Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/17522
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorCARVALHO, Samara de Oliveira-
dc.date.accessioned2025-06-16T13:25:08Z-
dc.date.available2025-06-16T13:25:08Z-
dc.date.issued2024-05-22-
dc.identifier.citationCARVALHO, Samara de Oliveira. Uma experiência (auto)formativa sobre os impactos gerado pelo descarte de resíduos provenientes do processamento de leite: incentivando o ensino por pesquisa na educação básica. Orientador:. Andrela Garibaldi Loureiro Parente, 2024. 70 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Docência em Educação em Ciências e Matemáticas) - Programa de Pós-Graduação em Docência em Educação em Ciências e Matemáticas, Instituto de Educação Matemática e Científica, Universidade Federal do Pará, Belém-PA, 2024. Disponível em: . Acesso em:.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/17522-
dc.description.provenanceSubmitted by Kátia Martins (kmartins@ufpa.br) on 2025-06-09T14:59:01Z No. of bitstreams: 3 Dissertação_UmaExperienciaAutoFormativa.pdf: 3390130 bytes, checksum: 78c5833880a094fb03a255bbda7d07c4 (MD5) Produto_CasoEnsinoSobre.pdf: 4350065 bytes, checksum: 629e2490b6d6e5ce1cb2964de9c3458d (MD5) license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Kátia Martins (kmartins@ufpa.br) on 2025-06-16T13:25:08Z (GMT) No. of bitstreams: 3 Dissertação_UmaExperienciaAutoFormativa.pdf: 3390130 bytes, checksum: 78c5833880a094fb03a255bbda7d07c4 (MD5) Produto_CasoEnsinoSobre.pdf: 4350065 bytes, checksum: 629e2490b6d6e5ce1cb2964de9c3458d (MD5) license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-06-16T13:25:08Z (GMT). No. of bitstreams: 3 Dissertação_UmaExperienciaAutoFormativa.pdf: 3390130 bytes, checksum: 78c5833880a094fb03a255bbda7d07c4 (MD5) Produto_CasoEnsinoSobre.pdf: 4350065 bytes, checksum: 629e2490b6d6e5ce1cb2964de9c3458d (MD5) license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) Previous issue date: 2024-05-22en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Parápt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.source1 CD-ROMpt_BR
dc.subjectEducação cidadãpt_BR
dc.subjectEnsinopt_BR
dc.titleUma experiência (auto)formativa sobre os impactos gerado pelo descarte de resíduos provenientes do processamento do leite: incentivando o ensino por pesquisa na Educação básica.pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Educação Matemática e Científicapt_BR
dc.publisher.initialsUFPApt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.contributor.advisor1PARENTE, Andrela Garibaldi Loureiro-
dc.description.resumoVisamos na construção dessa pesquisa vivenciar uma prática pedagógicas inspirada pelos princípios do Ensino Por Pesquisa, investigando-a (auto)formativamente. A partir da vivência da prática e da pesquisa criei como produto educacional um Caso de Ensino. Com esse produto viso contribuir com a prática de outros professores de ciências, desta vez, coerentes com um ensino que incentive a pesquisa sobre problemáticas de relevância social e que comprometa os estudantes em discussões e debates que os auxiliem em atitudes cidadãs. Contudo, objetiva –se vivenciar uma prática pedagógica inspirada pelos princípios do ensino por pesquisa, investigando-a (auto)formativamente. Assim, esse estudo tem como referencial teórico a perspectiva de ensino por pesquisa. A partir dos pressupostos dessa pesquisa projetamos uma prática pedagógica com a intenção de vivenciá-la, produzindo registros e analisando essa prática pedagógica. Por meio das leituras e discussões sobre o ensino por pesquisa planejamos realizar um ensino guiado pela pesquisa com os estudantes. Pois, a pesquisa narrativa trata-se de um processo dinâmico de viver e contar histórias podendo ser revividas e recontadas. A pesquisa visou contribuir de forma significativa para o processo (auto)formativo docente, com a aprendizagem sobre a abordagens de ensino, refletindo – na sobre a própria prática. Com o desenvolvimento desse estudo, foi possível refletir sobre trabalho realizado, sobre a importância das experiências vivenciadas que configuram bases para a (auto)formação quando refletimos na própria prática aprimorando os conhecimentos adquiridos.pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Docência em Educação em Ciências e Matemáticaspt_BR
dc.subject.linhadepesquisaFORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICASpt_BR
dc.subject.linhadepesquisaENSINO E APRENDIZAGEM DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICAS PARA A EDUCAÇÃO CIDADÃpt_BR
dc.subject.areadeconcentracaoENSINO, APRENDIZAGEM E FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICASpt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações em Docência em Educação em Ciências e Matemáticas (Mestrado) - PPGDOC/IEMCI

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação_UmaExperienciaAutoFormativa.pdf3,31 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Produto_CasoEnsinoSobre.pdf4,25 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons