Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/17085
Tipo: Dissertação
Data do documento: 12-Dez-2024
Autor(es): SILVA, Sérgio Yuri de Almeida da
Primeiro(a) Orientador(a): MOURA, Sebastião Rodrigues
Primeiro(a) coorientador(a): MARTINS, France Frahia
Título: Pesquisa-formação com professoras de física do ensino médio integrado: por entre reflexões de transformação da própria prática e diálogos coletivos
Citar como: SILVA, Sérgio Yury Almeida da. Pesquisa-formação com professoras de física do ensino médio integrado: por entre reflexões de transformação da própria prática e diálogos coletivos. Orientador: Sebastião Rodrigues-Moura. 2024 61f. Dissertação (Mestrado Profissional em Docência em Educação em Ciências e Matemáticas) - Programa de Pós-Graduação em Docência em Educação em Ciências e Matemáticas, Instituto de Educação Matemática e Científica, Universidade Federal do Pará, Belém, 2024. Disponível em: https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/17085. Acesso em:.
Resumo: Nesta investigação narrativa, busco compreender como professoras de Física, em processo de pesquisa-formação, refletem sobre a transformação de suas próprias práticas docentes a partir da avaliação de um material educacional de Física para o ensino médio integrado. A problemática que norteia este estudo é: em que termos essas professoras, durante o processo de pesquisa-formação, refletem sobre a transformação da própria prática a partir dessa avaliação? Metodologicamente, adoto a Pesquisa Narrativa como método de investigação qualitativa e fenômeno a ser explorado, por meio de um processo de pesquisa-formação desenvolvido com duas professoras atuantes no ensino médio integrado de uma instituição federal no estado do Pará, Brasil. A pesquisa-formação foi estruturada em três etapas principais: (1) “Reconhecendo me”, que incentiva as professoras a refletirem sobre suas trajetórias profissionais e práticas pedagógicas; (2) “Análise da Sequência Didática”, que promove a crítica e adaptação de materiais didáticos para aplicação em contextos reais de ensino; e (3) “Diálogos Reflexivos”, que facilitam a troca de experiências e ideias entre as docentes, visando ao aprimoramento do ensino de Física. Para a construção e análise dos dados, utilizei a Análise Textual Discursiva a partir de diálogos coletivos gravados em áudio e transcritos. Os resultados evidenciam a importância da reflexão contínua sobre a prática docente na transformação pessoal, por meio de diálogos reflexivos nos quais as professoras puderam analisar criticamente suas práticas e compartilhar emoções e singularidades relacionadas à profissão. Esse processo colaborativo fortaleceu não apenas o desenvolvimento de um produto educacional mais robusto e alinhado às necessidades reais de ensino, mas também promoveu uma compreensão mais ampla da docência. Concluo ser essencial promover ações na formação de professores, expandindo a pesquisa-formação para abranger mais temas e problemáticas que integrem o ensino de Física aos cursos do ensino médio integrado nas instituições federais. A colaboração e a reflexão contínua beneficiaram tanto a formação das professoras quanto o desenvolvimento de um produto educacional alinhado às demandas reais do ensino. Como fruto desta experiência, foi desenvolvido um produto educacional denominado "Referencial de Pesquisa-Formação para Professores de Física do Ensino Médio Integrado: (Re)Conhecimento de Si e Diálogos Reflexivos", que propõe meios e estratégias necessárias ao desenvolvimento da formação docente com processos metodológicos adaptáveis às diversas realidades enfrentadas no ensino médio integrado.
Abstract: In this narrative investigation, I seek to understand how Physics teachers, engaged in a research training process, reflect on the transformation of their own teaching practices through the evaluation of an educational Physics material for integrated high school education. The central question guiding this study is: In what ways do these teachers, during the research-training process, reflect on the transformation of their own practice based on this evaluation? Methodologically, I adopt Narrative Inquiry as both a qualitative research method and the phenomenon to be explored, through a research-training process developed with two teachers working in integrated high school education at a federal institution in the state of Pará, Brazil. The research-training was structured in three main stages: (1) “Recognizing Myself”, which encourages teachers to reflect on their professional journeys and pedagogical practices; (2) “Analysis of the Didactic Sequence”, which promotes the critique and adaptation of didactic materials for application in real teaching contexts; and (3) “Reflective Dialogues”, which facilitate the exchange of experiences and ideas among the teachers, aiming to enhance Physics teaching. For the construction and analysis of the data, I utilized Discursive Textual Analysis based on collective dialogues that were audio-recorded and transcribed. The results highlight the importance of continuous reflection on teaching practice in personal transformation, through reflective dialogues in which the teachers could critically analyze their practices and share emotions and singularities related to the profession. This collaborative process strengthened not only the development of a more robust educational product aligned with the real needs of teaching but also promoted a broader understanding of the teaching profession. I conclude that it is essential to promote actions in teacher education, expanding research-training to encompass more themes and issues that integrate Physics teaching with integrated high school courses in federal institutions. Collaboration and continuous reflection benefited both the teachers' professional development and the creation of an educational product aligned with the real demands of teaching. As a result of this experience, an educational product was developed entitled "Research-Training Framework for Physics Teachers of Integrated High School Education: (Re)Knowing Oneself and Reflective Dialogues", which proposes necessary means and strategies for developing teacher education with methodological processes adaptable to the diverse realities faced in integrated high school educatio.
Palavras-chave: Física-Estudo e ensino
Formação de professores
Pesquisa narrativa
Educação
Área de Concentração: ENSINO, APRENDIZAGEM E FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICAS
Linha de Pesquisa: FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICAS
ENSINO E APRENDIZAGEM DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICAS PARA A EDUCAÇÃO CIDADÃ
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal do Pará
Sigla da Instituição: UFPA
Instituto: Instituto de Educação Matemática e Científica
Programa: Programa de Pós-Graduação em Docência em Educação em Ciências e Matemáticas
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Fonte: 1 CD-ROM
Aparece nas coleções:Dissertações em Docência em Educação em Ciências e Matemáticas (Mestrado) - PPGDOC/IEMCI

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertacao_PesquisaFormacaoProfessores.pdf3,77 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Produto_ReferencialesPesquisaFormacao.pdf3,21 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons