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metadata.dc.type: Dissertação
Issue Date: 22-Dec-2021
metadata.dc.creator: BARILE, Iury Klay Peres
metadata.dc.contributor.advisor1: MACHADO, Paulo Cordeiro
metadata.dc.contributor.advisor-co1: COSTA, Ednelson da Silva
Title: Influência da taxa de resfriamento nas tensões residuais de solda por centelhamento de trilho ferroviário
Citation: BARILE, Iury Klay Peres. Influência da taxa de resfriamento nas tensões residuais de solda por centelhamento de trilho ferroviário. Orientador: Paulo Cordeiro Machado. 2021. 92 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia Industrial) - Instituto de Tecnologia, Universidade Federal do Pará, Belém, 2021. Disponível em: https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/17450. Acesso em:.
metadata.dc.description.resumo: O processo de fabricação e soldagem de trilhos ferroviários induzem tensões residuais que podem atuar de forma deletéria à integridade estrutural destes componentes, principalmente nos casos em que as tensões são trativas, as quais podem favorecer a nucleação e propagação de trincas que, poderão causar a falha prematura dos trilhos. Este trabalho tem como objetivo avaliar as tensões residuais de trilhos soldados por centelhamento com e sem ciclo de resfriamento por ar forçado no boleto pós soldagem. As técnicas de medição de tensões residuais utilizadas foram as de ultrassom com ondas cisalhantes para análise do metal de base e furo cego para o centro da solda e zona afetada pelo calor (ZAC). As técnicas apresentaram resultados similares aos encontrados na literatura, para o boleto foram encontradas tensões trativas na região do metal de base, e tensões compressivas na ZAC e centro da solda do boleto. Na alma foram encontradas tensões trativas na ZAC e centro da solda.
Abstract: The process of manufacturing and welding in rail induces residual stresses that can act in a deleterious way to the structural integrity of this component, especially in cases where the tractive stresses, can favor the nucleation and propagation of cracks, may cause premature rail failure. The objective this work is evaluate the residual stresses of rails welded by flash butt welding (FBW) with and without heat treatment post welding with forced air cooling. The techniques measurement of residual stress ultrasound using shear waves in the metal base and hole Drilling in the center of the weld and in the zone thermally affected (HAZ). The techniques presented similar results to those found in the literature, for the head, tensile stresses were found in the base metal region, and compressive stresses in the HAZ and center of the weld. In the web, tensile stresses were found at the HAZ and the center of the weld.
Keywords: Tensões residuais
Solda por centelhamento
Trilho ferroviário
Residual stresses
Flash butt welding
Rail
metadata.dc.subject.areadeconcentracao: PROJETOS INDUSTRIAIS
metadata.dc.subject.linhadepesquisa: MATERIAIS E PROCESSOS DE FABRICAÇÃO
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::ENGENHARIAS
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal do Pará
metadata.dc.publisher.initials: UFPA
metadata.dc.publisher.department: Instituto de Tecnologia
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Engenharia Industrial
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
metadata.dc.source.uri: Disponível na internet via correio eletrônico:bibliotecaitec@ufpa.br
Appears in Collections:Dissertações em Engenharia Industrial (Mestrado) - PPGEI/ITEC

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