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dc.creatorOLIVEIRA, Juliana Lara Melo de-
dc.date.accessioned2025-05-21T16:30:32Z-
dc.date.available2025-05-21T16:30:32Z-
dc.date.issued2025-02-17-
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Juliana Lara Melo de. (Des)encantos para a educação sensível nas etnopoesias de Márcia Kambeba. Orientadora: Sylvia Maria Trusen. 2025. 76 f. Dissertação (Mestrado em Estudos Antrópicos na Amazônia) - Campus Universitário de Castanhal, Universidade Federal do Pará, Castanhal, 2025. Disponível em: https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/17404. Acesso em:.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/17404-
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dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Parápt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.source.uriDisponível na internet via correio eletrônico: bibufpacastanhal@gmail.compt_BR
dc.subjectEtnopoesia indígenapt_BR
dc.subjectEducação sensívelpt_BR
dc.subjectAlteridadept_BR
dc.subjectEtnopoesía indígenapt_BR
dc.subjectEducación sensiblept_BR
dc.subjectAlteridadpt_BR
dc.title(Des)encantos para a educação sensível nas etnopoesias de Márcia Kambebapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Universitário de Castanhalpt_BR
dc.publisher.initialsUFPApt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTESpt_BR
dc.contributor.advisor1TRUSEN, Sylvia Maria-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1704721088122823pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5055799721735531pt_BR
dc.description.resumoEssa pesquisa objetivou trazer as relações existentes entre as poéticas e a literatura que têm sido produzidas pelos povos originários e a educação sensível. Para isso, utilizou-se da obra poética da escritora indígena Márcia Wayna Kambeba para responder a questão acima e averiguar a hipótese de proposição de materiais, como a sequência expandida, em oficinas de leitura para estudantes do nono ano. Assim, amparada nas obras de Santin (1995), Dorrico et al (2018), Kambeba (2018; 2020; 2021), dentre outras, realizou-se estudo, que utilizou-se do método levantamento bibliográfico consultado na literatura, e, portanto da análise qualitativa do estudo. O trabalho teve por objetivo geral entender de que forma os poemas de Márcia Kambeba correlacionam-se às concepções de educação sensível, e por objetivos específicos: verificar aspectos da resistência ameríndia nos etnopoemas da autora; compreender a educação sensível e seus apontamentos sobre a alteridade nos povos indígenas; e sugerir uma sequência expandida que compreenda os poemas da autora em destaque junto à formação como processo de educação sensível. A partir da pesquisa foi feito um levantamento nas bases da CAPES, a respeito dos trabalhos existente sobre a obra da autora relacionados à educação sensível, por meio do qual constatou-se existência de trabalhos na obra de Kambeba, mas nenhum relacionado ao tema supracitado. Desse modo, construiu-se a proposição de sequência expandida que priorizou a literatura ameríndia, pois demonstrou-se a falta de inclusão dessa nas redes de ensino, apesar das políticas públicas. Também, verificou-se a importância de discussões de conceitos relevantes, como alteridade, educação sensível e a respeito da produção e divulgação das produções literárias indígenas. Chegou-se a conclusão de que ainda negam-se os espaços a esses corpos e às suas culturas. Portanto, discussões sobre a educação sensível, inclusiva e sobre a alteridade são muito pertinentes ao tratar-se da inserção das literaturas e formas de organização bem como aceitação das práticas do outro no espaço escolar e na sociedade. Ademais, o trabalho com as narrativas indígenas demonstra-se crucial para o respeito às relações de alteridade em um sistema de ensino cuja herança é colonial, e corrói as práticas de sensibilidade na formação dos indivíduos.pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Estudos Antrópicos na Amazôniapt_BR
dc.description.resumenEsta investigación tuvo como objetivo acercarse de las relaciones existentes entre las poéticas y la literatura que han producidos los pueblos originarios y la educación sensible. Para ello, utilizamos la obra poética de la escritora indígena Márcia Wayna Kambeba para responder la pregunta anterior e investigar la hipótesis de proponer materiales, como la secuencia expandida, en talleres de lectura para estudiantes de noveno grado. Así, con base en los trabajos de Santin (1995), Dorrico et al (2018), Kambeba (2018; 2020; 2021), entre otros, se realizó un estudio, que utilizó el método de levantamiento bibliográfico consultado en la literatura, y, por tanto, del análisis cualitativo del estudio. El objetivo general del trabajo fue comprender cómo los poemas de Márcia Kambeba se correlacionan con las concepciones de educación sensible y sus objetivos específicos: verificar aspectos de la resistencia amerindia en los ‘etnopoemas’ de la autora; comprender la educación sensible y sus notas sobre la alteridad en los pueblos indígenas; y sugerir una secuencia ampliada que incluya los poemas del autor destacados junto con la formación como un proceso educativo sensible. A partir de la investigación, se realizó una encuesta en las bases de datos de la CAPES, sobre trabajos existentes sobre la obra del autor, relacionados con la educación sensible, a través de la cual se encontró que existían trabajos sobre la obra de Kambeba, pero ninguno relacionado con el tema antes mencionado. De esta manera, se construyó la propuesta de secuencia ampliada que priorizó la literatura amerindia, al demostrarse la falta de inclusión de esta en las redes educativas, a pesar de las políticas públicas. También se constató la importancia de discutir conceptos relevantes, como alteridad, educación sensible y producción y difusión de producciones literarias indígenas. Se llegó a la conclusión de que a estos cuerpos y sus culturas todavía se les niega el espacio. Por lo tanto, las discusiones sobre educación sensible, inclusiva y sobre la alteridad son muy pertinentes cuando se trata de la inserción de literatura y formas de organización, así como de la aceptación de las prácticas de otros en el espacio escolar y en la sociedad. Además, trabajar con narrativas indígenas resulta crucial para lo respeto por las relaciones de alteridad en un sistema educativo cuya herencia es colonial y erosiona las prácticas de sensibilidad en la formación de los individuos.pt_BR
dc.subject.linhadepesquisaLINGUAGENS, TECNOLOGIAS E SABERES CULTURAISpt_BR
dc.subject.areadeconcentracaoESTUDOS ANTRÓPICOSpt_BR
dc.description.affiliationUNIP - Universidade Paulistapt_BR
dc.creator.ORCIDhttps://orcid.org/0009-0002-6309-5951pt_BR
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