Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/1849
Tipo: Dissertação
Data do documento: 2005
Autor(es): PEREIRA, Franz Kreüther
Primeiro(a) Orientador(a): GONÇALVES, Tadeu Oliver
Título: Código de modernidade e sistemas antigos: a propósito do uso da informática pelos professores de matemática da rede pública estadual em Belém
Título(s) alternativo(s): Old code of modernity and systems: by the way of the use of computer science for the professors of mathematics of the state public net in Belém
Citar como: PEREIRA, Franz Kreüther. Código de modernidade e sistemas antigos: a propósito do uso da informática pelos professores de matemática da rede pública estadual em Belém. 2005. 138 f. Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal do Pará, Núcleo Pedagógico de Apoio ao Desenvolvimento Científico, Belém, 2005. Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticas.
Resumo: O uso das Tecnologias da Informação e Comunicação -TIC no ambiente escolar, além de permitir o acesso a um universo de informações tão caótico quanto inimaginável, promoveu uma profunda transformação na relação de seus principais atores -professores e alunos - com o conhecimento. Desde o final da década de 1980 que, no Brasil, diversos programas surgiram com a finalidade de prover a educação pública de condições de igualdade com a educação privada, procurando através da inserção nas escolas da rede municipal e estadual de um ambiente tecnológico de aprendizagem com base em rede de computadores conectados a Internet, garantir o ansiado salto de qualidade do ensino público. A proposta desse trabalho é investigar se os professores de Matemática que atuam nas escolas da rede estadual em Belém/P A, que possuem Laboratório de Informática, estabelecem interações com esse ambiente na busca pela melhoria de sua práxis pedagógica, favorecendo a transmissão de informações, a construção de conhecimentos e de conceitos matemáticos.
Abstract: The use of the technologies of Information and Communication TIC at the scholar environment, besides allow the access to one universe of informations so chaotic than unimaginable, promoted a deep transformation in the relation of your main actors teachers and students with knowledge. Since the end of 80s that, in Brazil, many programs appears with the objective of to provide to the public education equals conditions with the private education, searching through the insert at the schools from municipal and state; a technologic environment for learning. Based on the use of computers connecting to the Internet enabling a jump of quality of the public education. The purpose of this search is inspect if the teachers of Mathematic - acting at the public schools in Belém/PA that has Informatic Laboratory - create proceedings with that technologic to find better ways for your pedagogical praxis; favouring the transmission of informations to the build of knowledge and Math concepts.
Palavras-chave: Formação de professores de matemática
Uso da informática
Matemática
Ensino
Belém - PA
Pará - Estado
Amazônia brasileira
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal do Pará
Sigla da Instituição: UFPA
Instituto: Instituto de Educação Matemática e Científica
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticas
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:Dissertações em Educação em Ciências e Matemáticas (Mestrado) - PPGECM/IEMCI

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertacao_CodigoModernidadeSistemas.pdf792,34 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons