História da Geometria para o ensino fundamentada na Ideografia Dinâmica

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2025-02-25

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Universidade Federal do Pará

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Acesso Aberto
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CASTILLO BRACHO, Luis Andrés. História da Geometria para o Ensino fundamentada na Ideografia Dinâmica. Orientador: Iran Abreu Mendes. 2025. 163 f. Tese (Doutorado em Educação em Ciências e Matemática) - Instituto de Educação Matemática e Científica, Universidade Federal do Pará, Belém, 2025. Disponível em: Detalhes do item Item interno ID: 8073bfbf-12b3-4464-afc5-87aa75d0da49 Handle: 2011/17305 Última modificação: 30-Abr-2025 10:09:07 Nas coleções: Teses em Educação em Ciências e Matemáticas (Doutorado) - PPGECM/IEMCI Página do item: https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/17305. Acesso em:.

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Neste trabalho, faz-se uma descrição reflexiva de uma pesquisa centrada na Ideografia Dinâmica como um fundamento integrador entre a História da Matemática e as Tecnologias Digitais no ensino de geometria. O estudo parte da seguinte questão central: como a História, se utilizada para o ensino da geometria com fundamentação na Ideografia Dinâmica, pode contribuir para uma nova compreensão do desenvolvimento e da sistematização da matemática, promovendo o ensino e a aprendizagem da geometria? A pesquisa tem como objetivo geral explorar a Ideografia Dinâmica como um fundamento que articula a História da Matemática e as Tecnologias Digitais, ampliando as possibilidades de ensino e aprendizagem na geometria. Para isso, foi necessário (i) identificar principais tendências, contribuições e lacunas existentes na produção acadêmica e científica – em âmbito nacional e internacional – relacionada às interações entre História da Matemática e Tecnologias Digitais; (ii) compreender a trajetória histórica das tecnologias na condição de artefatos culturais que influenciaram a cognição, a representação e a comunicação de ideias matemáticas, desde as ideografias estáticas até as dinâmicas; (iii) caracterizar os fundamentos teóricos da História para o Ensino da Matemática e da Ideografia Dinâmica; e (iv) caracterizar a obra de Oliver Byrne – com seus diagramas coloridos aplicados aos Elementos de Euclides – e a obra de Jay Hambidge, com sua abordagem de simetria dinâmica, destacando o modo como esse tipo de material histórico pode ser dinamizado por meio do GeoGebra e do Manim. Ao integrar perspectivas históricas com abordagens tecnológicas, a pesquisa busca sustentar a premissa de que a Ideografia Dinâmica pode transformar o ensino da geometria, promovendo uma compreensão mais dinâmica e interativa dos conceitos matemáticos. Dessa forma, o estudo contribui para a reflexão sobre novas metodologias de ensino, enfatizando o potencial das representações dinâmicas no desenvolvimento do pensamento geométrico e na sistematização da matemática ao longo da história.

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CASTILLO BRACHO, Luis Andrés. História da Geometria para o Ensino fundamentada na Ideografia Dinâmica. Orientador: Iran Abreu Mendes. 2025. 163 f. Tese (Doutorado em Educação em Ciências e Matemática) - Instituto de Educação Matemática e Científica, Universidade Federal do Pará, Belém, 2025. Disponível em: Detalhes do item Item interno ID: 8073bfbf-12b3-4464-afc5-87aa75d0da49 Handle: 2011/17305 Última modificação: 30-Abr-2025 10:09:07 Nas coleções: Teses em Educação em Ciências e Matemáticas (Doutorado) - PPGECM/IEMCI Página do item: https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/17305. Acesso em:.