a methodology. The purpose this study is to examine the results of the sequence of activities exploring plant Morphology, with the intention of checking the effectiness of teaching and learning process of the Visual Deficiency students, grounded in students’s lived experiences, prior knowledge, skills and collaborative learning.The present study was realized in municipality of Salvaterra, Marajó archipelago, located in Pará State, particularly childhood education and elementary in quilombola school named Benedito Thomaz Carneiro in Pau Furado community. Students of 7th grade participated this research, in particular, were including one student with Visual Deficiency, as well as the principal, a pedagogical technical and Science’s teacher. Regarding the level of satisfaction with the actions performed, the students expressed their opnion throught theses datas: 57,9% were very satisfied and 42,1% totally enjoyed the field class; 63,1% were totally satisfied with the collection and identification of plant parts; 63% were really satisfaction with learning about the morphology of the community’s own plants; 57% of the students expressed satisfaction with carrying out research with their families and making Herbarium specimens about plants parts; 89,5% learned more about the different kinds of plants roots. As a outcome, it was created an E-book calls by “Interactive Botany in quilombo” that was included drawing and explanation about Plant Morphology, and typical female characters this community. The vegetables this area were examined, with the goal of making botany content more engagaing, interactive, relevant and identity-based. Thus, research data highlights important stages from debate about inclusion procecess of students visual Deficiency in classroom, also it has showed that is necessary the investment in alternative methodologies, didactic resources so that the teaching learning of Natural Science more inclusive, meaningful and empowering. Taking a new approach to rural education, especially for those living in rural communities. |
Palabras clave : | Ciências-Estudo e ensino Deficiência visual Educação do campo Aprendizagem |
metadata.dc.subject.areadeconcentracao: | ENSINO, APRENDIZAGEM E FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICAS |
metadata.dc.subject.linhadepesquisa: | FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICAS ENSINO E APRENDIZAGEM DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICAS PARA A EDUCAÇÃO CIDADÃ |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA |
País: | Brasil |
Editorial : | Universidade Federal do Pará |
Sigla da Instituição: | UFPA |
Instituto: | Instituto de Educação Matemática e Científica |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Docência em Educação em Ciências e Matemáticas |
metadata.dc.rights: | Acesso Aberto |
metadata.dc.source: | 1 CD-ROM |
Aparece en las colecciones: | Dissertações em Docência em Educação em Ciências e Matemáticas (Mestrado) - PPGDOC/IEMCI |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
2023_Dissertação Final_ Raiza Alcântara Frota.pdf | 7,07 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons