Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/1817
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | LEVY, Lênio Fernandes | - |
dc.date.accessioned | 2011-03-23T21:19:31Z | - |
dc.date.available | 2011-03-23T21:19:31Z | - |
dc.date.issued | 2003-09-17 | - |
dc.identifier.citation | LEVY, Lênio Fernandes. Os professores, uma proposta visando à transdisciplinarilidade e os atuais alunos de matemática da educação pública municipal de jovens e adultos de Belém, Pará. 2003. 139 f. Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal do Pará, Núcleo Pedagógico de Apoio ao Desenvolvimento Científico, Belém, 2003. Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticas. | - |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/1817 | - |
dc.description.abstract | A teoria da complexidade, mormente o ideário do francês Edgar Morin, proclama a interligação das particularidades que se integram ao (ou a um) todo. Distinção e união são, assim, os pilares das manifestações naturais, acrescentando-se a esse binômio o fenômeno da incerteza, haja vista as associações implicarem desdobramentos indeterminados. A elevação quantitativa da cultura humana vem sendo acompanhada de uma progressiva especialização, e, não apregoando, em absoluto, a extinção das disciplinas/distinções/partes, o pensamento transdisciplinar moriniano defende a construção de ligações entre tais elementos, o que se mostra concordante com a díade natural união-distinção. Tomando por base a seguinte máxima transdisciplinar: do todo em direção às partes e das partes rumo ao todo, propõem-se nesta obra (em especial no que se refere ao segundo trecho da citação em foco) ações educacionais dirigidas pelas chamadas duplas heterogêneas de professores (DHP) - imaginadas pelo autor da dissertação -, que integram docentes com formação (cada um deles) em disciplinas (partes) diferentes, os quais, trabalhando em conjunto (inclusive com os alunos), no mesmo espaço-tempo pedagógico, buscam/buscariam construir ligações entre os conteúdos pertencentes aos (dois) campos de conhecimento em questão, efetivando-se um caminhar das partes e de suas mútuas (e múltiplas) conexões em direção ao todo. O público escolhido foi o da Educação de Jovens e Adultos - EJA (no ambiente da escola pública municipal), pois se acredita que as informações extra-escolares acumuladas pelo estudante jovem/adulto, apesar de sua educação formal deficitária, possam contribuir para que ele estabeleça, se corretamente orientado, relações/ligações intelectuais diversas. Ademais, a procura de soluções para a problemática da EJA, cuja clientela é formada por indivíduos marcados pela exclusão sócio-econômica, constitui-se em dever moral extensivo a todos os verdadeiros cidadãos. Apesar (ou além) das pesquisas exploratórias, em campo, que culminaram com resultados constantes em 5 (cinco) tabelas, predominam, quanto à metodologia adotada nesta investigação, o exame bibliográfico (de um lado) e (de outro lado) a análise - que é o seu cerne - de uma proposição (a DHP engendrada pelo mestrando) à luz dos conceitos abordados. Trata-se/tratou-se de demonstrar, em nível teórico, que a idéia de DHP harmonizase com as aspirações/esperanças/necessidades do alunado da EJA, com a incerteza prigoginiana, com a transdisciplinaridade moriniana, com a Psicologia Vygotskyana e com a modelagem matemática. | - |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2011-03-23T21:19:31Z (GMT). No. of bitstreams: 0 | en |
dc.description.provenance | Item created via OAI harvest from source: http://www.bdtd.ufpa.br/tde_oai/oai2.php on 2011-03-23T21:19:31Z (GMT). Item's OAI Record identifier: oai:bdtd.ufpa.br:227 | en |
dc.language.iso | por | - |
dc.publisher | Universidade Federal do Pará | - |
dc.rights | Acesso Aberto | - |
dc.subject | Professores | - |
dc.subject | Educação de adulto | - |
dc.subject | Matemática | - |
dc.subject | Educação e Estado | - |
dc.subject | Programa Educação de Jovens e Adultos | - |
dc.subject | Belém - PA | - |
dc.subject | Pará - Estado | - |
dc.subject | Amazônia brasileira | - |
dc.title | Os professores, uma proposta visando à transdisciplinaridade e os atuais alunos de matemática da educação pública municipal de jovens e adultos de Belém, Pará | - |
dc.title.alternative | The teachers, a proposal aiming at to the transdisciplinaridade and the current pupils of mathematics of the municipal public education of young and adults of Belém, Pará | - |
dc.type | Dissertação | - |
dc.publisher.country | Brasil | - |
dc.publisher.department | Instituto de Educação Matemática e Científica | - |
dc.publisher.initials | UFPA | - |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO DE ADULTOS | - |
dc.contributor.advisor1 | ESPÍRITO SANTO, Adilson Oliveira do | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/5870609258842071 | - |
dc.contributor.advisor-co1 | GONÇALVES, Tadeu Oliver | - |
dc.contributor.advisor-co1Lattes | http://lattes.cnpq.br/6789250569319668 | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/1171794682934046 | - |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticas | - |
Aparece nas coleções: | Dissertações em Educação em Ciências e Matemáticas (Mestrado) - PPGECM/IEMCI |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Dissertacao_ProfessoresPropostaTransdisciplinaridade.pdf | 483,03 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons