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dc.creatorBARILE, Iury Klay Peres-
dc.date.accessioned2025-06-02T16:41:14Z-
dc.date.available2025-06-02T16:41:14Z-
dc.date.issued2021-12-22-
dc.identifier.citationBARILE, Iury Klay Peres. Influência da taxa de resfriamento nas tensões residuais de solda por centelhamento de trilho ferroviário. Orientador: Paulo Cordeiro Machado. 2021. 92 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia Industrial) - Instituto de Tecnologia, Universidade Federal do Pará, Belém, 2021. Disponível em: https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/17450. Acesso em:.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/17450-
dc.description.abstractThe process of manufacturing and welding in rail induces residual stresses that can act in a deleterious way to the structural integrity of this component, especially in cases where the tractive stresses, can favor the nucleation and propagation of cracks, may cause premature rail failure. The objective this work is evaluate the residual stresses of rails welded by flash butt welding (FBW) with and without heat treatment post welding with forced air cooling. The techniques measurement of residual stress ultrasound using shear waves in the metal base and hole Drilling in the center of the weld and in the zone thermally affected (HAZ). The techniques presented similar results to those found in the literature, for the head, tensile stresses were found in the base metal region, and compressive stresses in the HAZ and center of the weld. In the web, tensile stresses were found at the HAZ and the center of the weld.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Ivone Costa (mivone@ufpa.br) on 2025-05-27T17:29:52Z No. of bitstreams: 2 Dissertacao_InfluenciaTaxaResfriamento.pdf: 4359183 bytes, checksum: cf71ac4aee5d76a53c2e3829f67d4be2 (MD5) license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Ivone Costa (mivone@ufpa.br) on 2025-06-02T16:41:14Z (GMT) No. of bitstreams: 2 Dissertacao_InfluenciaTaxaResfriamento.pdf: 4359183 bytes, checksum: cf71ac4aee5d76a53c2e3829f67d4be2 (MD5) license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-06-02T16:41:14Z (GMT). No. of bitstreams: 2 Dissertacao_InfluenciaTaxaResfriamento.pdf: 4359183 bytes, checksum: cf71ac4aee5d76a53c2e3829f67d4be2 (MD5) license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) Previous issue date: 2021-12-22en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Parápt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.source.uriDisponível na internet via correio eletrônico:bibliotecaitec@ufpa.brpt_BR
dc.subjectTensões residuaispt_BR
dc.subjectSolda por centelhamentopt_BR
dc.subjectTrilho ferroviáriopt_BR
dc.subjectResidual stressespt_BR
dc.subjectFlash butt weldingpt_BR
dc.subjectRailpt_BR
dc.titleInfluência da taxa de resfriamento nas tensões residuais de solda por centelhamento de trilho ferroviáriopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Tecnologiapt_BR
dc.publisher.initialsUFPApt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIASpt_BR
dc.contributor.advisor1MACHADO, Paulo Cordeiro-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0133330144786049pt_BR
dc.contributor.advisor-co1COSTA, Ednelson da Silva-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0045584096510351pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7073915450768231pt_BR
dc.description.resumoO processo de fabricação e soldagem de trilhos ferroviários induzem tensões residuais que podem atuar de forma deletéria à integridade estrutural destes componentes, principalmente nos casos em que as tensões são trativas, as quais podem favorecer a nucleação e propagação de trincas que, poderão causar a falha prematura dos trilhos. Este trabalho tem como objetivo avaliar as tensões residuais de trilhos soldados por centelhamento com e sem ciclo de resfriamento por ar forçado no boleto pós soldagem. As técnicas de medição de tensões residuais utilizadas foram as de ultrassom com ondas cisalhantes para análise do metal de base e furo cego para o centro da solda e zona afetada pelo calor (ZAC). As técnicas apresentaram resultados similares aos encontrados na literatura, para o boleto foram encontradas tensões trativas na região do metal de base, e tensões compressivas na ZAC e centro da solda do boleto. Na alma foram encontradas tensões trativas na ZAC e centro da solda.pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Engenharia Industrialpt_BR
dc.subject.linhadepesquisaMATERIAIS E PROCESSOS DE FABRICAÇÃOpt_BR
dc.subject.areadeconcentracaoPROJETOS INDUSTRIAISpt_BR
dc.contributor.advisor1ORCIDhttps://orcid.org/0000-0003-4375-6812pt_BR
dc.contributor.advisor-co1ORCIDHTTPS://ORCID.ORG/0000-0002-7290-3810pt_BR
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