Desvendando mitos na educação matemática: como pseudo-histórias afetam o ensino

Imagem de Miniatura

Data

22-02-2024

Afiliação

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

item.page.theme

Tipo de acesso

Acesso AbertoAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilaccess-logo

Agência de fomento

Contido em

Citar como

BRANDEMBERG,. João Cláudio. Desvendando mitos na educação matemática: como pseudo-histórias afetam o ensino. Orientador: João Cláudio Brandemberg. 2024. 118 f. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática) - Instituto de Educação Matemática e Científica, Universidade Federal do Pará, Belém, 2024. Disponível em: https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/17577 . Acesso em:.

DOI

Nesta pesquisa, objetivou-se investigar as origens e o surgimento das Pseudo-histórias no ensino de matemática. O estudo destaca três das principais Pseudo-histórias da matemática e analisa como são transmitidas e perpetuadas, incluindo sua disseminação em livros e meios de comunicação. Além disso, o trabalho propõe medidas para corrigir ou minimizar o impacto das Pseudo-histórias na percepção da História da Matemática. A pesquisa abrange as Pseudo-histórias da matemática que surgiram a partir do século XIX até os dias atuais. Serão utilizadas fontes secundárias, como livros, artigos e pesquisas já publicadas, bem como fontes primárias, como documentos históricos. O estudo adotará uma abordagem bibliográfica, com análise crítica das fontes. O método de análise proposto por Martins (2000) será aplicado para verificar a veracidade das Pseudo-histórias, com adaptações para os casos da Coroa de Arquimedes, Maçã de Newton e Fórmula de Bhaskara. Dessa forma, a pesquisa busca ampliar o conhecimento sobre o impacto das Pseudo-histórias no ensino de matemática e contribuir com propostas para uma percepção mais precisa da história matemática.

browse.metadata.ispartofseries

Área de concentração

Linha de pesquisa

País

Brasil

Instituição(ões)

Universidade Federal do Pará

Sigla(s) da(s) Instituição(ões)

UFPA

item.page.isbn

Fonte

1 CD-ROM

item.page.dc.location.country

Fonte URI