Entre cenas, enredos e roteiros: a formação humana pela via da criação artística: a experiência do grupo de teatro da UNIPOP

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2007-08-13

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

item.page.theme

Editora(s)

Universidade Federal do Pará

Tipo de acesso

Acesso Abertoaccess-logo

Contido em

Citação

SOUSA, Vera Solange Pires Gomes de. Entre cenas, enredos e roteiros: a formação humana pela via da criação artística: a experiência do grupo de teatro da UNIPOP. Orientador: Salomão Antonio Mufarrej Hage. 2007. 119 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Pará, Centro de Educação, Belém, 2007. Disponível em: http://www.repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/1777. Acesso em:.

DOI

Este estudo estabelece a interface entre teatro e educação com a perspectiva de evidenciar os elementos significativos da dimensão educativa do Grupo de Teatro do Instituto Universidade Popular UNIPOP. Decorre, portanto, de dois movimentos que estão imbricados, o primeiro diz respeito à origem do Grupo de Teatro da UNIPOP e o segundo, volta-se para a dimensão educativa desse Grupo. O estudo tem sua fundamentação metodológica na pesquisa qualitativa, focando a formação humana a partir da experiência vivida pelo Grupo de Teatro da Universidade Popular, com o objetivo de identificar os elementos significativos que emergem da dimensão educativa da experiência teatral dessa instituição. Parte-se do pressuposto de que o teatro, como linguagem artística, pode contribuir para formação humana por meio da criação artística, sendo, portanto, as práticas teatrais potencialmente práticas educativas. Os principais autores que forneceram idéias básicas à constituição teórica deste estudo foram Freire, Boal e Baron. Sob a inspiração da etnometodologia, adotou-se como procedimentos de investigação sobre a experiência do Grupo e coleta de informações a observação, a análise documental, a entrevista, figuras e fotografias como ilustração de eventos. No âmbito da relação entre teatro e educação materializada na experiência Grupo de Teatro da UNIPOP três elementos significativos emergiram durante a investigação e são explicitadas e analisadas ao longo do estudo: a história de vida como elemento de cena, a reflexibilidade do teatro e o processo colaborativo entre os participantes do grupo.

Agência de Fomento

SEMEC/PA - Secretaria Municipal de Educação

browse.metadata.ispartofseries

item.page.isbn

Fonte

item.page.dc.location.country

Citação

SOUSA, Vera Solange Pires Gomes de. Entre cenas, enredos e roteiros: a formação humana pela via da criação artística: a experiência do grupo de teatro da UNIPOP. Orientador: Salomão Antonio Mufarrej Hage. 2007. 119 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Pará, Centro de Educação, Belém, 2007. Disponível em: http://www.repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/1777. Acesso em:.