Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/17462
Tipo: | Dissertação Dissertação Dissertação Dissertação |
Data do documento: | 17-Fev-2025 |
Autor(es): | CORDEIRO, Ananda Ferreira |
Primeiro(a) Orientador(a): | BORRALHO, António Manuel Águas |
Título: | Práticas pedagógicas no ensino superior: um estudo sobre a docência em cálculo I no contexto da formação de professores de matemática. Práticas pedagógicas no ensino superior: um estudo sobre a docência em cálculo I no contexto da formação de professores de matemática. Práticas pedagógicas no ensino superior: um estudo sobre a docência em cálculo I no contexto da formação de professores de matemática. Práticas pedagógicas no ensino superior: um estudo sobre a docência em cálculo I no contexto da formação de professores de matemática. |
Citar como: | CORDEIRO, Ananda Ferreira. Práticas pedagógicas no ensino superior: um estudo sobre a docência em cálculo I no contexto de formação de formação de professores de matemática.2025. 123 f. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática) - Instituto de Educação Matemática e Científica, Universidade Federal do Pará, Belém, 2025. Disponível em: . Acesso em:. |
Resumo: | Esta pesquisa investiga as práticas pedagógicas de um professor de Matemática atuante na disciplina de Cálculo I, em um curso de Licenciatura em Matemática de uma instituição federal de ensino superior. O objetivo do estudo é caracterizar as práticas de ensino e avaliação adotadas, bem como analisar seu impacto na participação dos estudantes, a partir de observações de aulas e entrevistas com o professor e os alunos. No contexto da formação de professores, a pesquisa também se propõe a discutir o papel das práticas pedagógicas no ensino superior e suas implicações nas dinâmicas de sala de aula. Para isso, o estudo fundamenta-se nos aportes teóricos de autores como Paul Black e Dylan Wiliam (1998, 2004), António Borralho, Isabel Fialho e Marília Cid (2015), Domingos Fernandes (2014) e Robert Stake (2009), cujas contribuições possibilitam uma compreensão aprofundada sobre avaliação formativa, práticas pedagógicas, formação de professores e metodologia de estudo de caso. A investigação foi conduzida como um estudo de caso de natureza qualitativa, com caráter exploratório e enfoque intrínseco. Os resultados indicam que as práticas de ensino e avaliação exercem influência significativa sobre a participação dos estudantes, evidenciando-se como estratégias pedagógicas fundamentais para o engajamento em sala de aula. Entre as práticas observadas, destacam-se o desenvolvimento de projetos, apresentações em grupo, resolução de exercícios em sala e o uso de vídeos e outros recursos didáticos como apoio ao processo de aprendizagem. |
Palavras-chave: | Práticas Pedagógicas Ensino de Cálculo Ensino superior |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal do Pará |
Sigla da Instituição: | UFPA |
Instituto: | Instituto de Educação Matemática e Científica |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticas |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto Acesso Aberto Acesso Aberto Acesso Aberto |
Fonte: | 1 CD-ROM |
Aparece nas coleções: | Dissertações em Educação em Ciências e Matemáticas (Mestrado) - PPGECM/IEMCI |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Dissertacao_PraticasPedagogicasEnsino.pdf | 1,9 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons