Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/17622
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorAVIZ, Anderson da Silva-
dc.date.accessioned2025-08-05T15:02:01Z-
dc.date.available2025-08-05T15:02:01Z-
dc.date.issued2025-04-15-
dc.identifier.citationAVIZ, Anderson da Silva. Ensino e práticas pedagógicas em Geografia para pessoas com deficiência visual na EAUFPA. Orientadora: Benedita Alcidema Coelho dos Santos Magalhães. 2025. 140 f. Dissertação (Mestrado em Geografia) - Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, Universidade Federal do Pará, Belém, 2025. Disponível em: https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/17622. Acesso em:.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/17622-
dc.description.abstractThis research, through the case study method, sought to analyze how the inclusive pedagogical practices adopted by Geography teachers at the UFPA School of Application materialize, focusing on the education of students with visual impairment (DV). Adopting historical-dialectical materialism as a methodological framework, the study analyzes the contradictions present in the process of school inclusion. Of a qualitative nature, the research used as sources the bibliographic review, documentary analysis and interviews with professors and coordinators of the institution. The results indicate advances in the school, through student services and the construction of dialogues between teachers and coordinators, driven by the Coordination of Inclusive Education and the Curriculum Accessibility Laboratory (LACEB). However, challenges persist, such as architectural barriers, difficulties in teacher training and the lack of alignment between educational policies and school pedagogical practices. The dialectical analysis reveals that inclusion is crossed by structural and social tensions, evidencing the need for greater articulation between theory and practice, both in the teaching of Geography and in the reality of the school in general. Thus, the research contributes to the debate on the effectiveness of inclusion policies and highlights the importance of teacher training to ensure accessible geographic education and the right to education for all students.en
dc.description.provenanceSubmitted by Carlos Rocha (carlosrocha@ufpa.br) on 2025-08-05T15:00:27Z No. of bitstreams: 2 ENSINO E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS EM GEOGRAFIA PARA PESSOAS COM DEFICIÊNCIA VISUAL NA EAUFPA.pdf: 4019630 bytes, checksum: 1852524c4365710ecbba9d429b1c5a56 (MD5) license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Orinete Souza (orinete@ufpa.br) on 2025-08-05T15:02:01Z (GMT) No. of bitstreams: 2 ENSINO E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS EM GEOGRAFIA PARA PESSOAS COM DEFICIÊNCIA VISUAL NA EAUFPA.pdf: 4019630 bytes, checksum: 1852524c4365710ecbba9d429b1c5a56 (MD5) license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-08-05T15:02:01Z (GMT). No. of bitstreams: 2 ENSINO E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS EM GEOGRAFIA PARA PESSOAS COM DEFICIÊNCIA VISUAL NA EAUFPA.pdf: 4019630 bytes, checksum: 1852524c4365710ecbba9d429b1c5a56 (MD5) license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) Previous issue date: 2025-04-15en
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Parápt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.source.uriDisponível na internet via correio eletrônico: ifchbiblioteca@gmail.compt_BR
dc.subjectPráticas pedagógicaspt_BR
dc.subjectEnsino de Geografiapt_BR
dc.subjectDeficiência visualpt_BR
dc.subjectInclusãopt_BR
dc.subjectPedagogical practicesen
dc.subjectGeography teachingen
dc.subjectVisual impairmenten
dc.subjectInclusionen
dc.titleEnsino e práticas pedagógicas em Geografia para pessoas com deficiência visual na EAUFPApt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Filosofia e Ciências Humanaspt_BR
dc.publisher.initialsUFPApt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::GEOGRAFIApt_BR
dc.contributor.advisor1MAGALHÃES, Benedita Alcidema Coelho dos Santos-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7484794171047694pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3555146756852527pt_BR
dc.description.resumoEsta pesquisa, por meio do método de estudo de caso, buscou analisar como se materializam as práticas pedagógicas inclusivas adotadas por professores de Geografia na Escola de Aplicação da UFPA, com foco na educação de alunos com deficiência visual (DV). Adotando o materialismo histórico-dialético como referencial metodológico, o estudo analisa as contradições presentes no processo de inclusão escolar. De cunho qualitativo, a pesquisa utilizou como fontes a revisão bibliográfica, a análise documental e entrevistas com professores e coordenadores da instituição. Os resultados indicam avanços na escola, por meio dos atendimentos aos alunos e da construção de diálogos entre professores e coordenadores, impulsionados pela Coordenação de Educação Inclusiva e pelo Laboratório de Acessibilidade Curricular (LACEB). No entanto, desafios persistem, como barreiras arquitetônicas, dificuldades na formação docente e a falta de alinhamento entre as políticas educacionais e as práticas pedagógicas escolares. A análise dialética revela que a inclusão é atravessada por tensões estruturais e sociais, evidenciando a necessidade de maior articulação entre teoria e prática, tanto no ensino de Geografia quanto na realidade da escola de maneira geral. Assim, a pesquisa contribui para o debate sobre a efetividade das políticas de inclusão e destaca a importância da formação docente para garantir um ensino geográfico acessível e o direito à educação para todos os estudantes.pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Geografiapt_BR
dc.subject.linhadepesquisaEDUCAÇÃO GEOGRÁFICA E PROCESSOS ESPACIAISpt_BR
dc.subject.areadeconcentracaoORGANIZAÇÃO E GESTÃO DO TERRITÓRIOpt_BR
dc.creator.ORCIDhttps://orcid.org/0000-0002-1224-901Xpt_BR
dc.contributor.advisor1ORCIDhttps://orcid.org/0000-0001-7536-5184pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações em Geografia (Mestrado) - PPGEO/IFCH

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertacao_EnsinoPraticasPedagogicas.pdf3,93 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons