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https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/17443
Tipo: | Dissertação |
Data do documento: | 17-Dez-2021 |
Autor(es): | SILVA, Daniel José Fontel da |
Primeiro(a) Orientador(a): | TORRES, Natáli Valim Oliver Bento |
Título: | Respostas do pilates em dupla tarefa sobre parâmetros cognitivos e funcionais de mulheres pós-menopáusicas |
Citar como: | SILVA, Daniel José Fontel da. Respostas do pilates em dupla tarefa sobre parâmetros cognitivos e funcionais de mulheres pós-menopáusicas. Orientadora: Natáli Valim Oliver Bento-Torres. 2021. 63 f. Dissertação (Mestrado em Ciências do Movimento Humano) - Programa de Pós-Graduação em Ciências do Movimento Humano, Instituto de Ciências da Saúde, Universidade Federal do Pará, Belém, 2021. Disponível em: chttps://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/17443. Acesso em:. |
Resumo: | O envelhecimento causa alterações morfológicas e funcionais que podem levar diminuição de desempenho funcional e cognitivo ao longo do tempo e, de modo particular, em mulheres a partir da menopausa. O desempenho em situações de atenção dividida (dupla-tarefa) pode estar diminuído com o avançar da idade, favorecendo o risco de quedas e limitando a funcionalidade. O método Pilates é uma modalidade de exercícios físicos que combina treino de força e equilíbrio e promove melhora nas variáveis da aptidão física em adultos mais velhos. Considerando as evidências de que o treinamento em dupla-tarefa pode promover benefícios adicionais aos exercícios realizados isoladamente, incluindo a prevenção e/ou melhoria dos declínios cognitivos associados à idade, o presente estudo teve como objetivo analisar os efeitos da intervenção por exercícios de Pilates solo e estimulação cognitiva (PILATES-COG) de múltiplos domínios, em dupla-tarefa, sobre o desempenho cognitivo e físico-funcional de mulheres pós-menopáusicas saudáveis, em comparação à um grupo que recebeu orientação de Educação em Saúde. Este é um ensaio clínico não-randomizado, participaram do estudo 47 mulheres (PILATES-COG: 22; Educação em Saúde: 25), em amenorreia há no mínimo 12 meses, e desempenho no Mini-Exame do Estado Mental compatível com a normalidade, ajustado para à escolaridade. Foram realizadas 24 sessões de Pilates solo, 2x semana, com duração de 50 minutos, em grupos, envolvendo exercícios de solo e tarefas cognitivas simultâneas. O grupo Educação em Saúde recebeu materiais de educação em saúde e não realizou exercícios físicos ou estimulação cognitiva. Foram realizadas avaliação de memória (Lista de Palavras, Evocação Tardia e Reconhecimento da bateria CERAD - Consortium to Establish a Registry for Alzheimer's Disease), linguagem (Fluência Verbal Semântica e Fonológica), equilíbrio (mini-BESTest), resistência muscular de membros inferiores (Teste de Sentar e Levantar), mobilidade funcional (Timed Up and Go teste – TUG; TUG em dupla-tarefa – TUG DT), Velocidade da marcha (VM), VM em dupla-tarefa (VMDT) e Custo de Dupla- Tarefa (Custo DT). Para análise dos dados foi realizada a ANOVA Mista de 2 vias, Bonferroni como post-hoc para realizar comparações intra e inter-grupos. Tamanho de efeito são descritos através do eta parcial quadrado. Nossos resultados apontam efeitos principais do Tempo foram encontrados tanto para a Fluência Semântica (p = 0,002) e Fonológica (p = 0,002), Memória imediata (p< 0,001) e Memória de Evocação (p< 0,001), resistência muscular de membros inferiores (p< 0,001), equilíbrio (p< 0,001) VMDT (p = 0,023) e Custo DT (p=0,012). Efeitos principais de Grupo foram encontrados na análise da resistência muscular de membros inferiores, equilíbrio, TUG, TUG DT, VM e VMDT (p<0,001). Verificou-se interação entre tempo e grupo para linguagem (p=0,017), Equilíbrio (p=0,015) e Resistência muscular de membros inferiores (p=0,008). Na comparação intragrupo, as participantes do grupo Pilates apresentaram melhora após a intervenção na avaliação da Linguagem (p<0,001), Memória (p=0,001), Resistência muscular de membros inferiores (p<0,001), equilíbrio (p<0, 001) e Custo DT (p<0,05). A intervenção em dupla-tarefa, composta por exercícios de Pilates solo e estimulação cognitiva, melhorou a linguagem, memória, resistência muscular de membros inferiores e equilíbrio de mulheres pós-menopáusicas. Sugerimos que o protocolo de intervenção aqui proposto pode ser adotado como estratégia efetiva com vistas à redução do declínio cognitivo associado à idade e melhora do desempenho físico e funcional de mulheres pós-menopáusicas saudáveis. |
