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dc.creatorPEREIRA, Eunice Braga-
dc.date.accessioned2011-03-30T17:29:15Z-
dc.date.available2011-03-30T17:29:15Z-
dc.date.issued2010-02-05-
dc.identifier.citationPEREIRA, Eunice Braga. O Professor avaliado em textos jornalísticos: análise da avaliatividade em reportagens de Veja e Isto é. 2010. 148 f. Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal do Pará, Instituto de Letras e Comunicação, Belém, 2010. Curso de Mestrado em Letras.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/2077-
dc.description.abstractThis dissertation aims at analyzing how teachers are evaluated in two Brazilian magazines, that is, Veja and Isto é, in editions published between 2006 and 2008. Journalistic texts are commonly considered impartial and objective. In this sense, analyzing evaluation in news magazines could not be productive. However, in this work it is demonstrated that evaluation is very important in creating certain rhetorical effects pursued by the authorial voice. The theoretical framework adopted here are Systemic Functional Linguistics (SFL) and Appraisal System. This system investigates how evaluations, direct or indirect, are created through language. Appraisal, then, refers to “the interpersonal side in language, with the subjective presence of writers/speakers in texts as they adopt stances towards both the material they present and those with whom they communicate”. The analysis demonstrated that attitudinal positions are mostly negatives. Besides, it shows that the most evaluated human participant, in the category judgment, is the Brazilian teacher. In Veja magazine this evaluation is mostly negative. In Isto é Magazine there is a slight difference between positive and negative evaluation, but evaluation towards the positive side is more frequent.-
dc.description.provenanceSubmitted by Albirene Sousa (albirene@ufpa.br) on 2011-03-30T17:29:15Z No. of bitstreams: 2 PEREIRA, Eunice Braga PPGLetras.pdf: 2056536 bytes, checksum: 5a5b8e05113017a037d6b80bdb2e43cd (MD5) license_rdf: 22876 bytes, checksum: 0a4e855daae7a181424315bc63e71991 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2011-03-30T17:29:15Z (GMT). No. of bitstreams: 2 PEREIRA, Eunice Braga PPGLetras.pdf: 2056536 bytes, checksum: 5a5b8e05113017a037d6b80bdb2e43cd (MD5) license_rdf: 22876 bytes, checksum: 0a4e855daae7a181424315bc63e71991 (MD5) Previous issue date: 2010en
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior-
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Pará-
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectLinguísticapt_BR
dc.subjectAnálise do discursopt_BR
dc.subjectProfessores-
dc.titleO professor avaliado em textos jornalísticos: análise da avaliatividade em reportagens de Veja e Isto épt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.publisher.countryBrasil-
dc.publisher.departmentInstituto de Letras e Comunicação-
dc.publisher.initialsUFPA-
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA-
dc.contributor.advisor1MACÊDO, Célia Maria Macêdo de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6785761329285276-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6827852824816432-
dc.description.resumoEste trabalho analisa como o professor é avaliado em reportagens das revistas Veja e Isto é publicadas no período compreendido entre os anos de 2006 a 2008. Aos textos jornalísticos é comumente atribuído um caráter imparcial e objetivo. Nesse sentido, a priori, a avaliação não seria um recurso produtivo de se analisar, de modo particular em reportagens, escritas para ser um relato fidedigno dos fatos. Porém, conforme é demonstrado neste trabalho, a dimensão avaliativa da linguagem desempenha um papel importante na criação do efeito retórico pretendido pela voz autoral. Nesta pesquisa, o referencial teórico é composto pelo sistema de avaliatividade proposto por Martin (1999) e Martin & White (2005), o qual tem sua origem na Linguística Sistêmico-Funcional de Halliday (1989, 1994) e Halliday & Matthiessen (2004). Utilizando esse sistema é possível investigar as avaliações feitas por meio da língua, que podem estar explícitas ou implícitas nos textos. A avaliatividade refere-se, portanto, “... ao lado interpessoal na linguagem, à presença subjetiva dos escritores/falantes nos textos, na medida em que eles adotam posições com relação ao material que eles apresentam e àqueles com quem eles se comunicam” (Martin & White, 2005, p.1). As análises e reflexões desenvolvidas nesta pesquisa mostram que a apreciação é o recurso avaliativo mais utilizado nos textos analisados. Contudo, no que diz respeito aos comportamentos humanos sob avaliação, o professor é o participante sobre quem mais julgamentos são realizados. Em Veja a maioria desses julgamentos é negativa. Em Isto é há uma pequena diferença entre o número percentual de realizações positivas e negativas, havendo uma leve inclinação para o polo positivo. A catalogação das avaliações atitudinais afetivas e apreciativas mostra que o entorno do co-texto é também um ambiente negativo proporcionado pelas avaliações por meio do afeto e da apreciação.pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Letras-
Aparece nas coleções:Dissertações em Letras (Mestrado) - PPGL/ILC

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