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metadata.dc.type: Tese
Issue Date: 31-May-2023
metadata.dc.creator: GONÇALVES, Sabrina Forte e Silva
metadata.dc.description.affiliation: SEDUC (PA) - Secretaria de Estado de Educação do Pará
metadata.dc.contributor.advisor1: TAVARES, Maria Goretti da Costa
metadata.dc.contributor.advisor-co1: COSTA, Everaldo Batista da Costa
Title: Da patrimonialização global ao patrimônio-territorial amazônico: a singularidade da Feira do Ver-o-Peso em Belém do Pará
Citation: GONÇALVES, Sabrina Forte e Silva. Da patrimonialização global ao patrimônio-territorial amazônico: a singularidade da Feira do Ver-o-Peso em Belém do Pará. Orientadora: Maria Goretti da Costa Tavares; Coorientador: Everaldo Batista da Costa. 2023. 248 f. Tese (Doutorado em Geografia) - Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, Universidade Federal do Pará, Belém, 2023. Disponível em: https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/17327. Acesso em:.
metadata.dc.description.resumo: Esta pesquisa tem como objeto de análise a Feira do Ver-o-Peso, localizada na cidade de Belém do Pará, como patrimônio-territorial ativado popularmente. Assim, pretende compreender a feira como um território onde resistem práticas socioculturais e memoriais populares, saberes e fazeres ancestrais, mantido por sujeitos historicamente subalternizados pelos processos de formação territorial latino-americana, bem como investigar quais riscos esse patrimônio-territorial enfrenta diante da urbanização, em especial dos processos da patrimonialização global. São propostos os seguintes objetivos: identificar e analisar quais elementos e práticas da cultura amazônica dão notoriedade à Feira do Ver-o-Peso como patrimônio-territorial ativado popularmente a enfrentar riscos perante o processo da patrimonialização global; apontar quem são os sujeitos que ativam e como se constitui a ativação popular do patrimônio-territorial da Feira do Ver-o-Peso; e indicar quais riscos o patrimônio-territorial enfrenta diante da patrimonialização global. Assim, parte-se da relação dialética entre a economia urbana, a patrimonialização global e o patrimônio-territorial ativado para investigar a feira desde as questões-problemas: Quais elementos e práticas da cultura amazônica consagram a Feira do Ver-o-Peso como um patrimônio-territorial ativado popularmente a enfrentar riscos diante do processo da patrimonialização global? E questionamentos mais específicos, como: Quem são os sujeitos que ativam o patrimônio-territorial da Feira do Ver-o-Peso e resistem aos processos da patrimonialização global? Como se constitui a ativação popular do patrimônio-territorial da Feira do Ver-o-Peso, em face do processo da patrimonialização global? Quais riscos os elementos e práticas culturais populares, que fazem da Feira do Ver-o-Peso um patrimônio-territorial, enfrentam diante da patrimonialização global? A abordagem geográfica conferida à pesquisa é norteada pelo método materialista histórico-dialético, partindo da dimensão interescalar do movimento universal – particular – singular da urbanização contemporânea, para compreender como os mecanismos da patrimonialização global se particularizam na Área Central de Belém e aterrissam em um fato social representado por um território apropriado secularmente por relações socioculturais. Privilegia-se, desse modo, a dimensão cultural do território, cuja tese está pautada pela perspectiva dos utopismos patrimoniais, como proposta teórico-metodológica voltada para a realidade latino-americana, buscando compreender as contradições espaciais e as vulnerabilidades sociais geradas pela lógica universal eurocêntrica da urbanização/patrimonialização global particularizada na Feira do Ver-o-Peso. Outrossim, propõe-se a capturar elementos e valores de ordem espacial que ativam e evidenciam a Feira como território guardião de memórias e práticas sociais e culturais ancestrais. A pesquisa constatou que os utopismos patrimoniais já estão em curso na feira, ratificando a tese de que: a feira do Ver-o-Peso é um patrimônio-territorial amazônico ativado popularmente e fundamental para a manutenção da vida ancestral, a partir da metrópole. É representado pelas singularidades do artesanato; das ervas e remédios medicinais; das especiarias típicas como a maniva e o tucupi; e os elementos e práticas afrorreligiosos. No entanto, é impactado pelos mecanismos da urbanização contemporânea, como projetos de requalificação urbana e políticas patrimoniais voltadas ao mercado turístico, que desencadeiam riscos de ressignificação e perda de identidade. Portanto, a tese traz uma contribuição ao debate das contradições vinculadas ao patrimônio com o intuito de repensar novas proposições de preservação da perspectiva existencial dos sujeitos que a compõem.
