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Tipo: Dissertação
Data do documento: 29-Mai-2024
Autor(es): BRAGA, Vânia Ferreira
Primeiro(a) Orientador(a): LUCENA , Isabel Cristina Rodrigues de
Título: Ensino-avaliação-aprendizagem de multiplicação nos anos iniciais com o uso de tarefas.
Citar como: BRAGA, Vânia Ferreira. Ensino-avaliação-aprendizagem de multiplicação nos anos iniciais com o uso de tarefas. Orientadora:. : Isabel Cristina Rodrigues de Lucena. Belém, 2024. 188 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Docência em Educação em Ciências e Matemáticas) - Programa de Pós-Graduação em Docência em Educação em Ciências e Matemáticas, Instituto de Educação Matemática e Científica, Universidade Federal do Pará, Belém, 2024. Disponível em: https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/17086. Acesso em:.
Resumo: Esta pesquisa teve por objetivo investigar, a partir de uma dada proposta de ensino, como as aprendizagens ocorrem em um contexto comum de sala de aula. Foi considerado com mais aprofundamento os processos vivenciados pelos alunos na aprendizagem de conceitos que contemplam as ideias da multiplicação, do que apenas os resultados das respostas das tarefas. O aporte teórico que orienta este estudo está nos debates a respeito da avaliação para a aprendizagem e a diversificação das tarefas no campo multiplicativo, em especial a operação de multiplicação. As tarefas foram desenvolvidas em uma escola da rede de ensino municipal de Canaã dos Carajás-PA, em uma turma do 5º ano, com 32 participantes. O percurso investigativo foi de natureza qualitativa. Os dados foram obtidos por meio de registros, orais e escritos, produzidos por grupos de alunos no momento do desenvolvimento de 6 (seis) tarefas do tipo problema, exercício, investigação e exploração do campo conceitual multiplicativo. Essas tarefas foram pautadas nas habilidades propostas pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC) voltadas para o 4º ano do Ensino Fundamental, potencialmente, com o propósito de ensinar, aprender e avaliar. No desenvolvimento das atividades, buscamos estabelecer conexões entre procedimentos aditivos e multiplicativos, regularidades numéricas de múltiplos e os processos envolvidos na resolução do algoritmo da multiplicação. A análise dos dados foi interpretativa dos registros obtidos no desenvolvimento de tarefas, tidas como de ensino-aprendizagem-avaliação, realizadas em sala de aula pelos grupos de alunos. Tomamos como referência a avaliação na perspectiva formativa (Fernandes, 2005, 2006, 2008), a diversificação de tarefas, tipo exercício, problema, investigação e exploração (Ponte, 2005, 2006, 2010, 2014) e a Teoria dos Campos Conceituais (Vergnaud, 1993, 1996, 2003, 2009). A diversificação das tarefas se mostrou propícia para a compreensão e o desenvolvimento de esquemas estratégicos de resolução de situações que envolvem as quatro ideias inerentes à multiplicação. Desse modo, indicamos as tarefas com caminho para articular o ensino-aprendizagem-avaliação, pois elas se configuraram como elementos essenciais em um ambiente de aprendizagem colaborativo, por meio de feedback direcionado, para o desenvolvimento do pensamento multiplicativo. A presente pesquisa apontou que as tarefas de caráter investigativo/exploratório ainda são pouco propostas em contexto de sala de aula e o fato de registrar os caminhos que foram percorridos para se chegar à resolução foi tido com algo difícil pelos alunos, por essa não ser uma prática corriqueira em sala de aula. Além desses resultados, a pesquisa gerou o Produto Educacional: Tarefas de ensino aprendizagem-avaliação de multiplicação: uma proposta para professores que ensinam matemática, que é destinado, principalmente, aos professores do 4º ano do Ensino Fundamental, com o objetivo de direcionar e apoiar esses professores em suas aulas e, assim, contribuir com o processo de ensino-aprendizagem-avaliação.
Abstract: This research aimed to investigate, based on a given teaching proposal, how learning occurs in a common classroom context. The processes experienced by students in learning concepts that include the ideas of multiplication were considered in greater depth, rather than just the results of the answers to the tasks. The theoretical framework that guides this study is the debates regarding assessment for learning and the diversification of tasks in the multiplicative field, especially the multiplication operation. The tasks were developed in a school in the municipal education network of Canaã dos Carajás-PA, in a 5th grade class with 32 participants. The investigative path was of a qualitative nature. The data were obtained through oral and written records, produced by groups of students at the time of the development of 6 (six) tasks of the problem, exercise, investigation and exploration type of the multiplicative conceptual field. These tasks were based on the skills proposed by the National Common Curricular Base (BNCC) aimed at the 4th grade of Elementary School, potentially, with the purpose of teaching, learning and evaluation. In developing the activities, we sought to establish connections between additive and multiplicative procedures, numerical regularities of multiples and the processes involved in solving the multiplication algorithm. Data analysis was interpretative of the records obtained in the development of tasks, considered as teaching-learning-evaluation, carried out in the classroom by groups of students. We took as reference the evaluation in the formative perspective (Fernandes, 2005, 2006, 2008), the diversification of tasks, such as exercises, problems, investigation and exploration (Ponte, 2005, 2006, 2010, 2014) and the Theory of Conceptual Fields (Vergnaud, 1993, 1996, 2003, 2009). The diversification of tasks proved to be conducive to understanding and developing strategic schemes for solving situations that involve the four ideas inherent to multiplication. Thus, we indicate the tasks as a way to articulate teaching learning-evaluation, since they were configured as essential elements in a collaborative learning environment, through targeted feedback, for the development of multiplicative thinking. This research showed that investigative/exploratory tasks are still rarely proposed in the classroom context and the fact of recording the paths that were taken to reach the solution was considered somewhat difficult by the students, since this is not a common practice in the classroom. In addition to these results, the research generated o Educational Product: Multiplication teaching-learning-assessment tasks: a proposal for teachers who teach mathematics, which is intended at teachers who teach mathematics with the objective of guiding and supporting these teachers in their classes and, thus, contributing to the teaching learning-evaluation process.
Palavras-chave: Educação
Ensino-Aprendizagem
Campo conceitual multiplicativo
Matemática
Área de Concentração: ENSINO, APRENDIZAGEM E FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICAS
Linha de Pesquisa: FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICAS
ENSINO E APRENDIZAGEM DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICAS PARA A EDUCAÇÃO CIDADÃ
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal do Pará
Sigla da Instituição: UFPA
Instituto: Instituto de Educação Matemática e Científica
Programa: Programa de Pós-Graduação em Docência em Educação em Ciências e Matemáticas
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Fonte: 1 CD-ROM
Aparece nas coleções:Dissertações em Docência em Educação em Ciências e Matemáticas (Mestrado) - PPGDOC/IEMCI

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