Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/2052
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorBRANCO, Ewerton Lopes-
dc.date.accessioned2011-03-29T15:52:49Z-
dc.date.available2011-03-29T15:52:49Z-
dc.date.issued2008-03-07-
dc.identifier.citationBRANCO, Ewerton Lopes. O Ensino de produção oral nos cursos de graduação em letras (inglês) de Belém-PA: uma abordagem por gêneros do discurso. 2008. 121 f. Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal do Pará, Instituto de Letras e Comunicação, Belém, 2008. Programa de Pós-Graduação em Letras.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/2052-
dc.description.abstractThis dissertation aims to investigate the speaking production in English language in Letras undergraduation courses in Belém – Pa, under a perspective of discourse genres (Bakhtin, 1992; Bazerman, 2005). For that purpose, class observations were made in two colleges and the textbooks used in those groups were collected in order to compare the methodological proposals within the books and what is done in classroom in fact. They were analyzed focusing the speaking activities, if they have explicit or implicit the idea of discourse genre in their development and the treatment given to the oral language present in them. Also, questionnaires were applied to professors and students of the observed groups. The analysis of the data reveals that the notion of language as genre is yet insipient in the development of oral activities and there is a necessity of a variety of oral genres as object of study during the undergraduation course, once one of the only ones studied is the dialogue.en
dc.description.provenanceSubmitted by Albirene Sousa (albirene@ufpa.br) on 2011-03-29T15:52:49Z No. of bitstreams: 1 BRANCO, Ewerton Lopes PPGLetras.pdf: 465145 bytes, checksum: e58efe3858f998cd1ca461a2a5f7037d (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2011-03-29T15:52:49Z (GMT). No. of bitstreams: 1 BRANCO, Ewerton Lopes PPGLetras.pdf: 465145 bytes, checksum: e58efe3858f998cd1ca461a2a5f7037d (MD5) Previous issue date: 2008en
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Pará-
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectLíngua inglesapt_BR
dc.subjectPrática de ensinopt_BR
dc.subjectAnálise do discursopt_BR
dc.subjectEnsino superior-
dc.subjectProdução oral-
dc.titleO ensino de produção oral nos cursos de graduação em letras (inglês) de Belém-PA: uma abordagem por gêneros do discursopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.publisher.countryBrasil-
dc.publisher.departmentInstituto de Letras e Comunicação-
dc.publisher.initialsUFPA-
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA::PSICOLOGIA DO ENSINO E DA APRENDIZAGEM::ENSINO E APRENDIZAGEM NA SALA DE AULA-
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUAS ESTRANGEIRAS MODERNAS-
dc.contributor.advisor1CUNHA, José Carlos Chaves da-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3117544056791050-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8679511039616204-
dc.description.resumoEsta dissertação tem por objetivo investigar o ensino de produção oral de língua inglesa nos cursos de graduação em Letras de Belém-PA sob a perspectiva dos gêneros do discurso (Bakhtin, 1992; Bazerman, 2005). Para esse fim, foram realizadas observações de aula em turmas de duas instituições de ensino superior de Belém-Pará e foram coletados os livros didáticos utilizados nestas. Eles foram analisados focalizando-se as atividades de produção oral, verificando se elas incorporam, explícita ou implicitamente, a noção de gênero do discurso em sua formulação e o tratamento dado a linguagem oral presente nos mesmos a fim de comparar as propostas metodológicas desses manuais e o que efetivamente é realizado em sala de aula. Também foram aplicados questionários a professores e alunos das turmas observadas. A análise dos dados revela que a presença de uma concepção de língua como gênero ainda é incipiente na elaboração de atividades de oral e que há carência de uma variedade de gêneros orais como objeto de estudo durante a graduação, já que praticamente o único estudado é o diálogo didático.pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Letras-
Appears in Collections:Dissertações em Letras (Mestrado) - PPGL/ILC

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dissertacao_EnsinoProducaoOral.pdf454,24 kBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons