Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/17672
Tipo: Dissertação
Fecha de publicación : 30-abr-2025
Autor(es): ALVES JÚNIOR, Fernando Cesar Chaves
metadata.dc.description.affiliation: UFPA - Universidade Federal do Pará
Primer Orientador: FÜLBER, Heleno
Primer Coorientador: MERLIN, Bruno
Título : Aplicação e avaliação de um jogo sério como alternativa metodológica para ensino de frações para alunos com TDAH
Otros títulos : Application and validation of a serious game as a methodological alternative for teaching fractions to students with ADHD
Citación : ALVES JÚNIOR, Fernando Cesar Chaves. Aplicação e avaliação de um jogo sério como alternativa metodológica para ensino de frações para alunos com TDAH. Orientador: Heleno Fülber; Coorientador: Bruno Merlin. 2025. [14] f. Dissertação (Mestrado em Computação Aplicada) – Núcleo de Desenvolvimento Amazônico em Engenharia, Universidade Federal do Pará, Tucuruí, 2025. Disponível em: https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/17672. Acesso em:.
Resumen: Introdução: Este artigo descreve os resultados obtidos em uma pesquisa-ação sobre a aplicabilidade de um jogo sério com realidade virtual no processo de ensino e aprendizagem do conteúdo de frações para alunos com TDAH. São descritas as estratégias de desenvolvimento e suas implicações práticas observadas na utilização do software. Objetivo: Aplicar e avaliar a contribuição do jogo no processo de aprendizagem do conteúdo de frações para alunos com TDAH do 6º e 7º anos do ensino fundamental. Metodologia ou Etapas: Apresentação do jogo para orientadores, professores e pais de alunos; avaliação da aprendizagem do conteúdo de frações; utilização do jogo pelos alunos; reavaliação da aprendizagem do conteúdo. Resultados: Destaca-se a possibilidade de utilização do jogo como alternativa didática por professores para o ensino de frações, melhorando a aprendizagem do conteúdo por parte dos alunos.
Resumen : Introduction: This article describes the results obtained in an action research on the applicability of a serious game with virtual reality in the teaching and learning process of fractions content for students with ADHD. The development strategies and their practical implications observed in the use of the software are described. Objective: Apply and evaluate the contribution of the game in the learning process of fraction content for students with ADHD in the 6th and 7th grades of elementary school. Methodology or Steps: Presentation of the game to guidance counselors, teachers and parents of students; assessment of learning of fractions content; use of the game by students; reassessment of learning of the content. Results: The possibility of using the game as a didactic alternative for teachers to teach fractions stands out, improving students learning of the content.
Palabras clave : Jogos sérios
Realidade virtual
Frações
TDAH
Serious games
Virtual reality
Fractions
ADHD
metadata.dc.subject.areadeconcentracao: COMPUTAÇÃO APLICADA
metadata.dc.subject.linhadepesquisa: DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO::METODOLOGIA E TECNICAS DA COMPUTACAO::ENGENHARIA DE SOFTWARE
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::TECNOLOGIA EDUCACIONAL
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO ESPECIAL
País: Brasil
Editorial : Universidade Federal do Pará
Sigla da Instituição: UFPA
Instituto: Núcleo de Desenvolvimento Amazônico em Engenharia - NDAE/Tucuruí
Programa: Programa de Pós-Graduação em Computação Aplicada
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
metadata.dc.source.uri: Disponível na internet via Sagitta
Aparece en las colecciones: Dissertações em Computação Aplicada (Mestrado) - PPCA/NDAE/Tucuruí

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
Dissertacao_AplicacaoAvaliacaoJogo.pdf827,78 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons