Ensino e aprendizagem de História baseada em problemas: Estudo de Caso em uma turma de 9º ano da EMEIF Monte Horebe, no Município do Acará-PA

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2025-03-14

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

item.page.theme

Editora(s)

Universidade Federal do Pará

Tipo de acesso

Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilaccess-logo

Contido em

Citação

SOUZA, Luiz Humberto de Oliveira. Ensino e aprendizagem de História baseada em problemas: Estudo de Caso em uma turma de 9º ano da EMEIF Monte Horebe, no município do Acará-PA. Orientador: Renato Pinheiro da Costa. 2025. 143 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de História) - Campus Universitário de Ananindeua, Universidade Federal do Pará, Ananindeua, 2025. Disponível em: https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/17261. Acesso em:.

DOI

Este estudo investiga a utilização das metodologias ativas de ensino nas aulas de História da Escola Monte Horebe, localizada no município de Acará-Pa, a partir de uma inquietação central: a abordagem de ensino tradicionalista adotada na instituição. A problemática identificada foi a prática de ensino do componente curricular de História que se caracteriza pela transmissão passiva de conteúdos, com ênfase na memorização de fatos históricos, sem significado prático para a vida do educando, prática essa, batizada pelo educador Paulo Freire, como "educação bancária". Para abordar esse problema, o estudo foi desenvolvido com uma pesquisa qualitativa, com um foco em estudo de caso realizado com alunos do 9º ano do Ensino Fundamental da referida escola, utilizando a metodologia de pesquisa-ação participante. Foram empregados elementos etnográficos, como observações de campo, entrevistas e anotações do diário de pesquisa. O produto educacional dessa investigação foi uma aula-oficina baseada na Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP), com o objetivo de transformar a prática pedagógica da escola e superar o modelo tradicional de ensino de História ainda em vigor.

Agência de Fomento

browse.metadata.ispartofseries

item.page.isbn

Fonte

Disponível na internet via correio eletrônico: bbca@ufpa.br

item.page.dc.location.country

Citação

SOUZA, Luiz Humberto de Oliveira. Ensino e aprendizagem de História baseada em problemas: Estudo de Caso em uma turma de 9º ano da EMEIF Monte Horebe, no município do Acará-PA. Orientador: Renato Pinheiro da Costa. 2025. 143 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de História) - Campus Universitário de Ananindeua, Universidade Federal do Pará, Ananindeua, 2025. Disponível em: https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/17261. Acesso em:.