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Tipo: Dissertação
Fecha de publicación : 5-oct-2007
Autor(es): ALBUQUERQUE, Eliana dos Santos
Primer Orientador: BAPTISTA, Marcelo Quintino Galvão
Título : Ensino de leitura de frases com compreensão a crianças de segunda série do ensino fundamental
Otros títulos : Teaching sentence reading to second grade children
Citación : ALBUQUERQUE, Eliana dos Santos. Ensino de leitura de frases com compreensão a crianças de segunda série do ensino fundamental. 2007. 59 f. Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal do Pará, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Belém, 2007. Programa de Pós-Graduação em Teoria e Pesquisa do Comportamento.
Resumen: Este estudo foi planejado para verificar a possibilidade do ensino de leitura com compreensão, de frases compostas por três palavras (um pronome, um substantivo e um adjetivo), baseado no paradigma de equivalência, e, assim, ampliar as unidades verbais utilizadas num estudo anterior. Participaram cinco crianças que cursavam a 2 série do Ensino Fundamental de escolas públicas em Belém/PA e que apresentavam dificuldades em leitura. O estudo tinha cinco fases que abarcavam pré-testes, ensino, testes e pós-testes. Foram ensinadas as relações AB e AC, nas quais havia sílabas, palavras e frases, na modalidade falada pela experimentadora, pictórica e impressa. Foram testadas relações de equivalência, nomeação oral e leitura generalizada de palavras (Generalização I), de frases com duas palavras (Generalização II e III) e de frases com três palavras (Generalização IV). No ensino, o critério de acertos era de 100%, em cada bloco de tentativas, com conseqüências diferenciais. Os testes eram apresentados sem conseqüências diferenciais para acertos e erros. Os participantes responderam de acordo com o critério no ensino. No Teste de Generalização I, três participantes leram prontamente as novas palavras. Nos Testes de Generalização II e III, todos os participantes leram as novas frases com duas palavras. No Teste de Generalização IV, apenas dois participantes leram outras novas frases com três palavras. Após 30 dias, dos quatro participantes que permaneceram no estudo, três mantiveram a leitura generalizada de palavras; dois mantiveram a leitura generalizada de frases com duas palavras e apenas um manteve a leitura generalizada de frases com três palavras. Os resultados mostram o efeito positivo do procedimento utilizado, indicando um avanço em relação a um estudo anterior em que houve frases com duas palavras. O estudo pode ser relevante em termos teóricos, metodológicos e sociais, especificamente na área educacional, apontando importantes contribuições para o ensino de leitura com compreensão. Outras pesquisas poderão ser promissoras na investigação de procedimentos facilitadores da leitura de unidades verbais mais amplas e a generalização de leitura no âmbito do paradigma de equivalência.
Resumen : The aim of this study was to verify the efficiency of teaching reading comprehension using sentences containing three types of words (a pronoun, a noun, and an adjective), based on the equivalence paradigm, and thereby extending verbal units utilized in a previous investigation. The sample was composed of five second grade children with reading difficulties from public schools in Belem, Para. There were five experimental phases including, pretests, teaching, intermediate and post-tests. The AB and AC relations were taught by use of syllables, words and sentences according to a specific stimulus modality: verbalized by the experimenter, pictorial and printed. The following equivalence relations were assessed, verbal naming and generalized word reading (Generalization I); two-word sentences (Generalization II and III), and three-word sentences (Generalization IV). The criterion for success was 100% correct responses in each trial block, with differential consequences. After the last phase the number of correct and incorrect responses without differential consequences was evaluated. The students responded consistently to the teaching criterion method. On Generalization Test I, three participants responded readily to new words. On Generalization Tests II and III, all of the participants read each new twoword sentence. On the Generalization Test IV, only two participants read all of the newly presented three-word sentences. After 30 days, of the four participants that remained in the experiment, two maintained the same level of generalized two-word sentences, whereas only one read consistently the generalized three-word sentences. In comparison with a previous study that used only two-word sentences, these results demonstrated the positive effect of the procedure. In theoretical, methodological and social terms, the findings may have educational relevance and make significant contributions to the teaching of reading comprehension. Future research using the facilitating procedures implicit in verbal unit reading, as based on the stimulus equivalence paradigm, appears especially promising.
Palabras clave : Leitura
Ensino fundamental
Crianças
Psicologia da aprendizagem
Belém - PA
Pará - Estado
Amazônia brasileira
Escola pública
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA::PSICOLOGIA DO ENSINO E DA APRENDIZAGEM
País: Brasil
Editorial : Universidade Federal do Pará
Sigla da Instituição: UFPA
Instituto: Núcleo de Teoria e Pesquisa do Comportamento
Programa: Programa de Pós-Graduação em Teoria e Pesquisa do Comportamento
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Aparece en las colecciones: Dissertações em Teoria e Pesquisa do Comportamento (Mestrado) - PPGTPC/NTPC

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