Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/17462
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorCORDEIRO, Ananda Ferreira-
dc.date.accessioned2025-06-05T11:21:49Z-
dc.date.available2025-06-05T11:21:49Z-
dc.date.issued2025-02-17-
dc.identifier.citationCORDEIRO, Ananda Ferreira. Práticas pedagógicas no ensino superior: um estudo sobre a docência em cálculo I no contexto de formação de formação de professores de matemática.2025. 123 f. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática) - Instituto de Educação Matemática e Científica, Universidade Federal do Pará, Belém, 2025. Disponível em: . Acesso em:.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/17462-
dc.description.provenanceSubmitted by Kátia Martins (kmartins@ufpa.br) on 2025-05-14T13:42:38Z No. of bitstreams: 2 Dissertacao_PraticasPedagogicasEnsino.pdf: 1948662 bytes, checksum: 910f101e5f49256bc26ffe212b473f86 (MD5) license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Kátia Martins (kmartins@ufpa.br) on 2025-06-05T11:21:49Z (GMT) No. of bitstreams: 2 Dissertacao_PraticasPedagogicasEnsino.pdf: 1948662 bytes, checksum: 910f101e5f49256bc26ffe212b473f86 (MD5) license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-06-05T11:21:49Z (GMT). No. of bitstreams: 2 Dissertacao_PraticasPedagogicasEnsino.pdf: 1948662 bytes, checksum: 910f101e5f49256bc26ffe212b473f86 (MD5) license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) Previous issue date: 2025-02-17en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Parápt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.source1 CD-ROMpt_BR
dc.subjectPráticas Pedagógicaspt_BR
dc.subjectEnsino de Cálculopt_BR
dc.subjectEnsino superiorpt_BR
dc.titlePráticas pedagógicas no ensino superior: um estudo sobre a docência em cálculo I no contexto da formação de professores de matemática.pt_BR
dc.titlePráticas pedagógicas no ensino superior: um estudo sobre a docência em cálculo I no contexto da formação de professores de matemática.pt_BR
dc.titlePráticas pedagógicas no ensino superior: um estudo sobre a docência em cálculo I no contexto da formação de professores de matemática.pt_BR
dc.titlePráticas pedagógicas no ensino superior: um estudo sobre a docência em cálculo I no contexto da formação de professores de matemática.pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Educação Matemática e Científicapt_BR
dc.publisher.initialsUFPApt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICApt_BR
dc.contributor.advisor1BORRALHO, António Manuel Águas-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3404547486428285pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0737209750575685pt_BR
dc.description.resumoEsta pesquisa investiga as práticas pedagógicas de um professor de Matemática atuante na disciplina de Cálculo I, em um curso de Licenciatura em Matemática de uma instituição federal de ensino superior. O objetivo do estudo é caracterizar as práticas de ensino e avaliação adotadas, bem como analisar seu impacto na participação dos estudantes, a partir de observações de aulas e entrevistas com o professor e os alunos. No contexto da formação de professores, a pesquisa também se propõe a discutir o papel das práticas pedagógicas no ensino superior e suas implicações nas dinâmicas de sala de aula. Para isso, o estudo fundamenta-se nos aportes teóricos de autores como Paul Black e Dylan Wiliam (1998, 2004), António Borralho, Isabel Fialho e Marília Cid (2015), Domingos Fernandes (2014) e Robert Stake (2009), cujas contribuições possibilitam uma compreensão aprofundada sobre avaliação formativa, práticas pedagógicas, formação de professores e metodologia de estudo de caso. A investigação foi conduzida como um estudo de caso de natureza qualitativa, com caráter exploratório e enfoque intrínseco. Os resultados indicam que as práticas de ensino e avaliação exercem influência significativa sobre a participação dos estudantes, evidenciando-se como estratégias pedagógicas fundamentais para o engajamento em sala de aula. Entre as práticas observadas, destacam-se o desenvolvimento de projetos, apresentações em grupo, resolução de exercícios em sala e o uso de vídeos e outros recursos didáticos como apoio ao processo de aprendizagem.pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticaspt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações em Educação em Ciências e Matemáticas (Mestrado) - PPGECM/IEMCI

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertacao_PraticasPedagogicasEnsino.pdf1,9 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons