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Tipo: Dissertação
Fecha de publicación : 29-feb-2024
Autor(es): MELO, Renata Christine da Silva
Primer Orientador: ALVARENGA, Eric Campos
Título : Missão principal: mulheres desenvolvedoras de jogos eletrônicos e o combate à violência de gênero
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Citación : MELO, Renata Christine da Silva. Missão principal: mulheres desenvolvedoras de jogos eletrônicos e o combate à violência de gênero. 2024. 163 f. Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal do Pará, Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, Belém, 2024. Programa de Pós-Graduação em Psicologia. Disponível em: https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/17283. Acesso em:.
Resumen: Este trabalho objetivou explorar mulheres brasileiras desenvolvedoras de jogos eletrônicos, as experiências hostis vivenciadas no trabalho e as estratégias de enfrentamento utilizadas por elas para lidar com a violência de gênero nesse meio. A metodologia baseia-se na abordagem qualitativa de pesquisa, do tipo exploratória, com levantamento por meio de entrevista online individual com 10 participantes e a análise se deu a partir das propostas das práticas discursivas e produção de sentidos de Spink (2010). Os resultados apontaram que as mulheres gamedevs desse estudo seguem um perfil conforme o panorama da indústria, elas são majoritariamente brancas, habitam principalmente a região sudeste do Brasil e a maioria delas são dos setores de produção ou artes. Todas elas experienciaram violência de gênero de alguma forma – discriminação, assédios, microagressões – durante a carreira, proveniente de chefes ou colegas de trabalho. Para enfrentar e se ajustar a esse cenário adverso, elas utilizam estratégias de sobrevivência ligadas ao esforço de normalizar violências ou proteção (silenciar, recusar e evitar, adaptar o trabalho, rede de apoio...), e outras estratégias estão mais relacionadas com resistência e mudanças (falar e se impor, terapia, rede de apoio entre mulheres, gerenciamento consciente...). Elas também enfatizaram a necessidade de ações modificadoras individuais (pessoas, homens) e coletivas (instituições de ensino, empresas, mídias/redes sociais) que devem ser tomadas pela indústria com foco no incentivo, acolhimento e permanência de meninas e mulheres nas tecnologias e desenvolvimento, bem como no aumento da participação delas em posições de tomada de decisão (CEO) e na educação de homens e comunidade dev para conscientização de privilégios e preconceitos. Por fim, espera-se que esse estudo contribua para ampliar a nossa compreensão sobre gênero, trabalho, desenvolvimento de jogos e estratégias de enfrentamento, mas principalmente, para incentivar futuras pesquisas, projetos e ações que foquem em soluções para que esse cenário se torne mais inclusivo e adequado para grupos sub-representados.
Resumen : This work aimed to explore Brazilian women game developers, the hostile experiences at work and the coping strategies used by them to deal with gender violence in this environment. The methodology is based on the qualitative research approach, exploratory type, with survey through individual online interview with 10 participants and the analysis was based on the proposals of the discursive practices and production of meanings of Spink (2010). The results showed that women gamedevs of this study follow a profile according to the industry panorama, they are mostly white, inhabit mainly the southeastern region of Brazil and most of them are from the production or arts sectors. All of them experienced gender violence in some way - discrimination, harassment, micro aggressions - during their career, coming from bosses or co-workers. To face and adjust to this adverse scenario, they use survival strategies linked to the effort to normalize violence or protection (mute, refuse and avoid, adapt the work, support network...) and other strategies are more related to resistance and change (speak and impose, wear turban to be seen, therapy, support network among women, conscious management...). They also emphasized the need for individual (people, men) and collective (educational institutions, companies, media/social networks) modifying actions that should be taken by the industry with a focus on incentive, reception and permanence of girls and women in technologies and development, as well as in increasing their participation in decision-making (CEO) positions and in the education of men and dev community towards awareness of privileges and prejudices. Finally, it is expected that this work will contribute to expand our knowledge about gender, work, game development and coping strategies, but mainly to encourage future research, projects and actions that focus on solutions so that this scenario becomes more inclusive and suitable for underrepresented groups.
Palabras clave : Mulheres trabalhadoras
Videogames
Violência de gênero
Estratégias de enfrentamento
Working Women
Video Games
Gender-Based Violence
Coping strategies
metadata.dc.subject.areadeconcentracao: PSICOLOGIA
metadata.dc.subject.linhadepesquisa: PSICOLOGIA, SOCIEDADE E SAÚDE
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA
País: Brasil
Editorial : Universidade Federal do Pará
Sigla da Instituição: UFPA
Instituto: Instituto de Filosofia e Ciências Humanas
Programa: Programa de Pós-Graduação em Psicologia
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
metadata.dc.source.uri: Disponível na internet via correio eletrônico: bibhumanas@ufpa.br
Aparece en las colecciones: Dissertações em Psicologia (Mestrado) - PPGP/IFCH

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