Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/17497
Tipo: Dissertação
Data do documento: 16-Dez-2022
Autor(es): PAES, Luana Pinon de Carvalho
Primeiro(a) Orientador(a): CORREA, Alessandro de Castro
Título: Gestão de processos: propostas de melhoria de desempenho da Divisão de Compras do Instituto de Tecnologia da Universidade Federal do Pará
Citar como: PAES, Luana Pinon de Carvalho. Gestão de processos: propostas de melhoria de desempenho da Divisão de Compras do Instituto de Tecnologia da Universidade Federal do Pará. 2022. 133 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia Industrial) - Universidade Federal do Pará, Instituto de Tecnologia, Belém, 2022. Disponível em:https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/17497 . Acesso em:.
Resumo: Este trabalho tem o objetivo de propor alternativas de melhorias de desempenho para a Divisão de Compras do Instituto de Tecnologia (ITEC) da Universidade Federal do Pará (UFPA). Trata-se de um estudo de caso, caracterizando-se como uma pesquisa quantitativa e qualitativa de caráter descritivo. A coleta de dados foi realizada por meio de mapeamento de processos; entrevistas com roteiro de perguntas abertas; questionários e análise documental. Os resultados revelam que a fase inicial de solicitação de compras é a que apresenta mais dificuldades, tendo em vista os retrabalhos verificados neste momento, quando entregues no setor de compras orçamentos com empresas irregulares perante os órgãos federais. Constatou-se também a dificuldade dos solicitantes em se dirigir à Divisão de Compras para a entrega de documentos, principalmente após a Pandemia do Novo Corona Vírus. Dentre as sugestões de melhoria propostas, destacam-se i) um projeto piloto de solicitações de compras via Sistema de Atendimento da UFPA (SAGITTA), no qual os solicitantes teriam acesso a todas as informações referente à compras, além de não precisarem se deslocar ao setor de compras para entregar as documentações, o que possibilitaria grande redução de erros e retrabalhos e, consequentemente, maior rapidez na tramitação dos processos; e ii) a solicitação que os demandantes consultassem as certidões negativas das empresas antes de entregarem os orçamentos, para que assim, evitassem a entrega de documentação inválida. Pode-se concluir através da análise dos resultados que, após a aplicação das melhorias propostas, houve uma redução no tempo de ciclo dos processos de compra de ITEC por meio da redução de erros e retrabalhos. A redução do templo de ciclo proporcionará ao ITEC ganhos de eficiência, o qual poderá gerir as suas solicitações de compra com maior efetividade, com redução de perdas de recursos ao final de cada ano. Vale destacar a importância do impacto que este trabalho pode trazer não só para o Instituto de Tecnologia, tendo em vista o melhor aproveitamento de recursos, como para outros Institutos da UFPA ou outras Universidades, as quais podem se utilizar das propostas mencionadas.
Abstract: This work aims to propose performance improvements alternatives for the Purchasing Division of the Institute of Technology (ITEC) of the Federal University of Pará (UFPA). It is a case study, characterized as a quantitative and qualitative research of descriptive character. Data collection was carried out through process mapping; interviews with a script of open questions; questionnaires and document analysis. The results reveal that the initial purchase request phase is the one that presents the most difficulties, in view of the rework verified at this time, when budgets with irregular companies before federal agencies are delivered to the purchasing sector. It was also noted the difficulty of applicants in going to the Purchasing Division to deliver documents, especially after the New Corona Virus Pandemic. Among the suggestions for improvement proposed, the following stand out: i) a pilot project for purchase requests via the UFPA Customer Service System (SAGITTA), in which applicants would have access to all information regarding purchases, in addition to not having to go to the purchasing sector to deliver the documentation, which would allow a great reduction of errors and rework and, consequently, faster processing of processes; and ii) the request that the plaintiffs consult the negative certificates of the companies before delivering the budgets, in order to avoid the delivery of invalid documentation. It can be concluded through the analysis of the results that, after applying the proposed improvements, there was a reduction in the cycle time of the ITEC purchase processes through the reduction of errors and rework. The reduction of the cycle time will provide ITEC with efficiency gains, which will be able to manage its purchase requests more effectively, with a reduction in resource losses at the end of each year. It is worth highlighting the importance of the impact that this work can bring not only to the Institute of Technology, with a view to better use of resources, but also to other UFPA Institutes or other Universities, which can use the aforementioned proposals.
Palavras-chave: Compras
Gestão de processos
Organizações Públicas
Shopping
Processes management.
Public Organizations
Área de Concentração: PROJETOS INDUSTRIAIS
Linha de Pesquisa: ENGENHARIA ECONÔMICA
CNPq: CNPQ::ENGENHARIAS
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal do Pará
Sigla da Instituição: UFPA
Instituto: Instituto de Tecnologia
Programa: Programa de Pós-Graduação em Engenharia Industrial
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Fonte URI: Disponível na internet via correio eletrônico: bibliotecaitec@ufpa.br
Aparece nas coleções:Dissertações em Engenharia Industrial (Mestrado) - PPGEI/ITEC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dis_GestaoProcessosPropostas.pdf5 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons