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https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/17238
metadata.dc.type: | Dissertação |
Issue Date: | 26-Feb-2024 |
metadata.dc.creator: | OLIVEIRA, Matheus de Sousa |
metadata.dc.contributor.advisor1: | PETIT, Pere |
Title: | Entre o cinema e a locomotiva: os documentários de Edivaldo Moura como escrituras fílmicas de um passado castanhalense (1940-1995) |
metadata.dc.description.sponsorship: | CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior |
Citation: | OLIVEIRA, Matheus de Sousa. Entre o cinema e a locomotiva: os documentários de Edivaldo Moura como escrituras fílmicas de um passado castanhalense (1940-1995). Orientador: Pere Petit. 2024. 182 f. Dissertação (Mestrado em História) - Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, Universidade Federal do Pará, Belém, 2024. Disponível em: cole aqui o link depois de aprovado. Acesso em:. |
metadata.dc.description.resumo: | Esta pesquisa visa analisar o processo de escritura fílmica de parte do cotidiano urbano do século XX (1940-1995) do município de Castanhal (Pará) através de dois documentários produzidos pelo cineasta paraense Edivaldo Moura, sendo eles O Cinema de Seu Duca (2016) que aborda a trajetória multicultural do Cine Argus durante suas quase seis décadas de funcionamento no município; e A Última Maria (2021) que centra-se em parte dos elementos estruturais da estrada de ferro de Bragança (EFB), no dia-a-dia dos habitantes castanhalenses, resguardando a locomotiva Castanhal e a estação ferroviária como protagonistas. Ambos os filmes são estruturados de formas semelhantes ao convidar moradores do município para compartilhar suas experiências pessoais pretéritas com os elementos principais que os filmes visionam – o Cine Argus e a Locomotiva Castanhal. Utilizamos a análise fílmica (leitura interna) em conjunto com fontes documentais para afirmar os filmes não como espelhos que representam um passado já dado por uma externalidade social passiva, mas sim como produtores de um movimento histórico próprio ao período castanhalense abordado e, principalmente, ao seu presente produtor. Como resultado, os filmes foram entendidos como criadores de uma inteligibilidade temporal que ancora presente-passado ao formularem suas próprias escrituras especificas de parte da transformação urbana de Castanhal, tendo o cinema e a locomotiva, junto às experiências sociais desenvolvidas nesses espaços, como símbolos suplantados – e ao mesmo tempo resistentes – da política de remodelamento urbano-comercial de Castanhal iniciada com vigor a partir da segunda metade do século XX no município. |
Abstract: | This research aims to analyze the process of filmic writing of part of the urban daily life of the 20th century (1940-1995) in the city of Castanhal (Pará) through two documentaries produced by the paraense filmmaker Edivaldo Moura, which are O Cinema de Seu Duca (2016), that addresses the multicultural trajectory of Cine Argus during its nearly six decades of operation in the city; and A Última Maria (2021), that focuses on some of the structural elements of the Bragança railway (EFB) in the daily life of the inhabitants of Castanhal, safeguarding the Castanhal locomotive and the railway station as protagonists. Both films are structured in similar ways by inviting residents of the city to share their past personal experiences with the main elements that the films envision – the Cine Argus and the Castanhal Locomotive. Film analysis (internal reading) was utilized in conjunction with documents sources to assert the films not as mirrors that represent a past already given by a passive social externality, but rather as producers of a historical movement proper to the Castanhal period addressed and, mainly, to its present producer. As a result, the films were understood as creators of a temporal intelligibility that anchors the present-past by formulating their own specific writings of part of the urban transformation of Castanhal, having the cinema and the locomotive, along with the social experiences developed in these spaces, as supplanted symbols – and at the same time resistant – of the policy of urban-commercial remodeling of Castanhal initiated vigorously from the second half of the 20th century in the city. |
Keywords: | História cultural Cinema Castanhal Documentário Tradição oral Cultural history Cinema Castanhal Documentary Oral tradition |
metadata.dc.subject.areadeconcentracao: | HISTÓRIA SOCIAL DA AMAZÔNIA |
metadata.dc.subject.linhadepesquisa: | ARTE, CULTURA, RELIGIÃO E LINGUAGENS |
metadata.dc.subject.cnpq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
Publisher: | Universidade Federal do Pará |
metadata.dc.publisher.initials: | UFPA |
metadata.dc.publisher.department: | Instituto de Filosofia e Ciências Humanas |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de Pós-Graduação em História |
metadata.dc.rights: | Acesso Aberto Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil |
metadata.dc.source.uri: | Disponível na internet via correio eletrônico: ifchbiblioteca@gmail.com |
Appears in Collections: | Dissertações em História (Mestrado) - PPHIST/IFCH |
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