Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/17230
Tipo: Dissertação
Data do documento: 27-Abr-2020
Autor(es): GONÇALVES, Camilo Lélis Assis
Primeiro(a) Orientador(a): BARROS, Fabrício José Brito
Título: Detecção e rastreamento de componentes de vagões ferroviários utilizando redes neurais convolucionais e restricões geométricas
Citar como: GONÇALVES, Camilo Lélis Assis. Detecção e rastreamento de componentes de vagões ferroviários utilizando redes neurais convolucionais e restrições geométricas. Orientador: Fabrício José Brito Barros. 2020. 68 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia Elétrica) - Instituto de Tecnologia, Universidade Federal do Pará, Belém, 2020. Disponível em: https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/17230. Acesso em:.
Resumo: A inspeção de componentes de trem que podem causar descarrilamento possui um papel importante na manutenção ferroviária. A fim de aumentar a produtividade e a segurança, empresas prestadoras de serviços procuram por soluções de inspeção automáticas e confiáveis. Apesar da inspeção automática baseada em visão computacional ser um conceito consolidado, tais aplicações desafiam a comunidade de desenvolvimento em razão de fatores ambientais e logísticos a serem considerados. Este trabalho propõe uma técnica de detecção e estimativa das posições das regiões de dreno presentes em vagões de trem. Nosso detector/rastreador consiste em uma rede neural convolucional e um conjunto de restrições geométricas, que levam em conta a trajetória ideal dos componentes de interesse dos vagões e as distâncias entre eles. Detalhamos os procedimentos de treinamento e validação, juntamente com as métricas utilizadas para aferir a performance do sistema proposto. Os resultados apresentados são comparados com outras duas técnicas, e exibem um bom custo‑benefício entre confiança e complexidade computacional para a detecção dos componentes de interesse.
Abstract: A inspeção de componentes de trem que podem causar descarrilamento possui um papel importante na manutenção ferroviária. A fim de aumentar a produtividade e a segurança, empresas prestadoras de serviços procuram por soluções de inspeção automáticas e confiáveis. Apesar da inspeção automática baseada em visão computacional ser um conceito consolidado, tais aplicações desafiam a comunidade de desenvolvimento em razão de fatores ambientais e logísticos a serem considerados. Este trabalho propõe uma técnica de detecção e estimativa das posições das regiões de dreno presentes em vagões de trem. Nosso detector/rastreador consiste em uma rede neural convolucional e um conjunto de restrições geométricas, que levam em conta a trajetória ideal dos componentes de interesse dos vagões e as distâncias entre eles. Detalhamos os procedimentos de treinamento e validação, juntamente com as métricas utilizadas para aferir a performance do sistema proposto. Os resultados apresentados são comparados com outras duas técnicas, e exibem um bom custo‑benefício entre confiança e complexidade computacional para a detecção dos componentes de interesse.
Palavras-chave: Visão computacional
Detecção e rastreamento de objetos
Aprendizagem profunda
Aprendizado de máquina
Computer vision,
Object tracking
Deep learning
Machine learning
Área de Concentração: COMPUTAÇÃO APLICADA
Linha de Pesquisa: INTELIGÊNCIA COMPUTACIONAL
CNPq: CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA ELETRICA
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal do Pará
Sigla da Instituição: UFPA
Instituto: Instituto de Tecnologia
Programa: Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Fonte URI: Disponível na internet via correio eletrônico: bibliotecaitec@ufpa.br
Aparece nas coleções:Dissertações em Engenharia Elétrica (Mestrado) - PPGEE/ITEC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dis_DeteccaoRastreamentoComponentes.pdf18,31 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons