Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/17267
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorPACHECO, Lucas de Sousa-
dc.date.accessioned2025-04-23T17:02:45Z-
dc.date.available2025-04-23T17:02:45Z-
dc.date.issued2020-06-30-
dc.identifier.citationPACHECO, Lucas de Sousa. Mobility and cloud management in wireless heterogeneous 5g networks. Orientador: Eduardo Coelho Cerqueira. 2020, 77 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia Elétrica) - Instituto de Tecnologia, Universidade Federal do Pará, Belém, 2020. Disponível em: https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/17267. Acesso em:.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/17267-
dc.description.abstractThe network mobility management branch is responsible for the protocols and actions taken by the network to ensure connectivity and the continuity of services consumed by mobile users. In this dissertation we analyse how next-generation networks pave the way for the distribution of video in vehicular networks (VANETs), composed by an heterogeneous ultra-dense infrastructure, joining existing wireless communication technologies to obtain greater spectral efficiency. A handover algorithm called HoVe is presented. Based on various criteria for video distribution on ultra-dense 5G VANETs. The simulation results show HoVe’s efficiency in providing videos with 19% higher quality than state-of-the-art algorithms, improving the package delivery rate by at least 30%. This work studies a particular case of VANETs that benefits from computing at the edge of the network, the case of Connected Autonomous Vehicles, or CAVs. Edge and mist computing are emerging solutions for remote data processing for autonomous vehicles, offering greater computational power, as well as the low latency required by autonomous driving. This work proposes the MOSAIC algorithm for service migration and resource management for communication between layers and between layers in edge and fog computing. Simulation results show the efficiency of the proposed algorithm with a better performance of up to 50% in terms of latency and five times less migration failures.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Ivone Costa (mivone@ufpa.br) on 2025-04-23T16:14:25Z No. of bitstreams: 1 Dissertacao_MobilityCloudManagement.pdf: 1806350 bytes, checksum: 02fbbb2c5bb50c88c0e1ef51074a7a7a (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Ivone Costa (mivone@ufpa.br) on 2025-04-23T17:02:45Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Dissertacao_MobilityCloudManagement.pdf: 1806350 bytes, checksum: 02fbbb2c5bb50c88c0e1ef51074a7a7a (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-04-23T17:02:45Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Dissertacao_MobilityCloudManagement.pdf: 1806350 bytes, checksum: 02fbbb2c5bb50c88c0e1ef51074a7a7a (MD5) Previous issue date: 2020-06-30en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Parápt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.source.uriDisponível na internet via correio eletrônico: bibliotecaitec@ufpa.brpt_BR
dc.subjectGerenciamento de mobilidadept_BR
dc.subjectRedes veicularespt_BR
dc.subjectQualidade da experiênciapt_BR
dc.subjectMigração de serviçopt_BR
dc.subjectMobility Managementpt_BR
dc.subjectHandoverpt_BR
dc.subjectVehicular Networkspt_BR
dc.subjectQuality of Experiencept_BR
dc.subjectService Migrationpt_BR
dc.titleMobility and cloud management in wireless heterogeneous 5g networkspt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Tecnologiapt_BR
dc.publisher.initialsUFPApt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA ELETRICApt_BR
dc.contributor.advisor1CERQUEIRA, Eduardo Coelho-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1028151705135221pt_BR
dc.contributor.advisor-co1ROSÁRIO, Denis Lima do-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8273198217435163pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8745332530634533pt_BR
dc.description.resumoO ramo de gerência de mobilidade de redes é responsável pelos protocolos e ações tomadas pela rede para garantir continuidade dos serviçoos consumidos por usuários móveis. Nesta dissertação é analisado como as redes de próxima geração abrirão caminho para a distribuição de vídeo em redes veiculares (VANETs), compostas por uma infraestrutura heterogênea ultradensa, unindo tecnologias de comunicação sem fio existentes para obter maior eficiência espectral. E apresentado um algoritmo de handover chamado HoVe. Baseado em vários critérios para distribuição de vídeo em VANETs 5G ultradensas. Resultados de simulação mostram a eficiência do HoVe em fornecer vídeos com qualidade 19% superior a algoritmos do estado-da-arte, melhorando a taxa de entrega de pacotes em pelo menos 30%. Este trabalho estuda um caso particular de VANETs que se beneficia da computação na borda da rede, o caso de Veículos Autonômos Conectados, ou CAVs. A computação de borda e em névoa são soluções emergentes para processamento remoto de dados para veículos autônomos. Este trabalho propõee o algoritmo MOSAIC para migração de serviço e gerenciamento de recursos para comunicação entre camadas e entre camadas na computação de borda e em névoa. Resultados da simulação mostram a eficiência do algoritmo proposto com melhor desempenho de ate 50% em termos de latência e cinco vezes menos falhas de migração.pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Engenharia Elétricapt_BR
dc.subject.linhadepesquisaREDES E SISTEMAS DISTRIBUÍDOSpt_BR
dc.subject.areadeconcentracaoCOMPUTAÇÃO APLICADApt_BR
dc.contributor.advisor1ORCIDhttps://orcid.org/0000-0003-2162-6523pt_BR
dc.contributor.advisor-co1ORCIDHTTPS://ORCID.ORG/0000-0003-1119-2450pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações em Engenharia Elétrica (Mestrado) - PPGEE/ITEC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertacao_MobilityCloudManagement.pdf1,76 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.