Abstract: The object of this research is the Ver-o-Peso Fair, located in the city of Belém do Pará, as a popularly activated territorial heritage. That is, it intends to understand the fair as a territory where sociocultural practices and popular memorials, ancestral knowledge and doings, maintained by subjects historically subalternized by the processes of territorial formation in Latin America, resist; and to investigate what risks this heritage-territory faces in the face of urbanization, especially the processes of global patrimonialization. The following objectives are proposed: to identify and analyze which elements and practices of Amazonian culture give notoriety to the Ver-o-Peso Fair, as a popularly activated territorial heritage facing risks in the face of the global patrimonialization process; to identify who are the subjects that activate and how the popular activation of the territorial heritage of the Ver-o-Peso Fair is constituted; and to identify which risks the territorial heritage faces in the face of global patrimonialization. Thus, we start from the dialectical relationship between the urban economy, global patrimonialization and activated territorial heritage, to investigate the fair from the problem-questions: Which elements and practices of the Amazonian culture consecrate the Ver-o-Peso Fair as a popularly activated territorial heritage, facing risks in the face of the global patrimonialization process? And more specific questions, such as: Who are the subjects that activate the territorial heritage of the Ver-o-Peso Fair and resist the processes of global patrimonialization? How is the popular activation of the territorial heritage of the Ver-o-Peso Fair, faced with the process of global patrimonialization? What are the risks faced by the popular cultural elements and practices that make Feira do Ver-o-Peso a territorial heritage in face of global patrimonialization? The geographical approach to the research is guided by the historical-dialectical materialist method, starting from the inter-scalar dimension of the universal – particular – singular movement of contemporary urbanization, in order to understand how the mechanisms of global patrimonialization are particularized in the Central Area of Belém and land on a social fact represented by a territory appropriated secularly by sociocultural relations. In this way, the cultural dimension of the territory is privileged, whose thesis is based on the perspective of heritage utopisms, as a theoretical-methodological proposal focused on the Latin American reality, seeking to understand the spatial contradictions and social vulnerabilities generated by the universal Eurocentric logic of global urbanization/patrimonialization particularized in the Ver-o-Peso Fair. And at the same time, capture elements and values of spatial order that activate and highlight the Fair as a territory guardian of memories and ancestral social and cultural practices. The research found that heritage utopianisms are already underway at the fair, ratifying the thesis that: the Ver-o-Peso fair is an Amazonian heritage-territory popularly activated and fundamental for the maintenance of ancestral life, from the metropolis. It is represented by the singularities of handicrafts, herbs and medicinal remedies, typical spices such as Maniva and Tucupi, and Afro-religious elements and practices. However, it is impacted by contemporary urbanization mechanisms, such as: urban requalification projects and heritage policies aimed at the tourist market, which trigger risks of re-signification and loss of identity. Thus, the thesis brings a contribution to the debate of the contradictions linked to heritage, to rethink new proposals for preservation, from the existential perspective of the subjects that compose it.
Keywords: Urbanização contemporânea
Patrimônio cultural
Feira popular
Identidade territorial
Contemporary urbanization
Cultural heritage
Popular fair
Territorial identity
metadata.dc.subject.areadeconcentracao: ORGANIZAÇÃO E GESTÃO DO TERRITÓRIO
metadata.dc.subject.linhadepesquisa: DINÂMICAS TERRITORIAIS NA AMAZÔNIA
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::GEOGRAFIA
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal do Pará
metadata.dc.publisher.initials: UFPA
metadata.dc.publisher.department: Instituto de Filosofia e Ciências Humanas
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Geografia
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
metadata.dc.source.uri: Disponível na internet via correio eletrônico: ifchbiblioteca@gmail.com
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