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https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/17724
Tipo: | Dissertação |
Data do documento: | 24-Jun-2025 |
Autor(es): | LEÃO, Gesiel Ribeiro de |
Primeiro(a) Orientador(a): | BRITO, Márcia Mariana Bittencourt |
Título: | Memórias do Hip-Hop na Amazônia : Os pioneiros na formação e resistência da cena de Belém-PA. |
Citar como: | LEÃO, Gesiel Ribeiro de. Memórias do Hip-Hop na Amazônia : Os pioneiros na formação e resistência da cena de Belém-PA. Orientadora: Marcia Mariana Bittencourt Brito. 2025. 102 f. Dissertação (Mestrado em Artes) - Instituto de Ciências da Arte, Universidade Federal do Pará, Belém, 2025. Disponível em: https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/17724. Acesso em:. |
Resumo: | Este estudo tem como objetivo principal analisar como a resistência dos pioneiros moldou e construiu a cultura Hip-Hop paraense. A pesquisa explora a trajetória histórica do Hip-Hop em Belém-PA, enfatizando a formação de sua identidade e as estratégias de resistência adotadas pelos artistas locais diante de contextos de exclusão e xenofobia. A metodologia utilizada é fundamentada na pesquisa-ação proposta por Michel Thiollent (2011), que permite uma análise reflexiva e engajada, promovendo um diálogo direto com os participantes da cena. Por meio de entrevistas e análise de discurso crítica de Viviane de Melo, o trabalho busca integrar a voz dos artistas e coletivos às reflexões teóricas, visando compreender as dinâmicas que configuram o Hip-Hop. Os resultados da pesquisa mostram que o Hip-Hop no Pará é marcado por uma forte ligação com as memórias coletivas de suas comunidades, o que é fundamentado nas ideias de Eric Hobsbawm sobre a construção da memória cultural. As letras e performances dos artistas não apenas refletem as experiências vividas, mas também atuam como ferramentas de resistência e afirmação de identidade, confrontando narrativas dominantes e estigmatizantes. O estudo também aborda a questão da xenofobia, utilizando os conceitos de Franz Fanon para examinar as opressões enfrentadas pela juventude negra e periférica. Além disso, discute a hibridação cultural, apoiando-se nas ideias de Nestor Clanclini, que mostra como o Hip-Hop parte dessa hibridação e contribui para a formação de uma identidade dinâmica, Antônio Gramsci, fortalece os diálogos trazendo sua concepção e teoria sobre resistência cultural. Em suas conclusões, o trabalho reafirma que o Hip-Hop na Amazônia, especialmente em Belém, é uma forma potente de resistência cultural, sendo diferente de outras partes do mundo. Ele não só preserva as memórias históricas, mas também reafirma uma concepção de identidade única, desafia a marginalização e promove a luta por direitos e dignidade. |
Palavras-chave: | Hip-hop (Cultura popular) Belém (PA) Performance (arte) Exclusão social Performance (art) Marginality, social |
Área de Concentração: | ARTES |
Linha de Pesquisa: | HISTÓRIA, CRÍTICA E EDUCAÇÃO EM ARTES |
CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal do Pará |
Sigla da Instituição: | UFPA |
Instituto: | Instituto de Ciências da Arte |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Artes |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
Fonte URI: | Via e-mail |
Fonte: | |
Aparece nas coleções: | Dissertações em Artes (Mestrado) - PPGARTES/ICA |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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Dissertacao_MemoriasHipHopAmazonia.pdf | 1,64 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
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