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https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/17349
Tipo: | Tese |
Data do documento: | 27-Abr-2023 |
Autor(es): | CARDOSO, Ana Shirley Penaforte |
Primeiro(a) Orientador(a): | CARDOSO, Denise Machado |
Título: | Mulheres Tembé-Tenetehara: entre saias, memórias, subjetividades e fotografias |
Citar como: | CARDOSO, Ana Shirley Penaforte. Mulheres Tembé-Tenetehara: entre saias, memórias, subjetividades e fotografias. Orientadora: Denise Machado Cardoso. 2023. 235 f. Tese (Doutorado em Sociologia e Antropologia) - Instituto de Filosofia de Ciências Humanas, Universidade Federal do Pará, Belém, 2023. Disponível em: https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/17349. Acesso em:. |
Resumo: | Esta tese é resultado de uma pesquisa etnográfica com Indígenas mulheres do povo Tembé Tenetehara, que vive na Terra Indígena Alto Rio Guamá, TIARG, localizada no estado do Pará. O estudo parte de vivências e da observação em campo com a liderança cultural Kuzà’í, a pajé Francisca e com informações sobre a trajetória da capitoa Verônica Tembé, falecida em dezembro de 2013. A pesquisa utilizou a fotografia como um elemento de interação e análise, com a qual elaborou uma etnografia à luz da antropologia visual. O objetivo desta articulação teórico-metodológica foi observar as convergências entre os enunciados verbais e visuais, que possibilitem compreender a produção historicamente construída sobre povos indígenas forjando uma identidade, a partir da ótica de colonialidade, conceito que se distancia do modo como os próprios indígenas observam seu cotidiano. Buscou-se assim refletir sobre uma imagem simbólica construída historicamente do que seria uma mulher indígena e analisar aspectos dessa produção imagética que se conflita com o olhar dos indígenas, cuja apreensão se distancia bastante da versão que os próprios indígenas têm sobre si mesmos. Busquei analisar as subjetividades entre as mulheres Tenetehara em meio às práticas culturais e às movências históricas do seu Povo, que os singulariza, diante das 305, Povos Indígenas que vivem atualmente no Brasil, das quais possuem 275 línguas ‘locais’ (IBGE, 2010), estas informações e as observações do campo possibilitam notar a generalização imposta historicamente a Povos Indígenas no país, prevalecendo, uma ideia da “índia” e do “índio”, em uma espécie de matriz eurocêntrica, marcada pelo exotismo, que desconsidera as particularidades destes povos, horizontalizados em uma perspectiva de colonialidade do poder, de dispositivo colonial que atravessa a história e encontra eco na contemporaneidade. Evidencio o protagonismo das indígenas mulheres, a partir do conceito de corpo-território (CELENTANI, 2014; XAKRIABÁ, 2018; KARIPUNA, 2021), que atravessa seus modos de vida. A imagem aqui é concebida como um instrumento de conhecimento, de memória, de percepção do corpo destas mulheres em meio a seus espaços de lutas, de direitos e de conquistas que é o Território, nos distanciando da matriz imposta e marcada pela colonialidade do olhar. |
Abstract: | This thesis is the result of an ethnographic study about indigenous women from the Tembé Tenetehara people who live in the Alto Rio Guamá Indigenous Territory (TIARG) in the state of Para, Brazil. This research draws on fieldwork experiences and observations with cultural leader Kuzà'i, shaman Francisca, and information about the late chief Veronica Tembe’s life, who passed away in December 2013. This study uses photography as a tool for interaction and analysis, creating ethnography through visual anthropology lens. This theoretical and methodological approach goal was to observe the convergences between verbal and visual statements that enable us to understand the historically constructed indigenous people identity production from the coloniality perspective, a concept that diverges from how the indigenous themselves perceive their daily lives. This study seeks to reflect on the indigenous women historically constructed symbolic image and analyze this imagistic aspect production that conflict with the indigenous people perspectives, whose comprehension of themselves differs considerably from the version imposed by outsiders. The thesis aims to analyze the Tenetehara women subjectivities in their cultural practices and the historical society movements’ context, which distinguish them from the 305 indigenous people currently living in Brazil, with 275 having "local" languages (IBGE, 2010). These field observations and informations allow us to recognize the historical generalization imposed on indigenous populations in the country, which perpetuates an Eurocentric "Indian" identity, marked by exoticism and neglects these people particularities. This identity is a coloniality power result, a colonial device that permeates history and resonates in contemporary society. Thus, this thesis aims to examine the indigenous women protagonism, using the body-territory concept (CELENTANI, 2014; XAKRIABÁ, 2018; KARIPUNA, 2021), which is a central element of their way of life. These women bodies’ images within their struggles, rights, and achievements are conceived as an instrument of knowledge, memory, and perception, which are embodied in the Territory, distancing us from the imposed matrix and the coloniality gaze. |
Palavras-chave: | Tembé Indígena Mulher Fotografia Colonialidade do olhar Amazônia Indigenous Women Photography Coloniality Gaze Amazon |
Área de Concentração: | ANTROPOLOGIA |
Linha de Pesquisa: | GÊNERO, GERAÇÃO E RELAÇÕES ETNICORRACIAIS |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::ANTROPOLOGIA CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::SOCIOLOGIA |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal do Pará |
Sigla da Instituição: | UFPA |
Instituto: | Instituto de Filosofia e Ciências Humanas |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Sociologia e Antropologia |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
Fonte URI: | Disponível na internet via correio eletrônico: ifchbiblioteca@gmail.com |
Aparece nas coleções: | Teses em Sociologia e Antropologia (Doutorado) - PPGSA/IFCH |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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