Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/17522
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | CARVALHO, Samara de Oliveira | - |
dc.date.accessioned | 2025-06-16T13:25:08Z | - |
dc.date.available | 2025-06-16T13:25:08Z | - |
dc.date.issued | 2024-05-22 | - |
dc.identifier.citation | CARVALHO, Samara de Oliveira. Uma experiência (auto)formativa sobre os impactos gerado pelo descarte de resíduos provenientes do processamento de leite: incentivando o ensino por pesquisa na educação básica. Orientador:. Andrela Garibaldi Loureiro Parente, 2024. 70 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Docência em Educação em Ciências e Matemáticas) - Programa de Pós-Graduação em Docência em Educação em Ciências e Matemáticas, Instituto de Educação Matemática e Científica, Universidade Federal do Pará, Belém-PA, 2024. Disponível em: . Acesso em:. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/17522 | - |
dc.description.provenance | Submitted by Kátia Martins (kmartins@ufpa.br) on 2025-06-09T14:59:01Z No. of bitstreams: 3 Dissertação_UmaExperienciaAutoFormativa.pdf: 3390130 bytes, checksum: 78c5833880a094fb03a255bbda7d07c4 (MD5) Produto_CasoEnsinoSobre.pdf: 4350065 bytes, checksum: 629e2490b6d6e5ce1cb2964de9c3458d (MD5) license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Kátia Martins (kmartins@ufpa.br) on 2025-06-16T13:25:08Z (GMT) No. of bitstreams: 3 Dissertação_UmaExperienciaAutoFormativa.pdf: 3390130 bytes, checksum: 78c5833880a094fb03a255bbda7d07c4 (MD5) Produto_CasoEnsinoSobre.pdf: 4350065 bytes, checksum: 629e2490b6d6e5ce1cb2964de9c3458d (MD5) license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2025-06-16T13:25:08Z (GMT). No. of bitstreams: 3 Dissertação_UmaExperienciaAutoFormativa.pdf: 3390130 bytes, checksum: 78c5833880a094fb03a255bbda7d07c4 (MD5) Produto_CasoEnsinoSobre.pdf: 4350065 bytes, checksum: 629e2490b6d6e5ce1cb2964de9c3458d (MD5) license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) Previous issue date: 2024-05-22 | en |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Pará | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.source | 1 CD-ROM | pt_BR |
dc.subject | Educação cidadã | pt_BR |
dc.subject | Ensino | pt_BR |
dc.title | Uma experiência (auto)formativa sobre os impactos gerado pelo descarte de resíduos provenientes do processamento do leite: incentivando o ensino por pesquisa na Educação básica. | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Instituto de Educação Matemática e Científica | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPA | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | PARENTE, Andrela Garibaldi Loureiro | - |
dc.description.resumo | Visamos na construção dessa pesquisa vivenciar uma prática pedagógicas inspirada pelos princípios do Ensino Por Pesquisa, investigando-a (auto)formativamente. A partir da vivência da prática e da pesquisa criei como produto educacional um Caso de Ensino. Com esse produto viso contribuir com a prática de outros professores de ciências, desta vez, coerentes com um ensino que incentive a pesquisa sobre problemáticas de relevância social e que comprometa os estudantes em discussões e debates que os auxiliem em atitudes cidadãs. Contudo, objetiva –se vivenciar uma prática pedagógica inspirada pelos princípios do ensino por pesquisa, investigando-a (auto)formativamente. Assim, esse estudo tem como referencial teórico a perspectiva de ensino por pesquisa. A partir dos pressupostos dessa pesquisa projetamos uma prática pedagógica com a intenção de vivenciá-la, produzindo registros e analisando essa prática pedagógica. Por meio das leituras e discussões sobre o ensino por pesquisa planejamos realizar um ensino guiado pela pesquisa com os estudantes. Pois, a pesquisa narrativa trata-se de um processo dinâmico de viver e contar histórias podendo ser revividas e recontadas. A pesquisa visou contribuir de forma significativa para o processo (auto)formativo docente, com a aprendizagem sobre a abordagens de ensino, refletindo – na sobre a própria prática. Com o desenvolvimento desse estudo, foi possível refletir sobre trabalho realizado, sobre a importância das experiências vivenciadas que configuram bases para a (auto)formação quando refletimos na própria prática aprimorando os conhecimentos adquiridos. | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Docência em Educação em Ciências e Matemáticas | pt_BR |
dc.subject.linhadepesquisa | FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICAS | pt_BR |
dc.subject.linhadepesquisa | ENSINO E APRENDIZAGEM DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICAS PARA A EDUCAÇÃO CIDADÃ | pt_BR |
dc.subject.areadeconcentracao | ENSINO, APRENDIZAGEM E FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICAS | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Dissertações em Docência em Educação em Ciências e Matemáticas (Mestrado) - PPGDOC/IEMCI |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Dissertação_UmaExperienciaAutoFormativa.pdf | 3,31 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir | |
Produto_CasoEnsinoSobre.pdf | 4,25 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons