Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/2052
metadata.dc.type: Dissertação
Issue Date: 7-Mar-2008
metadata.dc.creator: BRANCO, Ewerton Lopes
metadata.dc.contributor.advisor1: CUNHA, José Carlos Chaves da
Title: O ensino de produção oral nos cursos de graduação em letras (inglês) de Belém-PA: uma abordagem por gêneros do discurso
Citation: BRANCO, Ewerton Lopes. O Ensino de produção oral nos cursos de graduação em letras (inglês) de Belém-PA: uma abordagem por gêneros do discurso. 2008. 121 f. Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal do Pará, Instituto de Letras e Comunicação, Belém, 2008. Programa de Pós-Graduação em Letras.
metadata.dc.description.resumo: Esta dissertação tem por objetivo investigar o ensino de produção oral de língua inglesa nos cursos de graduação em Letras de Belém-PA sob a perspectiva dos gêneros do discurso (Bakhtin, 1992; Bazerman, 2005). Para esse fim, foram realizadas observações de aula em turmas de duas instituições de ensino superior de Belém-Pará e foram coletados os livros didáticos utilizados nestas. Eles foram analisados focalizando-se as atividades de produção oral, verificando se elas incorporam, explícita ou implicitamente, a noção de gênero do discurso em sua formulação e o tratamento dado a linguagem oral presente nos mesmos a fim de comparar as propostas metodológicas desses manuais e o que efetivamente é realizado em sala de aula. Também foram aplicados questionários a professores e alunos das turmas observadas. A análise dos dados revela que a presença de uma concepção de língua como gênero ainda é incipiente na elaboração de atividades de oral e que há carência de uma variedade de gêneros orais como objeto de estudo durante a graduação, já que praticamente o único estudado é o diálogo didático.
Abstract: This dissertation aims to investigate the speaking production in English language in Letras undergraduation courses in Belém – Pa, under a perspective of discourse genres (Bakhtin, 1992; Bazerman, 2005). For that purpose, class observations were made in two colleges and the textbooks used in those groups were collected in order to compare the methodological proposals within the books and what is done in classroom in fact. They were analyzed focusing the speaking activities, if they have explicit or implicit the idea of discourse genre in their development and the treatment given to the oral language present in them. Also, questionnaires were applied to professors and students of the observed groups. The analysis of the data reveals that the notion of language as genre is yet insipient in the development of oral activities and there is a necessity of a variety of oral genres as object of study during the undergraduation course, once one of the only ones studied is the dialogue.
Keywords: Língua inglesa
Prática de ensino
Análise do discurso
Ensino superior
Produção oral
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA::PSICOLOGIA DO ENSINO E DA APRENDIZAGEM::ENSINO E APRENDIZAGEM NA SALA DE AULA
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUAS ESTRANGEIRAS MODERNAS
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal do Pará
metadata.dc.publisher.initials: UFPA
metadata.dc.publisher.department: Instituto de Letras e Comunicação
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Letras
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Appears in Collections:Dissertações em Letras (Mestrado) - PPGL/ILC

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dissertacao_EnsinoProducaoOral.pdf454,24 kBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons