Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/17462
Tipo: Dissertação
Dissertação
Dissertação
Dissertação
Data do documento: 17-Fev-2025
Autor(es): CORDEIRO, Ananda Ferreira
Primeiro(a) Orientador(a): BORRALHO, António Manuel Águas
Título: Práticas pedagógicas no ensino superior: um estudo sobre a docência em cálculo I no contexto da formação de professores de matemática.
Práticas pedagógicas no ensino superior: um estudo sobre a docência em cálculo I no contexto da formação de professores de matemática.
Práticas pedagógicas no ensino superior: um estudo sobre a docência em cálculo I no contexto da formação de professores de matemática.
Práticas pedagógicas no ensino superior: um estudo sobre a docência em cálculo I no contexto da formação de professores de matemática.
Citar como: CORDEIRO, Ananda Ferreira. Práticas pedagógicas no ensino superior: um estudo sobre a docência em cálculo I no contexto de formação de formação de professores de matemática.2025. 123 f. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática) - Instituto de Educação Matemática e Científica, Universidade Federal do Pará, Belém, 2025. Disponível em: . Acesso em:.
Resumo: Esta pesquisa investiga as práticas pedagógicas de um professor de Matemática atuante na disciplina de Cálculo I, em um curso de Licenciatura em Matemática de uma instituição federal de ensino superior. O objetivo do estudo é caracterizar as práticas de ensino e avaliação adotadas, bem como analisar seu impacto na participação dos estudantes, a partir de observações de aulas e entrevistas com o professor e os alunos. No contexto da formação de professores, a pesquisa também se propõe a discutir o papel das práticas pedagógicas no ensino superior e suas implicações nas dinâmicas de sala de aula. Para isso, o estudo fundamenta-se nos aportes teóricos de autores como Paul Black e Dylan Wiliam (1998, 2004), António Borralho, Isabel Fialho e Marília Cid (2015), Domingos Fernandes (2014) e Robert Stake (2009), cujas contribuições possibilitam uma compreensão aprofundada sobre avaliação formativa, práticas pedagógicas, formação de professores e metodologia de estudo de caso. A investigação foi conduzida como um estudo de caso de natureza qualitativa, com caráter exploratório e enfoque intrínseco. Os resultados indicam que as práticas de ensino e avaliação exercem influência significativa sobre a participação dos estudantes, evidenciando-se como estratégias pedagógicas fundamentais para o engajamento em sala de aula. Entre as práticas observadas, destacam-se o desenvolvimento de projetos, apresentações em grupo, resolução de exercícios em sala e o uso de vídeos e outros recursos didáticos como apoio ao processo de aprendizagem.
Palavras-chave: Práticas Pedagógicas
Ensino de Cálculo
Ensino superior
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal do Pará
Sigla da Instituição: UFPA
Instituto: Instituto de Educação Matemática e Científica
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticas
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Acesso Aberto
Acesso Aberto
Acesso Aberto
Fonte: 1 CD-ROM
Aparece nas coleções:Dissertações em Educação em Ciências e Matemáticas (Mestrado) - PPGECM/IEMCI

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertacao_PraticasPedagogicasEnsino.pdf1,9 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons