Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/17672
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorALVES JÚNIOR, Fernando Cesar Chaves-
dc.date.accessioned2025-08-26T16:47:36Z-
dc.date.available2025-08-26T16:47:36Z-
dc.date.issued2025-04-30-
dc.identifier.citationALVES JÚNIOR, Fernando Cesar Chaves. Aplicação e avaliação de um jogo sério como alternativa metodológica para ensino de frações para alunos com TDAH. Orientador: Heleno Fülber; Coorientador: Bruno Merlin. 2025. [14] f. Dissertação (Mestrado em Computação Aplicada) – Núcleo de Desenvolvimento Amazônico em Engenharia, Universidade Federal do Pará, Tucuruí, 2025. Disponível em: https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/17672. Acesso em:.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/17672-
dc.description.abstractIntroduction: This article describes the results obtained in an action research on the applicability of a serious game with virtual reality in the teaching and learning process of fractions content for students with ADHD. The development strategies and their practical implications observed in the use of the software are described. Objective: Apply and evaluate the contribution of the game in the learning process of fraction content for students with ADHD in the 6th and 7th grades of elementary school. Methodology or Steps: Presentation of the game to guidance counselors, teachers and parents of students; assessment of learning of fractions content; use of the game by students; reassessment of learning of the content. Results: The possibility of using the game as a didactic alternative for teachers to teach fractions stands out, improving students learning of the content.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Melissa Feitosa (melissa.feitosa@tucurui.ufpa.br) on 2025-08-22T17:05:43Z No. of bitstreams: 2 Dissertacao_AplicacaoAvaliacaoJogo.pdf: 847646 bytes, checksum: 8b6a9fe8d193d35a5a7d0b7c99019264 (MD5) license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Mayara Menezes (mayara@ufpa.br) on 2025-08-26T16:47:36Z (GMT) No. of bitstreams: 2 Dissertacao_AplicacaoAvaliacaoJogo.pdf: 847646 bytes, checksum: 8b6a9fe8d193d35a5a7d0b7c99019264 (MD5) license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-08-26T16:47:36Z (GMT). No. of bitstreams: 2 Dissertacao_AplicacaoAvaliacaoJogo.pdf: 847646 bytes, checksum: 8b6a9fe8d193d35a5a7d0b7c99019264 (MD5) license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) Previous issue date: 2025-04-30en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Parápt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.source.uriDisponível na internet via Sagittapt_BR
dc.subjectJogos sériospt_BR
dc.subjectRealidade virtualpt_BR
dc.subjectFraçõespt_BR
dc.subjectTDAHpt_BR
dc.subjectSerious gamespt_BR
dc.subjectVirtual realitypt_BR
dc.subjectFractionspt_BR
dc.subjectADHDpt_BR
dc.titleAplicação e avaliação de um jogo sério como alternativa metodológica para ensino de frações para alunos com TDAHpt_BR
dc.title.alternativeApplication and validation of a serious game as a methodological alternative for teaching fractions to students with ADHDpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentNúcleo de Desenvolvimento Amazônico em Engenharia - NDAE/Tucuruípt_BR
dc.publisher.initialsUFPApt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO::METODOLOGIA E TECNICAS DA COMPUTACAO::ENGENHARIA DE SOFTWAREpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::TECNOLOGIA EDUCACIONALpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO ESPECIALpt_BR
dc.contributor.advisor1FÜLBER, Heleno-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5018616409948511pt_BR
dc.contributor.advisor-co1MERLIN, Bruno-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7336467549495208pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0571489877458788pt_BR
dc.description.resumoIntrodução: Este artigo descreve os resultados obtidos em uma pesquisa-ação sobre a aplicabilidade de um jogo sério com realidade virtual no processo de ensino e aprendizagem do conteúdo de frações para alunos com TDAH. São descritas as estratégias de desenvolvimento e suas implicações práticas observadas na utilização do software. Objetivo: Aplicar e avaliar a contribuição do jogo no processo de aprendizagem do conteúdo de frações para alunos com TDAH do 6º e 7º anos do ensino fundamental. Metodologia ou Etapas: Apresentação do jogo para orientadores, professores e pais de alunos; avaliação da aprendizagem do conteúdo de frações; utilização do jogo pelos alunos; reavaliação da aprendizagem do conteúdo. Resultados: Destaca-se a possibilidade de utilização do jogo como alternativa didática por professores para o ensino de frações, melhorando a aprendizagem do conteúdo por parte dos alunos.pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Computação Aplicadapt_BR
dc.subject.linhadepesquisaDESENVOLVIMENTO DE SISTEMASpt_BR
dc.subject.areadeconcentracaoCOMPUTAÇÃO APLICADApt_BR
dc.description.affiliationUFPA - Universidade Federal do Parápt_BR
dc.contributor.advisor-co1ORCIDHTTPS://ORCID.ORG/0000-0001-7327-9960pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações em Computação Aplicada (Mestrado) - PPCA/NDAE/Tucuruí

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertacao_AplicacaoAvaliacaoJogo.pdf827,78 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons