Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/1771
Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.creatorMICCIONE, Domênico Góes-
dc.date.accessioned2011-03-23T21:19:25Z-
dc.date.available2011-03-23T21:19:25Z-
dc.date.issued2006-02-01-
dc.identifier.citationMICCIONE, Domênico Góes. O quadro de escrever como recurso facilitador de interação e aprendizagem dos alunos no processo de avaliação. 2006. 89 f. Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal do Pará, Núcleo Pedagógico de Apoio ao Desenvolvimento Científico, Belém, 2006. Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticas.-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/1771-
dc.description.abstractThis study the following goals: 1. To investigate the students learning results from an evaluation experience, using the blackboard as a way of making it easier. 2. To use procedures that make the student participation in evaluation activities on the blackboard possible. It was developed in a high school-first-year group from a federal public school of Pará. The results indicate that the blackboard use in an interaction way makes the students learning easier when pedagogy didactic aspects that do not depend on the tendencies in Mathematics Education, such as the diagnosis evaluation, social interaction, didactic contract, error / mistake and the epistemology obstacles are considered. Finally, we conclude that the blackboard must have its meaning established again for the mathematics teacher pedagogy practice.-
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2011-03-23T21:19:25Z (GMT). No. of bitstreams: 0en
dc.description.provenanceItem created via OAI harvest from source: http://www.bdtd.ufpa.br/tde_oai/oai2.php on 2011-03-23T21:19:25Z (GMT). Item's OAI Record identifier: oai:bdtd.ufpa.br:177en
dc.languagept-
dc.publisherUniversidade Federal do Pará-
dc.rightsAcesso Aberto-
dc.subjectAprendizagem-
dc.subjectAvaliação-
dc.subjectMatemática-
dc.subjectEnsino-
dc.subjectPará - Estado-
dc.subjectAmazônia brasileira-
dc.titleO quadro de escrever como recurso facilitador de interação e aprendizagem dos alunos no processo de avaliação-
dc.title.alternativeThe blackboard to write as easier resource of interaction and learning of the student in the evaluation process-
dc.typeDissertação-
dc.publisher.countryBrasil-
dc.publisher.departmentInstituto de Educação Matemática e Científica-
dc.publisher.initialsUFPA-
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::AVALIACAO DA APRENDIZAGEM-
dc.contributor.advisor1SILVA, Francisco Hermes Santos da-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3912906225739008-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1437250974365507-
dc.description.resumoEsse estudo teve como objetivos: 1. Investigar os resultados da aprendizagem dos alunos, decorrente de uma experiência de avaliação, usando como recurso facilitador o quadro de escrever. 2. Utilizar procedimentos que possibilitem a participação do aluno nas atividades avaliativas desenvolvidas no quadro de escrever. Foi desenvolvida em uma turma do 1º ano do Ensino Médio, em escola pública federal do estado do Pará. Os resultados indicam que o uso do quadro de escrever de forma interativa, facilita a aprendizagem dos alunos quando considerados aspectos didático-pedagógicos inerentes às tendências em Educação Matemática, tais como a avaliação diagnóstica, a interação social, o contrato didático, o erro e os obstáculos epistemológicos. Por fim, conclui-se que o quadro de escrever deve ser ressignificado na prática pedagógica do professor de matemática.pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticas-
Aparece en las colecciones: Dissertações em Educação em Ciências e Matemáticas (Mestrado) - PPGECM/IEMCI

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
Dissertacao_QuadroEscreverRecurso.pdf260,18 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons