Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/1762
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | BARROS, Osvaldo dos Santos | - |
dc.date.accessioned | 2011-03-23T21:19:24Z | - |
dc.date.available | 2011-03-23T21:19:24Z | - |
dc.date.issued | 2004-05-24 | - |
dc.identifier.citation | BARROS, Osvaldo dos Santos. Etnoastronomia Tembé-Tenetehara como matriz de abordagem (etno)matemática no ensino fundamental. Orientador: Iran Abreu Mendes. 2004. 111 f. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemáticas) - Universidade Federal do Pará, Núcleo Pedagógico de Apoio ao Desenvolvimento Científico, Belém, 2004. Disponível em: http://www.repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/1762. Acesso em:. | - |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/1762 | - |
dc.description.abstract | Using the reading of the Temb-Tenetehara culture as matrix of explanation of scientific Astronomy to consider, from its interface with the school Mathematics, strategies of approach of the school contents of Mathematics, the activities that we develop daily, in view of the dialogal joint between knowledge crated by the context of the society and the culture and scientific knowledge disseminated by the school. | - |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2011-03-23T21:19:24Z (GMT). No. of bitstreams: 0 | en |
dc.description.provenance | Item created via OAI harvest from source: http://www.bdtd.ufpa.br/tde_oai/oai2.php on 2011-03-23T21:19:24Z (GMT). Item's OAI Record identifier: oai:bdtd.ufpa.br:169 | en |
dc.language | pt | - |
dc.publisher | Universidade Federal do Pará | - |
dc.rights | Acesso Aberto | - |
dc.subject | Matemática | - |
dc.subject | Etnomatemática (Indigenismo) | - |
dc.subject | Etnoastronomia (Indigenismo) | - |
dc.subject | Tembé | - |
dc.subject | Tenetehara | - |
dc.subject | Ensino fundamental | - |
dc.subject | Pará - Estado | - |
dc.subject | Amazônia brasileira | - |
dc.subject | Índio | - |
dc.title | Etnoastronomia Tembé-Tenetehara como matriz de abordagem (etno)matemática no ensino fundamental | - |
dc.title.alternative | Ethnoastronomy Tembé-Tenetehara as first of (etno) mathematical approach in basic education | - |
dc.type | Dissertação | - |
dc.publisher.country | Brasil | - |
dc.publisher.department | Instituto de Educação Matemática e Científica | - |
dc.publisher.initials | UFPA | - |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | - |
dc.contributor.advisor1 | MENDES, Iran Abreu | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/4490674057492872 | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/8886478452699437 | - |
dc.description.resumo | Utilizamos a cultura Tembé-Tenetehara de leitura do céu e seus elementos astronômicos como matriz de explicação da Astronomia científica para propormos, a partir de sua interface com a Matemática escolar, estratégias de aproximação dos conteúdos escolares de Matemática, às atividades que desenvolvemos cotidianamente, tendo em vista a articulação dialogal entre saberes gerados no contexto da sociedade e da cultura e os saberes científicos disseminados pela escola. | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticas | - |
Aparece nas coleções: | Dissertações em Educação em Ciências e Matemáticas (Mestrado) - PPGECM/IEMCI |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Dissertacao_EtnoastronomiaTembeTeneteharaMatriz.pdf | 5,58 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons