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https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/17450
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.creator | BARILE, Iury Klay Peres | - |
dc.date.accessioned | 2025-06-02T16:41:14Z | - |
dc.date.available | 2025-06-02T16:41:14Z | - |
dc.date.issued | 2021-12-22 | - |
dc.identifier.citation | BARILE, Iury Klay Peres. Influência da taxa de resfriamento nas tensões residuais de solda por centelhamento de trilho ferroviário. Orientador: Paulo Cordeiro Machado. 2021. 92 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia Industrial) - Instituto de Tecnologia, Universidade Federal do Pará, Belém, 2021. Disponível em: https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/17450. Acesso em:. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/17450 | - |
dc.description.abstract | The process of manufacturing and welding in rail induces residual stresses that can act in a deleterious way to the structural integrity of this component, especially in cases where the tractive stresses, can favor the nucleation and propagation of cracks, may cause premature rail failure. The objective this work is evaluate the residual stresses of rails welded by flash butt welding (FBW) with and without heat treatment post welding with forced air cooling. The techniques measurement of residual stress ultrasound using shear waves in the metal base and hole Drilling in the center of the weld and in the zone thermally affected (HAZ). The techniques presented similar results to those found in the literature, for the head, tensile stresses were found in the base metal region, and compressive stresses in the HAZ and center of the weld. In the web, tensile stresses were found at the HAZ and the center of the weld. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Ivone Costa (mivone@ufpa.br) on 2025-05-27T17:29:52Z No. of bitstreams: 2 Dissertacao_InfluenciaTaxaResfriamento.pdf: 4359183 bytes, checksum: cf71ac4aee5d76a53c2e3829f67d4be2 (MD5) license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) | en |
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dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2025-06-02T16:41:14Z (GMT). No. of bitstreams: 2 Dissertacao_InfluenciaTaxaResfriamento.pdf: 4359183 bytes, checksum: cf71ac4aee5d76a53c2e3829f67d4be2 (MD5) license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) Previous issue date: 2021-12-22 | en |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Pará | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.source.uri | Disponível na internet via correio eletrônico:bibliotecaitec@ufpa.br | pt_BR |
dc.subject | Tensões residuais | pt_BR |
dc.subject | Solda por centelhamento | pt_BR |
dc.subject | Trilho ferroviário | pt_BR |
dc.subject | Residual stresses | pt_BR |
dc.subject | Flash butt welding | pt_BR |
dc.subject | Rail | pt_BR |
dc.title | Influência da taxa de resfriamento nas tensões residuais de solda por centelhamento de trilho ferroviário | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Instituto de Tecnologia | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPA | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::ENGENHARIAS | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | MACHADO, Paulo Cordeiro | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/0133330144786049 | pt_BR |
dc.contributor.advisor-co1 | COSTA, Ednelson da Silva | - |
dc.contributor.advisor-co1Lattes | http://lattes.cnpq.br/0045584096510351 | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/7073915450768231 | pt_BR |
dc.description.resumo | O processo de fabricação e soldagem de trilhos ferroviários induzem tensões residuais que podem atuar de forma deletéria à integridade estrutural destes componentes, principalmente nos casos em que as tensões são trativas, as quais podem favorecer a nucleação e propagação de trincas que, poderão causar a falha prematura dos trilhos. Este trabalho tem como objetivo avaliar as tensões residuais de trilhos soldados por centelhamento com e sem ciclo de resfriamento por ar forçado no boleto pós soldagem. As técnicas de medição de tensões residuais utilizadas foram as de ultrassom com ondas cisalhantes para análise do metal de base e furo cego para o centro da solda e zona afetada pelo calor (ZAC). As técnicas apresentaram resultados similares aos encontrados na literatura, para o boleto foram encontradas tensões trativas na região do metal de base, e tensões compressivas na ZAC e centro da solda do boleto. Na alma foram encontradas tensões trativas na ZAC e centro da solda. | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Engenharia Industrial | pt_BR |
dc.subject.linhadepesquisa | MATERIAIS E PROCESSOS DE FABRICAÇÃO | pt_BR |
dc.subject.areadeconcentracao | PROJETOS INDUSTRIAIS | pt_BR |
dc.contributor.advisor1ORCID | https://orcid.org/0000-0003-4375-6812 | pt_BR |
dc.contributor.advisor-co1ORCID | HTTPS://ORCID.ORG/0000-0002-7290-3810 | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Dissertações em Engenharia Industrial (Mestrado) - PPGEI/ITEC |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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