Abstract: | Aging may cause morphological and functional changes that may lead to decrease on physical functional and cognitive performance throughout aging, particularly on post-menopausal women. The performance in situations of divided attention (dual-task) may be reduced with advancing age, favoring the risk of falls and limiting functionality. The Pilates method is a form of physical exercise that combines strength and balance training and promotes improvement on these physical fitness variables in older adults. Considering the available evidence that dual- task training may promote additional benefits to the exercises performed isolated, including the prevention and/or improvement of cognitive decline associated with age, this study aimed to propose and evaluate the effects of a dual-task protocol composed of mat Pilates and Cognitive stimulation (PILATES-COG) on healthy, community-dwelling post-menopausal older women, compared to a group that received health education related materials. This is a non-randomized controlled trial, 47 women participated in this study (PILATES-COG =22; Control= 22), with amenorrhea for at least 12 months, and performance on the Mini-Mental State Examination compatible with normality, adjusted for schooling. Twenty-four sessions of solo Pilates were held, 2x week, during approximately 50 minutes, in classes, involving mat exercises and simultaneous cognitive tasks. Memory assessment (Word List, Delayed Recall and Recognition of the CERAD battery - Consortium to Establish a Registry for Alzheimer's Disease), language (Semantic and Phonological Verbal Fluency), balance (mini-BESTest), lower-limb muscle strength (Chair Sit-to-Stand Test), functional mobility (Timed Up and Go test – TUG; TUG with dual-task – TUG DT) and Dual-Task Cost (DT Cost). Two-way mixed ANOVA was used for data analysis, and Bonferroni was used as post-hoc to perform intra- and inter-group comparisons. Effect sizes were described with partial eta squared. Our results show that the main effects of Time were found for both Semantic Fluency (p = 0.002) and Phonological Fluency (p = 0.002), Immediate memory (p < 0.001) and Evocation Memory (p < 0.001), lower- limb muscle strength (p<0.001), balance (p<0.001) dual-task gait speed (p=0.023) and DT cost (p=0.012). Main effects of Group were found for lower-limb muscle strength, balance, TUG, TUG DT, speed in one and dual-task (p<0.001). There was interaction between Time and Group for language (p=0.017) as well as Balance and Lower-limb muscle strength (p=0.015; p=0.008). In the intragroup comparison, the participants on the Pilates group showed improvement after the intervention for the assessment of Language (p<0.001), Memory (p=0.001), Lower-limb muscle strength (p<0.001), balance (p<0.001) and DT Cost (p<0.05). The dual-task intervention, composed of mat Pilates exercises and cognitive stimulation, improved language, memory, lower limb muscle endurance and balance in postmenopausal women. We suggest this protocol may be a viable and effective strategy to reduce age-related cognitive decline and improve physical functional performance in healthy postmenopausal women. |
Palavras-chave: | Envelhecimento Pós-Menopausa Técnicas de Exercício e de Movimento Cognição Comportamento Multitarefa Aging Postmenopausal Exercise Movement Techniques Cognition Multitasking Behavior |
Área de Concentração: | BIODINÂMICA DO MOVIMENTO HUMANO |
Linha de Pesquisa: | AVALIAÇÃO E REABILITAÇÃO FUNCIONAL |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::FISIOTERAPIA E TERAPIA OCUPACIONAL |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal do Pará |
Sigla da Instituição: | UFPA |
Instituto: | Instituto de Ciências da Saúde |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Ciências do Movimento Humano |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
Fonte URI: | Disponível na internet via correio eletrônico: riufpabc@ufpa.br |
Aparece nas coleções: | Dissertações em Ciências do Movimento Humano (Mestrado) - PPGCMH/ICS |
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