Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/17559
Tipo: | Dissertação |
Data do documento: | 11-Set-2023 |
Autor(es): | BRAUN, Layane Caroline Silva Lima |
Primeiro(a) Orientador(a): | SILVA, Marcos Guilherme Moura |
Primeiro(a) coorientador(a): | GONÇALVES, Tadeu Oliver |
Título: | Adaptação transcultural e validação do Metacognitive Knowledge in Mathematics Questionnaire (MKMQ) para o contexto brasileiro. |
Citar como: | BRAUN, Layane Caroline Silva Lima. Adaptação transcultural e validação do Metacognitive Knowledge in Mathematics Questionnaire (MKMQ) para o contexto brasileiro . Orientador: Marcos Guilherme Moura Silva . 2023. 119 f. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática) - Instituto de Educação Matemática e Científica, Universidade Federal do Pará, Belém, 2023. Disponível em: https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/17559. Acesso em:. |
Resumo: | A metacognição matemática é uma variável associada ao alto desempenho matemático, sendo ainda um importante preditor de autorregulação da aprendizagem. No contexto brasileiro, até o presente momento, não dispõe de um instrumento validado que mensure os conhecimentos metacognitivos da aprendizagem matemática dos estudantes. O presente estudo tem como objetivo adaptar transculturalmente e validar o Metacognitive Knowledge In Mathematics Questionaire (MKMQ) para o contexto brasileiro. As diretrizes para o processo de adaptação transcultural do instrumento seguiram cinco Estágios propostos por Beaton et al. (2000), conforme segue: Tradução, Síntese das Traduções, Back Translation, Comitê dos Experts e Pré-teste. As análises psicométricas, foram avaliadas por meio de uma amostra de 434 participantes de estudantes do Ensino Fundamental II. As Evidências de Validade ocorreram por meio da Análise Descritiva, Análise Fatorial Confirmatória, Consistência Interna, Validade de Conteúdo, Validade de Critério, Teste de Invariância e Evidências de grupos Conhecidos (sexo, idade, ano escolar e escola). A população do estudo foi constituída predominantemente pelo sexo feminino, representando 56,68% do total dos participantes, com idades entre 11 e 18 anos matriculados no sexto (n = 109), sétimo (n = 95), oitavo (n = 163) e nono (n = 67) anos escolares de duas escolas distintas (Escola 1: 196 e Escola 2: 238), ambas públicas/estaduais. O Metacognitive Knowledge In Mathematics Questionaire (MKMQ) de Efklides e Vlachopoulos (2012) foi validada para a versão brasileira, em sete fatores e 44 itens, exibindo adequadas propriedades psicométricas na conjuntura cultural da população brasileira. Enquanto Análise Multivariada de Variância demonstrou uma diferença significativa na média dos escores dos fatores da escala MKMQ entre os sexos masculino e feminino (F (7, 426) = 3530,409, p ≤ 0,001; Rastreio de Pillai = 0,983; 2p = 0.98), também entre as escolas (F(7, 426) = 3563,776, p ≤ 0.001; Rastreio de Pillai = 0,983; 2p = 0.98). A pesquisa mostra que existe uma relação positiva entre a Metacognição, a Matemática e o âmbito educacional. Sendo um ótimo aliado quando utilizado de forma correta pelos docentes, para conhecer e mensurar as habilidades metacognitivas dos educandos. |
Abstract: | Mathematical metacognition is a variable associated with high mathematical performance and is also an important predictor of self-regulation of learning. In the Brazilian context, to date there is no validated instrument that measures students' metacognitive knowledge of mathematical learning. The present study aims to cross-culturally adapt and validate the Metacognitive Knowledge In Mathematics Questionaire (MKMQ) for the Brazilian context. The guidelines for the instrument's cross-cultural adaptation process followed five Stages proposed by Beaton et al. (2000), as follows: Translation, Synthesis of Translations, Back Translation, Committee of Experts and Pre-test. The psychometric analyzes were evaluated using a sample of 434 participants of Elementary School II students. Validity Evidence occurred through Descriptive Analysis, Confirmatory Factor Analysis, Internal Consistency, Content Validity, Criterion Validity, Invariance Test and Evidence of Known Groups (gender, age, school year and school). The study population consisted predominantly of females, representing 56.68% of the total participants, aged between 11 and 18 years enrolled in the sixth (n = 109), seventh (n = 95), eighth (n = 163) and ninth (n = 67) school years of two different schools (School 1: 196 and School 2: 238), both public/state. The Metacognitive Knowledge In Mathematics Questionaire (MKMQ) by Efklides and Vlachopoulos (2012) was validated for the Brazilian version, in seven factors and 44 items, showing adequate psychometric properties in the cultural context of the Brazilian population. While Multivariate Analysis of Variance showed a significant difference in the mean scores of the MKMQ scale factors between males and females (F (7, 426) = 3530.409, p ≤ 0.001; Pillai Screening = 0.983; 2p = 0.98), also among schools (F (7, 426) = 3563.776, p ≤ 0.001; Pillai Screening = 0.983; 2p = 0.98). Research shows that there is a positive relationship between Metacognition, Mathematics and the educational environment. Being a great ally when used correctly by teachers, to know and measure the metacognitive skills of students. |
Palavras-chave: | Metacognição Matemática-Estudo e ensino Psicometria |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal do Pará |
Sigla da Instituição: | UFPA |
Instituto: | Instituto de Educação Matemática e Científica |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticas |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil |
Fonte: | 1 CD-ROM |
Aparece nas coleções: | Dissertações em Educação em Ciências e Matemáticas (Mestrado) - PPGECM/IEMCI |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Dissertacao_AdaptacaoTransculturalValidacao.pdf | 3,58 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons