SIBI! EM BREVE O RIUFPA ESTARÁ LIBERADO! AGUARDEM!
 

Letramento matemático no 2º ano dos anos iniciais do ensino fundamental a partir do ponto de vista dos professores sobre suas práticas docentes

Imagem de Miniatura

Data

04-07-2024

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

item.page.theme

Tipo de acesso

Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilaccess-logo

Agência de fomento

Contido em

Citar como

FARIAS, Mirian Zuqueto. Letramento matemático no 2º ano nos anos iniciais do ensino fundamental a partir do ponto de vista dos professores sobre suas práticas docentes.Orientador: Isabel Cristina Rodrigues de Lucena. 2024. 121 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Docência em Educação em Ciências e Matemáticas) - Programa de Pós-Graduação em Docência em Educação em Ciências e Matemáticas, Instituto de Educação Matemática e Científica, Universidade Federal do Pará, Belém, 2024. Disponível em: https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/17243. Acesso em:.

DOI

Neste contemporâneo estudo, buscou-se analisar o ponto de vista dos professores que ensinam matemática no 2º ano, nos anos iniciais do ensino fundamental sobre suas práticas docentes em relação ao letramento matemático. Com base neste trabalho, propõe-se como produto educacional titulado “Catálogo Informativo: letramento matemático para os anos iniciais um levantamento para a prática docente a partir do eduCAPES”, contendo informações e orientações didáticas relacionadas aos resultados da pesquisa, no intuito de auxiliar professores em relação ao ensino da matemática, evidenciando todos os professores do 2º ano dos anos iniciais do ensino fundamental da rede municipal de ensino, totalizando 49 professores. Diante disso, optou-se pela pesquisa de natureza aplicada com abordagem quantitativa assentada nos procedimentos metodológicos do estudo de caso. As informações foram levantadas por meio de um questionário guia pelo google forms com 10 perguntas fechadas, a fim de se identificar o ponto de vista dos professores sobre letramento matemático na perspectiva para suas próprias práticas docentes. Com esta perspectiva o embasamento teórico pauta-se em Rosalind Thomas (2005), Vygotsky (1996), Brian Street (2013), Tfouni (2017), Souza (2018),Passos e Nacarato (2018), Dante (2021), Soares (2021), Ubugai (2021), Nascimento (2021),Silva (2021), Carvalho (2022), Nunes e Alves (2023), Guerra (2023), Carvalho e Araújo (2022), Santos (2022), Possetti (2022), Silva e Oliveira (2022), Freire (1996), Ponte (2018), Alarcão (2022) Severino (2018) e Prodanov e Freitas (2012). Em síntese, os resultados destacam a importância de adaptar e renovar as práticas pedagógicas para garantir que o ensino da matemática se torne mais significativo para os estudantes. Um aspecto fundamental identificado na pesquisa é a necessidade de enfatizar, na formação de professores, a importância do letramento matemático como um processo que prepara os alunos para o enfrentamento de problemas práticos, pensar criticamente e se envolver em atividades que demandem habilidades matemáticas.

browse.metadata.ispartofseries

Área de concentração

ENSINO, APRENDIZAGEM E FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICAS

Linha de pesquisa

FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICAS, ENSINO E APRENDIZAGEM DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICAS PARA A EDUCAÇÃO CIDADÃ

CNPq

CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO, CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA

País

Brasil

Instituição

Universidade Federal do Pará

Sigla da Instituição

UFPA

Instituto

Instituto de Educação Matemática e Científica

Programa

Programa de Pós-Graduação em Docência em Educação em Ciências e Matemáticas

item.page.isbn

Fonte

1 CD-ROM

item.page.dc.location.country

Fonte URI