Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/2108
metadata.dc.type: | Dissertação |
Issue Date: | 31-Aug-2007 |
metadata.dc.creator: | PASTANA, Maria do Perpétuo Socorro Dias |
metadata.dc.contributor.advisor1: | SANTOS, Sandoval Nonato Gomes |
Title: | Leitura e produção do gênero "carta de leitor": os desafios de uma proposta de ensino |
Citation: | PASTANA, Maria do Perpétuo Socorro Dias. Leitura e produção do gênero "carta de leitor": os desafios de uma proposta de ensino. 2007. 122 f. Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal do Pará, Centro de Letras e Artes, Belém, 2007. Programa de Pós-Graduação em Letras. |
metadata.dc.description.resumo: | O propósito deste estudo é descrever e analisar uma intervenção didática em torno do gênero Carta de Leitor com alunos de uma turma da segunda série do Ensino Médio de uma escola pública da rede federal de ensino, de Belém, no estado do Pará. Trata-se de compreender os efeitos dessa intervenção nos modos de recepção-produção do gênero pelos alunos. O foco no de apropriação do gênero pelos alunos implicou compreender, complementarmente, os efeitos da intervenção na reflexão sobre a prática docente, pela professora-pesquisadora. Esse objetivo central foi contemplado, em grande parte, pela opção que fizemos pela pesquisa-ação, o que permitiu conjugar a prática investigativa à prática didática, no processo de co-construção de. Inscrito nos estudos aplicados que se voltam para o ensino-aprendizagem de língua, o estudo recorre a duas referências teóricas: as contribuições advindas do dialogismo bakhtiniano e as contribuições dos estudos sobre os gêneros como objetos de ensino. Essas direcionaram tanto o processo de implementação das atividades didáticas em que foram gerados os dados, quanto a descrição e análise desse processo, tomando como corpus central as produções escritas dos discentes. A descrição e análise dos dados permitem refletir o funcionamento da linguagem em uma situação particular, questão-chave para os estudos de gênero segundo uma concepção sociointeracionista de linguagem. Do ponto de vista aplicado, possibilita refletir sobre o problema de como a modelização didática dos objetos de saber pode atuar no processo de letramento dos alunos, levando-se em conta suas necessidades e possibilidades de aprendizagem, além, principalmente, da finalidade da escola de formação desses alunos para que se posicionem de modo cidadão nas práticas sociais em que estão/estarão envolvidos. |
Abstract: | This study aims to describe and to analyze a didactic intervention about Reader’s Letter genre in a 2nd grade of a public High School in Belém, Pará. It intends to understand the intervention effects in the ways the students internalize and use this genre. The focus on the process of this genre internalization implies the comprehension of the intervention effects at the teacher’s practice by the researcher. This central goal was accomplished most because action research was chosen as methodology, and it helped to combine investigative practice and didactic work, in a process of mutual construction. This study – which is a first language applied study – is based in two great theories: Bakhtin’s dialogism and genre as objects of teaching. These references pointed the didactic activities implementation process in which the data were created and collected as well as this process description and analysis, and the main corpus was the learner’s written production. The data description and analysis allowed some reflection about the language functioning in a particular situation, fundamental issue to the genre studies according to a socio-cultural point of view. From the applied side, it permits to reflect on how the didactic modeling of learning objects can act on the learners’ literacy process, take on consideration their learning needs and possibilities, besides, mainly, the school purpose of giving the students ways to interact as citizens in social practices in which they will be or already are involved. |
Keywords: | Língua portuguesa Leitura Didática Produção de texto Ensino |
metadata.dc.subject.cnpq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
Publisher: | Universidade Federal do Pará |
metadata.dc.publisher.initials: | UFPA |
metadata.dc.publisher.department: | Instituto de Letras e Comunicação |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de Pós-Graduação em Letras |
metadata.dc.rights: | Acesso Aberto |
Appears in Collections: | Dissertações em Letras (Mestrado) - PPGL/ILC |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Dissertacao_LeituraProducaoGenero.pdf | 462,63 kB | Adobe PDF | View/Open |
This item is licensed under a Creative Commons License