Tra[D]ição e o jogo da diferença em Marajó, de Dalcídio Jurandir

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2006-10-24

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

item.page.theme

Editora(s)

Universidade Federal do Pará

Tipo de acesso

Acesso Abertoaccess-logo

Contido em

Citação

SANTOS JÚNIOR, Luiz Guilherme dos. Tra[D]ição e o jogo da diferença em Marajó, de Dalcídio Jurandir. Orientadora: Marlí Tereza Furtado. 2006. 109 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Centro de Letras e Artes, Universidade Federal do Pará, Belém, 2006. Disponível em: http://www.repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/2061. Acesso em:.

DOI

Este trabalho, que escolheu como tema a presença da tradição no romance Marajó de Dalcídio Jurandir, procura investigar como a escritura do romance citado dialoga intertextualmente com a tradição literária, mitológica e oral, sem anular o caráter social da ficção dalcidiana. Defendo a hipótese de que o jogo intertextual presente na obra não está a favor de uma exaltação das fontes ou como mera transposição de influências, mas se projeta como diferença. A base teórica do trabalho se fundamentou, sobretudo, a partir das discussões sobre “fonte” e “influência” estabelecidas pela literatura comparada nas figuras de autores como Tania Franco Carvalhal e Silviano Santiago e de algumas considerações de escritores importantes da literatura moderna como T. S. Eliot e Jorge Luis Borges, reconhecidos como os iniciadores das discussões acerca do legado da tradição, retomada pela literatura modernista. A escolha da literatura comparada possibilitou a presente leitura, uma abertura teórica em que entram em cena, na abordagem, a Psicanálise freudiana, a escritura-jogo de Roland Barthes, Júlia Kristeva e Jacques Derrida, além de outros pressupostos analíticos de pesquisadores da ficção de Dalcídio Jurandir como os professores Vicente Salles, Marli Tereza Furtado, Paulo Nunes, Audemaro Taranto Goulart e Pedro Maligo e estudiosos da tradição como Anthony Giddens, Homi Bhabha, Stuart Hall e Walter Benjamin.

Agência de Fomento

browse.metadata.ispartofseries

item.page.isbn

Fonte

item.page.dc.location.country

Citação

SANTOS JÚNIOR, Luiz Guilherme dos. Tra[D]ição e o jogo da diferença em Marajó, de Dalcídio Jurandir. Orientadora: Marlí Tereza Furtado. 2006. 109 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Centro de Letras e Artes, Universidade Federal do Pará, Belém, 2006. Disponível em: http://www.repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/2061. Acesso em:.