Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/17101
metadata.dc.type: Dissertação
Issue Date: 21-Mar-2025
metadata.dc.creator: CAMPOS, Wellington Rodrigo de
metadata.dc.description.affiliation: PMM - Prefeitura Municipal de Moju
metadata.dc.contributor.advisor1: NUNES, Francivaldo Alves
Title: SOME Municipal de Moju/PA: BNCC e Currículo de História
Citation: CAMPOS, Wellington Rodrigo de. SOME Municipal de Moju/PA: BNCC e Currículo de História. Orientador: Francivaldo Alves Nunes. 2025. 133 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de História) - Campus Universitário de Ananindeua, Universidade Federal do Pará, Ananindeua, 2025. Disponível em: https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/17101. Acesso em:.
metadata.dc.description.resumo: Com a ascensão da BNCC, em 2017, coube aos municípios se adequarem as novas diretrizes curriculares, e em Moju não foi diferente, com o Documento Curricular Municipal aprovado em definitivo em 2022. A presente dissertação tem como objetivo discutir o currículo adotado pelos professores de História do SOME municipal de Moju/PA antes e depois da aprovação da BNCC, e posteriormente com a introdução do Documento Curricular Municipal. Para isso, buscou-se entender através da História Oral de Vida a concepção dos professores de história acerca da construção de seus currículos e quais conteúdos considerados mais relevantes para essa construção. Bem como entender as referências adotadas pelos professores, observando as subjetividades durante suas trajetórias docentes, para tanto, devemos entender que o ambiente escolar do SOME corresponde a Educação do Campo e toda a complexidade que este tipo de educação possui com a blocamento de carga horária, o deslocamento do docente e as deficiências costumeiras das escolas campesinas pelos interiores da Amazônia. Através desta análise evidenciou junto aos professores entrevistados que existem ausências importantes no currículo prescrito municipal, como o distanciamento da História Local com a educação desenvolvida no campo, visto que o campo mojuense abriga uma rica e complexa história de lutas sociais e disputas pela posse da terra.
Abstract: With the rise of the BNCC, in 2017, it was up to the municipalities to adapt to the new curricular guidelines, and in Moju it was no different, with the Municipal Curricular Document approved definitively in 2022. This dissertation aims to discuss the curriculum adopted by History teachers at the municipal SOME of Moju/PA before and after the approval of the BNCC, and subsequently with the introduction of the Municipal Curricular Document. To this end, we sought to understand through Oral Life History the conception of history teachers about the construction of their curricula and which contents were considered most relevant for this construction. As well as understanding the references requested by teachers, observing the subjectivities during their teaching careers, to do so, we must understand that the SOME school environment corresponds to Rural Education and all the complexity that this type of education has with the blocking of workload, the location of the teacher and the usual deficiencies of rural schools in the interior of the Amazon. Through this analysis, it became clear to the interviewed teachers that there are important absences in the prescribed municipal curriculum, such as the distance between Local History and education developed in the countryside, given that the Mojuense countryside is home to a rich and complex history of social struggles and disputes over land ownership.
Keywords: Ensino de História
BNCC
Currículo
SOME
Moju - PA
History teaching
Curriculum
metadata.dc.subject.areadeconcentracao: ENSINO DE HISTÓRIA
metadata.dc.subject.linhadepesquisa: SABERES HISTÓRICOS NO ESPAÇO ESCOLAR
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA::HISTORIA DO BRASIL::HISTORIA REGIONAL DO BRASIL
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal do Pará
metadata.dc.publisher.initials: UFPA
metadata.dc.publisher.department: Campus Universitário de Ananindeua
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Mestrado Profissional em Ensino de História
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
metadata.dc.source: Disponível na internet via correio eletrônico: bbca@ufpa.br
Appears in Collections:Dissertações em Ensino de História (Mestrado Profissional) - PROFHISTÓRIA/Ananindeua

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dissertacao_SomeMunicipalMoju.pdf10,86 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons