Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/17087
Tipo: Dissertação
Fecha de publicación : 22-ago-2023
Autor(es): MELO, Maria Marcilene
Primer Orientador: MACHADO JUNIOR, Arthur Gonçalves
Título : Geometria e educação infantil: percepções sobre o trabalho docente com crianças
Citación : MELO, Maria Marcilene. Geometria e educação infantil: percepções sobre o trabalho docente com crianças . Orientador: Arthur Gonçalves Machado Júnior 2022. 96 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Docência em Educação em Ciências e Matemáticas) - Programa de Pós-Graduação em Docência em Educação em Ciências e Matemáticas, Instituto de Educação Matemática e Científica, Universidade Federal do Pará, Belém, 2022. Disponível em: https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/17087. Acesso em:.
Resumen: A presente pesquisa perpassa pela seguinte questão de investigação: em que termos a construção do pensamento geométrico das crianças vem sendo proposta nas práticas pedagógicas da Educação Infantil? Para tanto, adotamos como fundamentação teórica as ideias de Imbernón (2009, 2011) sobre a importância da formação continuada, de Lorenzato (2018) e de Valente (2014), abordando a geometria da criança, e os documentos oficiais RCNEI (1998), DCNEI (2009) e BNCC- EI (2017). O objetivo deste estudo versa sobre compreender as práticas pedagógicas desenvolvidas pelos professores(as) de educação infantil na construção do pensamento geométrico das crianças. Desse modo, o processo formativo foi desenvolvido no município de São Francisco do Pará, por meio de um curso de formação para 5 coordenadores e 23 professores de educação infantil. A implementação ocorreu no 1º semestre de 2022 e o método da pesquisa partiu de uma abordagem qualitativa do tipo pesquisa participante. Optou-se pela Análise Textual Discursiva (ATD), de Moraes e Galiazzi (2011, 2016), para análise dos dados coletados e utilizou-se para a construção das coletas de dados os seguintes instrumentos;(I) questionário; (II)diário de campo, para as observações sistemáticas;(III) vídeos e áudios. A pesquisa inspirou as atividades que constituem o produto educacional em formato de e-book. Em relação aos resultados, emergiram novos paradigmas como a relevância da formação continuada para o desenvolvimento de novas práticas e o conhecimento individual e coletivo do professor sobre o objeto investigado.
Resumen : The present research is based on the following research question: "In what terms, the pedagogical practices developed by early childhood education teachers contribute to the construction of children's geometric thinking"? To this end, we adopt as theoretical foundation the ideas of Imbernón (2009, 2011), on the importance of continuing education, in Lorenzato (2018), and Valente (2014), addressing the geometry of the child, and in the official documents; RCNEI (1998), DCNEI (2009), and BNCC-EI (2017). In this vieis, the objective of this study is about: Investigate and develop pedagogical practices for early childhood education teachers that contribute to the construction of children's geometric thinking. Thus, the training process was developed in the Municipality of São Francisco do Pará, through a training course for 5 coordinators and 23 early childhood education teachers, in which the implementation took place in the first semester of 2022. The research method started from a qualitative approach of the participant research type. We opted for the Discursive Textual Analysis (ATD), by Moraes and Galiazzi (2011, 2016), to analyze the data collected, and the following instruments were used to construct the data collections; (I) questionnaire; (II) field diary, for systematic observations; (III) videos- audios. From this movement sprouted the activities that constitute the educational product in ebook format. Regarding the results, new paradigms emerge about the relevance of continuing education for the development of new practices, as well as for the individual and collective knowledge of the teacher about the investigated object.
Palabras clave : Geometria
Matemática-Estudo e ensino
Educação infantil
metadata.dc.subject.areadeconcentracao: ENSINO, APRENDIZAGEM E FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICAS
metadata.dc.subject.linhadepesquisa: FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICAS
ENSINO E APRENDIZAGEM DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICAS PARA A EDUCAÇÃO CIDADÃ
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
País: Brasil
Editorial : Universidade Federal do Pará
Sigla da Instituição: UFPA
Instituto: Instituto de Educação Matemática e Científica
Programa: Programa de Pós-Graduação em Docência em Educação em Ciências e Matemáticas
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
metadata.dc.source: 1 CD-ROM
Aparece en las colecciones: Dissertações em Docência em Educação em Ciências e Matemáticas (Mestrado) - PPGDOC/IEMCI

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
Dissertacao_GeometriaEducacaoInfqantil.pdf1,29 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Produto_TemGeometriaTem.pdf2,95 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons