Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/1764
metadata.dc.type: Dissertação
Issue Date: 1-Feb-2006
metadata.dc.creator: MICCIONE, Jani Selma Morais
metadata.dc.contributor.advisor1: SILVA, Francisco Hermes Santos da
Title: O quadro de escrever como mediador para construção de relações de autonomia no ambiente de sala de aula
Other Titles: The blackboard as mediating for construction of relations of autonomy in the environment of classroom
Citation: MICCIONE, Jani Selma Morais. O quadro de escrever como mediador para construção de relações de autonomia no ambiente de sala de aula. 2006. 98 f. Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal do Pará, Núcleo Pedagógico de Apoio ao Desenvolvimento Científico, Belém, 2006. Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticas.
metadata.dc.description.resumo: O quadro de escrever tem sido nos dias atuais alvo de críticas por parte de muitos professores que o consideram tradicional. Entretanto, alguns professores e pedagogos dentre os quais eu me incluo, consideram que, desde que usado de forma diferenciada, é de suma importância para o ensino e aprendizagem, principalmente na disciplina de Matemática. Essa dissertação versa sobre um estudo feito em uma turma de 7 série do Ensino Fundamental, cujo objetivo foi verificar quais os fatores que dificultam a participação dos alunos nas atividades no quadro de escrever. O estudo mostra que o quadro não é, em sua materialidade, um recurso tradicional. Em sua utilização estão presentes relações de poder que fazem com que os alunos não aceitem participar de suas atividades. As discussões são feitas em torno da necessidade de envolver os alunos e o professor em atividades interativas via quadro de escrever, haja vista que, esse artefato é adequado para a viabilização da comunicação matemática entre professor e alunos e dos alunos entre si.
Abstract: The blackboard nowadays has been, criticized by those teachers who consider it traditional. However some teachers and pedagogues, including myself, consider that since it is used in a different way, the blackboard has great importance for teaching and learning, mainly for mathematics. This essay is about a study done in a junior high school 7th grade group and its goal is to verify what are the reasons that make students participation on blackboard activities difficult. This study shows that the blackboard isnt, in its material form, a traditional recourse. In its use there are power relations that make the students do not accept to participate in its activities. The discussion happens around the necessity of involving the students and the teacher in interaction activities which channel is the blackboard since it is adequate for mathematics communication between teacher and students and among students.
Keywords: Interação social
Quadro-negro
Matemática
Aprendizagem
Interação professor-aluno
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal do Pará
metadata.dc.publisher.initials: UFPA
metadata.dc.publisher.department: Instituto de Educação Matemática e Científica
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticas
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Appears in Collections:Dissertações em Educação em Ciências e Matemáticas (Mestrado) - PPGECM/IEMCI

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dissertacao_QuadroEscreverMediador.pdf237,4 kBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons